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1549
Chegada dos padres da Companhia de Jesus em 1549 no Brasil.
A utilização da música como meio de catequisar os índios. -
Period: 1549 to
Linha do Tempo sobre a Música e seu ensino do Brasil Colônia até a Primeira Metade do Século XX.
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Period: 1549 to
A música nos séculos XVI e XVII
- Surgimento da Sonata em Lá M - Domenico Zipoli.
- Desenvolvimento da música do sul do país.
- Fabricação de instrumentos musicais.
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Brasil Setecentista
-O Brasil do Século XVIII, produziu –se riquezas difíceis de serem mensuradas por falta de dados precisos.
-Destaque de Pernambuco pela sua economia.
-Luís Álvares Pinto, compositor, mestre-de-capela: primeiro grande nome do ensino de música no Brasil. -
"Escola do Canto de Órgão" (1759-1760)
- Pe. Caetano de Melo Jesus: destacou-se pelo uso do solfejo Heptacordal na obra: "A Escola do Canto de Órgão" (1759-1760).
- Ensino da música usando Modelo Aretino de Solmização através do importante Pe. Caetano e L.A. Pinto. Elaborado por Guido Arezzo, que se baseava no Hexacorde.
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“Herói, egrégio, douto, peregrino” - A Primeira Cantada
-Padres transformam Sé de Salvador em centro de estudos e um dos maiores centros de produção de música Sacra do Brasil.
- Período é destacado pela beleza estética do Barroco. -
José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita
- Mulato de origem humilde, do qual chegaram até os nossos dia apenas 90 composições de um total estimado de mais de 500 obras.
- Compositor e mestre-de-capela e também professor. -O mais expressivo representante da música colonial mineira.
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José Maurício Nunes Garcia
- Os últimos anos do Séc. XVIII, é marcado pelo nascimento de José Maurício Nunes Garcia, que se tornaria um dos nomes mais significativos da música brasileira de todos os tempos e foi, com certeza, o maior compositor do século XIX
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Chegada da Família Real ao Brasil.
- Março de 1808: Família Real instala-se no Rio de Janeiro, trazendo mudanças nos parâmetros estéticos brasileiros e transformando radicalmente a vida musical.
- Além do Padre José Maurício, a música contou com a presença de Marcos Portugal que era compositor da corte e Mestre de Música dos Infantes, e com Sigismund von Neukomm compositor austríaco radicado no Brasil.
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Imperial Conservatório de Música
- Criação em 1841 do Imperial Conservatório de Música por decreto imperial, o fato mais expressivo ocorrido no século XIX.
- O conservatório: foi um pedido de Francisco Manuel da Silva ao Imperador Dom Pedro I. -Outras instituições de ensino musical criadas no século XIX foram: Conservatório Carlos Gomes em Belém do Pará fundado em 1895 e Instituto de Música da Bahia fundado em 1897.
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Música do Século XX
- Nos primeiros anos do século desponta no cenário musical brasileiro a figura do compositor Heitor Villa-Lobos, artista ligado ao movimento modernista brasileiro Villa foi um vanguardista em todos os aspectos. Obras de Heitor Villa-Lobos trazem a marca dos estilos europeus que ele logo iria repudiar.
- Transitou por vários estilos e gêneros, além de participar ativamente das propostas de um ensino de música de qualidade.
- Foi casado com a pianista Lucília Guimarães.
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Villa-Lobos: Diretor do Ensino Artístico
- Convidado pelo educador Anísio Teixeira , que era Superintendente do Ensino Público do Distrito Federal, Villa Lobos assume o cargo de diretor do ensino artístico da Prefeitura do Distrito Federal.
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SEMA - Superintendência de Educação Musical e Artística
- No início de 1932 Villa-Lobos recebeu a incumbência de criar e dirigir a SEMA-Superintendência de Educação Musical e Artística, que tinha como missão institucional realizar a orientação, o planejamento e o desenvolvimento do estudo da música nas escolas em todos os níveis, conjugando disciplina, civismo e educação artística.
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Escola Nacional de Música
- Imperial Conservatório de Música dar lugar ao Instituto Nacional de Música (1890), após a Proclamação da Republica.
- Década de 30 do século XX, o Instituto muda de nome mais uma vez passando a chama-se Escola Nacional de Música.
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Conservatório Nacional de Canto Orfeônico
- O Plano Geral de Orientação da SEMA era especialmente voltado para a formação de professores com os cursos de: Declamação rítmica e califonia, Preparação ao ensino do canto orfeônico, música e canto orfeônico e Prática do canto orfeônico.
- Se tornou obrigatório em todo país, necessário aprimorar e formar professores para a prática, com isso em 1942 foi criado o Conservatório Nacional de canto Orfeônico (CNCO) que tinha a missão de formar professores de todo o país para ministrar a disciplina.
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Canto Orfeônico
- Em 1961 o Canto Orfeônico foi substituído na grade curricular da Educação Básica, mas a influência do trabalho de Villa-Lobos ainda era evidente.
- Alguns aspectos acerca da atividade educativo-musical do maestro Heitor Villa-Lobos: ele concebeu a ideia da prática do canto orfeônico como a principal ferramenta para a musicalização.