• PRIMEIRO ANÚNCIO OFERTANDO A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

    A Gazeta de Boston publicou seu primeiro anúncio, no qual o taquígrafo Cauleb Phillips oferece um curso de taquigrafia semanalmente para quem desejar faze-lo.
  • MUDANÇA DE ENDEREÇO

    O Periodico número 30 do sueco Lunds Weckoblad comunica a mudança de endereço, para aqueles que estudam "Composição" por correspondência.
  • FUNDAÇÃO DA PHONOGRAPHIC CORRESPONDENCE SOCIETY

    Um sistema de ensino de taquigra a com base em fichas e intercâmbio postal com os alunos é criado pelo inglês Sir Isaac Pitman (1813- 1897); no qual fundou a PHONOGRAPHIC CORRESPONDENCE SOCIETY, encarregada de corrigir os exercícios dos alunos.
  • ENSINO DE FRANCÊS POR CORRESPONDÊNCIA

    Em Berlim, a Sociedade de Línguas Modernas patrocina os professores Charles Toussain e Gustav Laugenschied para que se dediquem ao ensino de francês por correspondência.
  • CERTIFICADOS AO ENSINO POR CORRESPONDÊNCIA

    A Universidade de Londres passa a disponibilizar certificados a alunos externos que recebem o ensino por correspondência. Podemos perceber a valorização para aquelas pessoas que estudavam a distância.
  • SOCIEDADE PARA A PROMOÇÃO DO ESTUDO EM CASA

    Surge em Bostan, EUA, a SOCIEDADE PARA A PROMOÇÃO DO ESTUDO EM CASA, devido a grande distância e necessidade. Hoje sabemos que o estudo a distância é adotado pelas famílias comouma outra opção de estudo através dos computadores e a internet.
  • UNIVERSIDADE POR CORRESPONDÊNCIA

    Começa a funcionar, em Ithaca, no Estado de Nova Iorque, EUA, a Universidade por Correpondência. O reitor da Universidade de Chicago, William R. Harper, cria uma Divisão de Ensino por Correspondência no Departamento de Extensão daquela Universidade. Nesse mesmo período, são criadas as Escolas Internacionais por Correspondência, nos Estados Unidos da América.
  • ESCOLA LIVRE DE ENGENHEIROS

    Julio C. Baviera abre, em Valência, na Espanha, a Escola Livre de Engenheiros. As Escolas Calvert de Baltimore, EUA, no mesmo ano, criam um Departamento de Formação em Casa, para acolher crianças de escolas primárias sob a orientação dos pais. Tem-se como marco histórico a implantação das "Escolas Internacionais" em 1904. O Jornal do Brasil, em 1891, anunciou profissionalização por correspondência, curso de datilógrafo.
  • MATERIAL DE EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA

    Professores que atuam no "curso primário", em regiões rurais, começam a receber material de educação secundária pelo correio, em Vitória, Austrália.
  • EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

    Na Noruega, é fundada a Norst Correspondanseskole e, na Alemanha, a Fernschule Jena. Em 1920, na antiga URSS, implanta-se também este sistema de educação a distância por correspondência.
  • ENSINO A DISTÂNCIA APÓS A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

    Com o final da PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL, surgem novas iniciativas de ensino a distância em virtude de um considerável aumento da demanda social por educação.
  • A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM TODOS OS LUGARES

    A New Zeland Correspondence Scholl começa suas atividades com a intenção inicial de atender a crianças isoladas ou com dificuldade de frequentar as aulas convencionais. A partir de 1928, atende também a alunos do ensino secundário. No Brasil, em 1923 ocorre a criação da Fundação da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, por um grupo liderado por Henrique Morize e Roquete Pinto, iniciando a educação pela rádio. Em 1936, a Fundação é doada ao Ministério da Educação e Saúde.
  • CURSOS A DISTÂNCIA VIA RÁDIO

    A Britsh Broadcasting Coporation (BBC) de Londres, oferece cursos a distância para a educação de adultos por meio do rádio.
  • AULAS PROFISSIONALIZANTES

    O Instituto Monitor inicia suas atividades. Criada em 1939 para a oferta de aulas profissionalizantes na modalidade de ensino por correspondência. Os primeiros cursos oferecidos relacionavam-se à eletrônica e à formação de radiotécnicos. Atualmente, passou a oferecer vídeoaulas e a apresentar seus cursos pela internet.
  • RADIO SORBONNE

    Por meio da Radio Sorbonne são transmitidas aulas de quase todas as matérias literárias da Faculdade de Letras e Ciências Humanas de Paris. Hoje, "Radio-Sorbonne" é o nome dado a um site da Internet, a partir do qual podemos ouvir gratuitamente aulas proferidas ppor professores de cursos de Letras.
  • CONFERÊNCIA INTERNACIONAL

    No Canadá, na cidade de Victória, realiza-se a Primeira Conferência Internacional sobre a Educação por Correspondência.
  • NOVAS PERSPECTIVAS

    Surge o Centro Nacional de Teleducação na França (CNTE), DESTINADO AO ENSINO POR CORRESPONDÊNCIA. Nesse período, os avanços técnicos possibilitam outras perspectivas: o rádio e o vídeocassete começam a ganhar espaço como veiculadores dos conteúdos dos cursos a distância.
  • FORMAÇÃO PROFISSIONAL

    No Brasil, surge o Instituto Universal Brasileiro objetivando a formação profissional de nível elementar e médio. Seu forte são os cursos supletivos. O Instituto ainda opta por transmitir suas aulas por apostilas enviadas pelo correio. O motivo é o perfil do público atendido.
  • UNIVERSIDADE A DISTÂNCIA NA ÁFRICA

    A Universidade de Sudafrica (UNISA) começa a ensinar por correspondência. Atualmente é a unica Universidade a distância na África que se dedica a desenvolver cursos a distância, atingindo diversos países. Em 1973, o SENAC inicia cursos por correspondência, seguindo o modelo da Universidade de Wisconsin/USA.
  • EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PELA TELEVISÃO

    É fundado o Beijing Television College, na China, que oferece educação a distância pela televisão até ter suas atividades encerradas durante a Revolução Cultural, em 1966. No Brasil, tem início a ação sistematizada do Governo Federal na modalidade de EAD. O Movimento de Educação de Base foi um marco na EAD não-formal no Brasil.
  • BACHARELADO RADIOFÔNICO

    Inicia na Espanha uma experiência de Bacharelado Radiofônico, que dá origem ao Centro Nacional de Ensino Médio por Rádio e Televisão, transformado em 1968 no Instituto Nacional de Ensino Médio a Distância (INEMAD).
  • EMISSORAS DE TELEVISÃO EDUCATIVA

    Início dos trabalhos da Comissão para Estudos e Planejamento da Radiodifusão Educativa no Brasil, funcionando várias emissoras de televisão educativa.
  • ATIVIDADES EDUCATIVAS E CULTURAIS

    É criada a Fundação Padre Anchieta, com o objetvo de promover atividades educativas e culturais por meio do rádio e da televisão em 1969. É constituída a Fundação Educacional Padre Landell de Moura (FEPLAM), instiuição privada sem fins lucrativos, que passa a promover a educação de adultos por meio da teleducação.
  • EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA

    É criada a British Open University, instituição verdadeiramente pioneira no que hoje se entende como educação superior a distância. Organiza-se a partir de centrais de atendimento distribuídas em 12 cidades na Inglaterra. Os cursos são oferecidos em módulos, e os exames escritos são realizados presencialmente em um dos 18 centros de atendimento disribuídos pelo país. Os materiais dos cursos são entregues pelo correio.
  • PROGRAMAÇÃO EDUCATIVA

    É instituída, no Brasil, que as emissoras comerciais de rádio e televisão tem a obrigatoriedade de transmitir, gratuitamente, cinco horas semanais de 30 minutos diários de programação educativa, visando a educação de adultos. O mais conhecido deles é o Projeto Minerva.
  • ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE TELEDUCAÇÃO

    É criada a ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE TELEDUCAÇÃO. Atualmente chamada de Associação Brasileira de Tecnologia Educacional, responsável pela realização dos Seminários Brasileiros de Teleducação. Foi pioneira na oferta de cursos a distância, por meio de correspondência, destinados à capacitação de professores.
  • NOVA UNIVERSIDADE

    A segunda universidade criada dentro deste mesmo modelo é a Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED), localizada em Madri, na Espanha. O Centro de Ensino Técnico de Brasília (CETB) é criado com a finalidade de formar e instruir recursos humanos, desenvolvendo programas e projetos para crianças, jovens e adultos, atendendo tanto em zonas urbanas como rurais. Realiza o planejamento de cursos na modalidade a distância para capacitação dos empregados da Petrobrás e para o projeto Logus i
  • CURSOS DIVERSOS

    Surge a Universidade Aberta de Israel, com cerca de 400 cursos em diferentes áreas.
  • ENSINO UNIVERSITÁRIO

    É criada a Fernuniversitat, na Alemanha, dedicada exclusivamente ao ensino universitário.
  • TELECURSO 2º GRAU

    É lançado o Telecurso 2º Grau, oferecido pela Fundação Padre Anchieta e pela Fundação Roberto Marinho comprogramas televisivos apoiados em fascículos impressos, com o objetivo de preparar o telealuno para os exames supletivos. Em 1979 é implementado, o Programa Pós-graduação Tutorial a Distância, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Ensino Superior (CAPES) do MEC e adminisrado pela Associação Brasileira de Tecnologi Educacional, com objetivo de capacitar professores.
  • INSTITUTO PORTUGUÊS DE ENSINO A DISTÂNCIA

    Criado o INSTITUTO PORTUGUÊS DE ENSINO A DISTÂNCIA, com o objetivo de oferecer cursos superiores para a população distante das instituições de ensino presencial e qualificar o professorado.
  • CRIAÇÃO DA TV EDUCATIVA

    CRIAÇÃO DA TV EDUCATIVA do Mato Grosso do Sul. Ínicio do "Projeto Ipê", projeto de ensino a distância em 1984 para produção e distribuição de cursos de atualização de professores de 1º e 2º grau por meio de programas na TV Cultura.
  • PROGRAMA DE ATUALIZAÇÃO DE DOCENTES

    A Fundação Roquete Pinto e algumas Secretarias implantam o Programa de Atualização de Docentes, com conteúdos destinados aos professores das quatro séries iniciais do Ensino Fundamental e aos alunos dos cursos de formação de professores. Utiliza diferentes mídias - TV, Internet, fax, telefone e material impresso - no debate de questões relacionadas à prática pedagógica.
  • PROJETO PARA CURSO DE LICENCIATURA

    O Núcleo de Educação a Distância do Instituto de Educação da Universidade Federal do Mato Grosso e parcerias, desenvolvem projeto para um curso de Licenciatura Plena em Educação Básica: 1º a 4º séries do 1º Grau, na modalidade a distância. O curso inicia em 1995.
  • LEI DE DIRETRIZES E BASES

    A Lei de Diretrizes e Bases Nacionais nº 9394, de 1996, formatiza, em nível federal, a educação a distância através de computadores, internet e os sistemas de videoconferência para a oferta de tais cursos.
  • UNIVERSIDADE VIRTUAL PÚBLICA DO BRASIL

    É criada a UNIVERSIDADE VIRTUAL PÚBLICA DO BRASIL (UniRede), um consórcio de 70 instituições públicas de ensino superior que tem por objetivo democratizar o acesso à educação de qualidade por meio da oferta de cursos a distância. Todos os cursos que as interantes da UniRede ministram são de licenciatura: em Matemática, Biologia, Química, entre outras, e principalmente em Pedagoia. Com a difusão da rede WWW, o ensino a distância ganhou destaque incorporando computadores (internet).
  • CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

    O Centro de Educação a distância da Universidade de Brasília (UnB) é credenciado para oferecer cursos de graduação e pós-graduação lato sensu a distância.
  • MEC

    Por meio de Edital, o MEC convoca instituições públicas a comunitárias, devidamente qualificadas, a manifestarem interesse em participar do Programa de Formação inicial para Professores em Exercício no Ensino Fundamental e no Ensino Médio (Pró-Licenciatura) a distância para os professores em exercício na rede pública que não possuem a titulação legalmente exigida para a função.
  • MODALIDADE A DISTÂNCIA

    É crescente, no Brasil, o número de cursos oferecidos na modalidade a distância e os alunos envolvidos.