Normas de Cabeamento Estruturado

  • ABNT NBR 6814:1986 Versão Corrigida:2001

    Fios e cabos elétricos - Ensaio de resistência elétrica.
    Objetivo: Esta Norma prescreve o método de medição da resistência elétrica do condutor em corrente contínua, para fios e cabos elétricos.
  • ABNT NBR 13989:1997

    Cabo óptico subterrâneo - Determinação do desempenho, quando submetido ao ensaio de coeficiente de atrito estático - Método de ensaio
    Objetivo: Esta Norma prescreve a metodologia de determinação do desempenho do cabo óptico subterrâneo, quando submetido ao ensaio de determinação do coeficiente de atrito estático, pelo método da rampa.
  • ABNT NBR 13990:1997

    Cabo óptico subterrâneo - Determinação do desempenho, quando submetido à vibração - Método de ensaio
    Objetivo: Esta Norma prescreve a metodologia de determinação do desempenho do cabo subterrâneo, quando submetido ao ensaio de vibração.
  • ABNT NBR 14159:1998

    Cabo óptico com núcleo geleado protegido por capa APL - Especificação
    Objetivo: Esta Norma fixa as condições mínimas exigíveis na fabricação dos cabos ópticos com núcleo geleado protegido por capa APL.
  • ABNT NBR 14161:1998

    Cabo óptico dielétrico de emergência - Especificação
    Objetivo: Esta Norma fixa as condições mínimas exigíveis na fabricação dos cabos ópticos dielétricos de emergência.
  • ABNT NBR 14433:2000

    Conectores montados em cordões ou cabos de fibras ópticas e adaptadores - Especificação
    Objetivo: Esta Norma fixa as condições mínimas exigíveis para conectores montados em cordões ou cabos de fibras ópticas e adaptadores.
  • ABNT NBR 14584:2000

    Cabo óptico com proteção metálica para instalações subterrâneas - Verificação da suscetibilidade a danos provocados por descarga atmosférica - Método de ensaio
    Objetivo: Esta Norma prescreve o procedimento para a verificação dos efeitos provocados por uma descarga atmosférica em cabos ópticos com proteção metálica, quando em instalações subterrâneas.
  • ABNT NBR 14589:2000

    Cabo óptico com proteção metálica para instalações subterrâneas - Determinação da capacidade de drenagem de corrente - Método de ensaio
    Objetivo: Esta Norma prescreve o método de ensaio para determinação da capacidade de drenagem de corrente do cabo óptico com proteção metálica para instalações subterrâneas.
  • IEC 60512-25-1 Ed. 1.0 b

    Conectores para equipamentos eletrônicos - Testes e medições - Parte 25-1: Teste 25a - Relação de diafonia.
    Objetivo: Descreve os procedimentos de teste para medir a magnitude do acoplamento elétrico e magnético entre as linhas acionadas e silenciosas de um conjunto de interconexão. São descritos métodos de domínio de tempo e de domínio de frequência para transmissão diferencial e de extremidade única.
  • IEC 60512-25-4 Ed. 1.0 b

    Conectores para equipamentos eletrônicos - Testes e medições - Parte 25-4: Teste 25d - Atraso de propagação.
    Objetivo: Descreve um método para medir o tempo que leva para um sinal digital se propagar de um ponto especificado a um segundo ponto especificado.
  • IEC 60512-2-1 Ed. 1.0 b

    Conectores para equipamentos eletrônicos - Testes e medições - Parte 2-1: Testes de continuidade elétrica e resistência de contato - Teste 2a: Resistência de contato - Método do nível de Milivolt.
    Objetivo: Define um método de teste padrão para medir a resistência elétrica em um par de contatos acoplados ou um contato com um medidor. As medições podem ser realizadas com corrente contínua ou corrente alternada.
  • IEC 60512-3-1 Ed. 1.0 b

    Conectores para equipamentos eletrônicos - Testes e medições - Parte 3-1: Testes de isolamento - Teste 3a: Resistência de isolamento.
    Objetivo: Define um método de teste padrão para avaliar a resistência de isolamento de componentes eletromecânicos (essencialmente conectores).
  • IEC 60512-5-2 Ed. 1.0 b

    Conectores para equipamentos eletrônicos - Testes e medições - Parte 5-2: Testes de capacidade de condução de corrente - Teste 5b: Redução da temperatura da corrente.
    Objetivo: Detalha um método de teste padrão para avaliar a capacidade de transporte de corrente de componentes eletromecânicos (essencialmente conectores) em temperatura ambiente elevada.
  • ISO/IEC 14763-2:2012

    Tecnologia da informação - Implementação e operação de cabeamento nas instalações do cliente - Parte 2: Planejamento e instalação.
    Objetivo: ISO / IEC 14763-2: 2012 (E) especifica os requisitos para o planejamento, instalação e operação de cabeamento e infra-estruturas de cabeamento (incluindo cabeamento, caminhos, espaços, aterramento e ligação) em apoio aos padrões genéricos de cabeamento e documentos associados.
  • IEC 60512-25-2 Ed. 1.0 b

    Conectores para equipamentos eletrônicos - Testes e medições - Parte 25-2: Teste 25b - Atenuação (perda de inserção).
    Objetivo: Descreve uma frequência e um método no domínio do tempo para medir a atenuação / perda de inserção em função da frequência. É aplicável a conectores elétricos, tomadas, conjuntos de cabos ou sistemas de interconexão.
  • IEC 60512-4-1 Ed. 1.0 b

    Conectores para equipamentos eletrônicos - Testes e medições - Parte 4-1: Testes de estresse de tensão - Teste 4a: Prova de tensão.
    Objetivo: Define um método de teste padrão para determinar a capacidade de um componente de suportar tensões de teste especificadas aplicadas de uma maneira especificada.
  • IEC 60825-12 Ed. 1.0 b

    Segurança de produtos a laser - Parte 12: Segurança de sistemas de comunicação óptica de espaço livre usados para transmissão de informações.
    Objetivo: Esta parte da IEC 60825 fornece requisitos e orientações específicas para a fabricação e uso seguro de produtos e sistemas a laser usados para transmissão de dados ópticos ponto a ponto ou ponto a multiponto em espaço livre. Este padrão trata apenas da parte de viga aberta do sistema.
  • ABNT NBR 14566:2004

    Cabo óptico dielétrico para aplicação subterrânea em duto e aérea espinado.
    Objetivo: Esta Norma especifica os requisitos mínimos exigíveis na fabricação dos cabos ópticos dielétricos, para aplicação subterrânea em duto e aérea espinados.
  • ABNT NBR 15108:2004

    Cabo óptico com núcleo dielétrico e proteção metálica para aplicação em linhas de dutos
    Objetivo: Esta Norma especifica os requisitos mínimos exigíveis na fabricação dos cabos ópticos com núcleo dielétrico e proteção metálica, para instalações subterrâneas.
  • IEC 60512-25-5 Ed. 1.0 b

    Conectores para equipamentos eletrônicos - Testes e medições - Parte 25-5: Teste 25e - Perda de retorno.
    Objetivo: É aplicável a conectores elétricos, tomadas, conjuntos de cabos ou sistemas de interconexão. Descreve uma frequência e um método no domínio do tempo para medir a perda de retorno em função da frequência.
  • ABNT NBR 15110:2004

    Cabo óptico com núcleo dielétrico e proteção metálica para aplicação enterrada.
    Objetivo: Esta Norma especifica os requisitos mínimos exigíveis na fabricação dos cabos ópticos com núcleo dielétrico e proteção metálica, para instalações subterrâneas.
  • ABNT NBR 5410:2004 Versão Corrigida:2008

    Instalações elétricas de baixa tensão.
    Objetivo: Esta Norma estabelece as condições a que devem satisfazer as instalações elétricas de baixa tensão, a fim de garantir a segurança de pessoas e animais, o funcionamento adequado da instalação e a conservação dos bens.
  • ABNT NBR 5419:2005

    Proteção de estruturas contra descargas atmosféricas.
    Objetivo:Esta Norma fixa as condições de projeto,instalação e manutenção de sistemas de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA),para proteger as edificações e estruturas definidas em 1.2 contra a incidência direta dos raios.A proteção se aplica também contra a incidência direta dos raios sobre os equipamentos e pessoas que se encontrem no interior destas edificações e estruturas ou no interior da proteção impostas pelo SPDA instalado.
  • ABNT NBR 14103:2005

    Cabo óptico dielétrico para aplicação enterrada
    Objetivo: Esta Norma especifica os requisitos mínimos exigíveis para a fabricação dos cabos ópticos dielétricos subterrâneos.
  • ABNT NBR 14160:2005

    Cabo óptico aéreo dielétrico auto-sustentado
    Objetivo:Esta Norma especifica os requisitos mínimos exigíveis para a fabricação dos cabos ópticos aéreos dielétricos auto-sustentados.
  • ABNT NBR 14703:2005

    Cabos de telemática de 100 ohms para redes internas estruturadas - Especificação
    Objetivo: Esta Norma especifica os requisitos mínimos exigíveis para fabricação dos cabos de telemática com impedância de 100 Ohms.
  • ISO/IEC 14763-3:2006

    Tecnologia da informação - Implementação e operação de cabeamento nas instalações do cliente - Parte 3: Teste de cabeamento de fibra óptica.
    Objetivo: ISO / IEC 14763-3: 2006 detalha sistemas e métodos para inspecionar e testar cabos de fibra ótica projetados de acordo com ISO / IEC 11801 ou padrões equivalentes e instalados de acordo com recomendações de ISO / IEC 14763-2.
  • ISO/IEC 24702 Ed. 1.0 en

    Tecnologia da informação - Cabeamento genérico - Instalações industriais.
    Objetivo: No campo do cabeamento nas instalações do cliente, esta Norma especifica uma ampla gama de serviços de comunicação, incluindo automação, controle de processos e aplicações de monitoramento para uso em instalações industriais. Esta norma internacional complementa os requisitos da ISO / IEC 11801.
  • ABNT NBR 14772:2006

    Cabo óptico de terminação - Especificação
    Objetivo: Esta Norma especifica os requisitos mínimos exigíveis para a fabricação dos cabos ópticos de terminação.
  • ABNT NBR 14771:2007

    Cabo óptico interno - Especificação
    Objetivo: Esta Norma especifica os requisitos mínimos exigíveis para a fabricação dos cabos ópticos internos.
  • IEC 60793-2-50 Ed. 3.0 b

    Fibras ópticas - Parte 2-50: Especificações do produto - Especificação seccional para fibras monomodo classe B.
    Objetivo: IEC 60793-2-50: 2008 é aplicável aos tipos de fibra óptica B1.1, B1.2, B1.3 e categorias B2, B4, B5 e B6. Um mapa ilustrando a conexão das designações IEC às designações ITU-T é mostrado no Anexo I. Essas fibras são usadas ou podem ser incorporadas em equipamentos de transmissão de informações e cabos de fibra óptica.
  • IEC 60603-7 Ed. 3.0 b

    Conectores para equipamentos eletrônicos - Parte 7: Especificação detalhada para conectores de 8 vias, não blindados, livres e fixos.
    Objetivo: A IEC 60603-7: 2008 cobre conectores fixos e livres sem blindagem de 8 vias e se destina a especificar as dimensões comuns, características mecânicas, elétricas e ambientais e testes para a família de conectores IEC 60603-7-x. Esses conectores são intercambiáveis e interoperáveis com outros conectores da série IEC 60603-7.
  • ABNT NBR 14774:2009

    Cabo óptico dielétrico protegido contra ataque de roedores para aplicação enterrada - Especificação
    Objetivo: Esta Norma estabelece os requisitos mínimos exigíveis para a fabricação dos cabos ópticos dielétricos protegidos contra o ataque de roedores. Estes cabos são indicados preferencialmente para instalações subterrâneas em aplicação enterrada.
  • ABNT NBR 9130:2009

    Fios e cabos telefônicos - Ensaio de desequilíbrio resistivo.
    Objetivo: Esta Norma estabelece o método de ensaio de desequilíbrio resistivo em corrente contínua em fios e cabos para telecomunicações em geral, constituídos por pares, ternas ou quadras.
  • ABNT NBR 14773:2009

    Cabo óptico dielétrico protegido contra ataque de roedores para aplicação em linhas de dutos - Especificação
    Objetivo: Esta Norma estabelece os requisitos mínimos exigíveis para a fabricação de cabos ópticos dielétricos protegidos contra o ataque de roedores. Estes cabos são indicados preferencialmente para instalação subterrânea aplicada em linhas de dutos e em instalações aéreas, espinados junto ao mensageiro.
  • ABNT NBR 9131:2011

    Cabos para telecomunicações — Ensaio de diafonia.
    Objetivo: Esta Norma prescreve o método de ensaio de resíduo de telediafonia e da atenuação de paradiafonia em cabos para telecomunicações em geral, constituídos por pares, ternas ou quadras.
  • ABNT NBR 9133:2011

    Cabos para telecomunicações — Atenuação do sinal de transmissão — Método de ensaio.
    Objetivo: Esta Norma prescreve o método de ensaio de atenuação do sinal de transmissão em cabos para telecomunicações.
  • ABNT NBR 14565: 2013

    Cabeamento estruturado para edifícios comerciais e data centers.
    Objetivo: Esta Norma especifica um sistema de cabeamento estruturado para uso nas dependências de um único ou um conjunto de edifícios comerciais em um campus, bem como para a infraestrutura de cabeamento estruturado de data centers. Ela cobre os cabeamentos metálico e óptico.
  • ABNT NBR 14565:2019

    Cabeamento estruturado para edifícios comerciais.
    Objetivo: Esta Norma estabelece requisitos para um sistema de cabeamento estruturado para uso nas depen­dências de um único edifício ou de um conjunto de edifícios comerciais em um campus.
  • ABNT NBR 16665:2019

    Cabeamento estruturado para data centers.
    Objetivo: Esta Norma especifica um sistema de cabeamento estruturado para data centers e se aplica aos cabeamentos metálico e óptico utilizando como referência a ISO/IEC 24764.