Industrialização no Brasil

  • Primeira fase da industrialização

    Primeira fase da industrialização
    Teve início por volta de 1760 , na Inglaterra que foi a precursora no processo de industrialização. A industrial têxtil é a que predominou nesse momento;a produção de tecidos foi a que mais se desenvolveu.
    As primeiras máquinas foram construídas com a utilização do ferro, que por sua vez necessitava de minério de ferro como matéria prima para sua constituição.
    Durante esse período as pessoas enfrentaram grandes dificuldades por causa das condições precárias de trabalho e de moradia.
  • Segunda Fase da Industrialização

    Segunda Fase da Industrialização
    O petróleo foi utilizado como o principal combustível para as indústrias. Passou a predominar o desenvolvimento dos setores eletroeletrônico, químico, metalúrgico...
    Como o desenvolvimento dos setores, foi possível a substituição do ferro pelo aço, facilitando as indústrias com maiores opções de matérias primas.
    Um destaque para esse período é a criação da industria siderurgia e metalurgia. Ela é a responsável por produzir matérias primas de ferro e aço para mais setores industriais.
  • Brasil Industrial

    Brasil Industrial
    Por conta da Primeira Guerra Mundial que interrompeu o fluxo de produtos industrializados para o Brasil, o qual teve que investir em produção própria para dar conta de suas demandas durante o conflito. Entretanto a industrialização brasileira só se desenvolveu mesmo a partir do governo de Getúlio Vargas que promoveu industrialização de base e a urbanização do país.
  • Period: to

    Beneficio

    Durante este período a indústria se beneficiou com o final da Segunda Guerra Mundial (1939-45) pois os países europeus estavam com suas indústrias arrasadas, necessitando importar produtos industrializados de outros países, entre eles, o Brasil. Com a criação da Petrobras (1953) houve um grande desenvolvimento das indústrias ligadas a produção de derivados do petróleo, que são: borracha sintética, tintas, plástico, fertilizantes e etc.
  • Terceira Fase Da Industrialização

    Terceira Fase Da Industrialização
    Provocou um aumento notável em diversos setores, em especial àqueles ligados a alta tecnologia. Setores como de telecomunicação, internet, robótica, engenharia genética e microeletrônica foram as que mais desfrutaram desse desenvolvimento tecnológico. Por outro lado, esse intenso desenvolvimento tecnológico acaba provocando uma rápida atualização e substituição dos produtos industrializados, gerando um grande descarte de lixo tecnológico impactando negativamente no meio ambiente.