Industrializacao

Industrialização no Brasil

  • Period: 1500 to

    Primeira etapa:

    Ocorreu entre 1500 e 1808, quando o país ainda era colônia. Dessa forma, a metrópole não aceitava a implantação de indústrias (salvo em casos especiais, como os engenhos) e a produção tinha regime artesanal.
  • Period: to

    Segunda etapa:

    Foi concedida a permissão para a implantação de indústria no país,outro fator determinante nesse sentido foi o declínio do café, momento em que muitos fazendeiros deixaram as atividades do campo e, com seus recursos, entraram no setor industrial.A cafeicultura, que estava em pleno desenvolvimento, necessitava de mão de obra. Isso estimulou a entrada de um número considerável de imigrantes, que trouxeram novas técnicas de produção de manufaturados.
  • Period: to

    Terceira etapa:

    Ocorreu o grande êxodo rural, devido a crise do café, com o aumento da população urbana que foi constituído um mercado consumidor e mão de obra.
    A redução das importações em função da crise mundial e da 2ª Guerra Mundial, que favoreceu o desenvolvimento industrial, livre de concorrência estrangeira.
    Aumento das exportações devido à 2ª Guerra Mundial.
    Além disso, houve implantaçoẽs de duas empresas promissoras
    a Petrobras e CSN grandes empresas de matéria prima.
  • Period: to

    Quinta etapa:

    As indústrias se concentram na região Sudeste(concentração industrial) os motivos são:^
    -Mais comércio e serviço
    -Mão de obra qualificada
    -Mercado consumidor
    -Onde começou a industrialização
  • Period: to

    Quarta etapa:

    A implantação da indústria automobilística no Brasil foi um marco no processo de industrialização do país. Importante para a economia impulsionando o progresso, promoveu a concentração da população nas cidades, o urbano predominou, Metrópoles expandiram-se.Com a chegada das indústrias automobilísticas,vieram também empresas secundárias para produzir materiais como espelhos,tapetes entre outras coisas para as empresas automobilísticas.