4b3e21c685966ad82ce3d83aef2c0e98

Ferramentas importantes, para evolução cartográfica

  • 3500 BCE

    Relógio solar

    Relógio solar
    Os antigos egípcios fizeram os primeiros relógios de sol, do qual eram simples bastões ou pilares que projetavam uma sombra no chão, esse instrumento foi importante para cartografia visto que ele permitia a visualização das horas e do tempo por meio da incidência solar.
  • 250 BCE

    Rosa dos ventos

    Rosa dos ventos
    Sua criação foi atribuída a Aristóteles, os 12 ventos do estudioso grego incluíam Bóreas e Notus, Apeliotes e Zéfiro, e 2 ventos entre cada par adjacente. As 12 direções foram ordenadas numa rosa dos ventos, que servia basicamente para auxiliar na localização relativa, isto é, como um ponto posiciona-se em relação a outro. Ela também serve de referência para localização absoluta em mapas e cartas. Logo é um instrumento utilizado no estudo da cartografia até os dias de hoje.
  • 200 BCE

    Esfera armilar

    Esfera armilar
    Acredita-se que foi inventado pelos grego Eratóstene, para entender como o firmamento e as estrelas se moviam por volta da terra. Sua esfera tinha uma bola no centro que representava a Terra e quatro anéis (armilas) sobrepostos em volta.
  • 120 BCE

    Astrolábio

    Astrolábio
    O exemplar mais antigo foi projetado pelo astrônomo Nastulus, no ano de 927, em Bagdá.
    Os astrolábios também são uma boa fonte de consulta sobre nomenclatura estelar árabe. Sendo assim, muito usado para medir a altura dos astros acima do horizonte.
  • 1302

    Bússola

    Bússola
    Este instrumento foi aperfeiçoado por Flávio Gioia, que colocou uma agulha sobre um cartão com o desenho de uma rosa-dos-ventos, e até os dias atuais este instrumento é bastante utilizado para orientação geográfica, visto que serve para identificar a localização dos pontos cardeais e, consequentemente, localização dos pontos colaterais e subcolaterais.
  • Quadrante

    Quadrante
    Inventada por John Davis, navegador inglês, tem a função de medir as alturas que a distância angular de um objeto em relação ao horizonte.
  • Sextante

    Sextante
    Inventado por Hadley, este instrumento foi bastante utilizado nas navegações, pois a distância angular entre o bordo inferior do disco solar e o horizonte com a hora a que a observação é feita permite determinar a posição do navio.
  • Fotogrametria

    Fotogrametria
    Conduzido pelo coronel francês Aimé Laussedat, foram feitos os primeiros experimentos para verificar o uso da fotogrametria, a bordo de balões. Estas imagens fotográficas podem ser utilizadas para mapear temas do objeto fotografado, logo foram de suma importância para a evolução da cartografia.