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Conceito de robótica
Azevedo, Aglaé e Pitta (2010) comentam que a robótica é tida como a ciência dos sistemas que interagem com o mundo real, com pouco ou mesmo nenhuma intervenção humana (AZEVEDO, AGLAÉ e PITTA, 2010 apud MARTINS, 2006). AZEVEDO, Samuel; AGLAÉ, Akynara; PITTA, Renata. Minicurso: Introduçao a robótica educacional. 62ª Reunião Anual da SBPC, 2010. Disponível em:< http://www. sbpcnet. org. br/livro/62ra/minicursos/MC% 20Samuel% 20Azevedo. pdf>. Acesso: 08/10/2019. -
Mas quem é Seymour
"Um dos pioneiros no estudo sobre a introdução da informática na educação foi o Seymour Papert que difunde a utilização do computador por meio da linguagem de programação LOGO." (AZEVEDO, AGLÉ e PITTA, 2010) -
Surgimento da Robótica Educacional
Azevedo, Aglaé e Pitta (2010) apontam que o surgimento de uma robótica voltada para o ensino se apresenta pela primeira vez na década de 1970, nos Estados Unidos. -
Seymour Papert comenta sobre o surgimento da Robótica Educacional
"As primeiras experiências com o computador nas instituições educacionais objetivavam a realização de atividades de programação, desta forma abria-se um novo leque de oportunidades pedagógicas."
(PAPERT, 2008) -
A tartaruga de Papert
Um dos primeiros experimentos utilizando a robótica educacional foi a construção da tartaruga de Papert. Uma espécie de robô programável através da linguagem LOGO.
"Era um dispositivo móvel pequeno, no qual pretendia fazer com que os pequenos construíssem conhecimento por meio de seu próprio corpo para compreender o movimento da tartaruga." (GONÇALVES, 2007). -
Parceria LEGO+LOGO
Na década de 1980 ocorre também a parceria entre a linguagem Logo com a empresa LEGO. Pois Papert passa a acreditar que as crianças poderiam desenvolver os seus próprios robôs. -
Sobre a junção LOGO+LEGO: PAPERT, 2008, p. 184.
As crianças amam construir coisas, então escolhemos um
conjunto de construção e a ele acrescentamos o que quer
que seja necessário para torná-lo um modelo cibernético.
Elas deveriam ser capazes de construir uma tartaruga com
motores e sensores e ter uma forma de escrever programas
em LOGO para guiá-las; ou, se desejassem fazer um
dragão, um caminhão ou uma cama- despertador deveriam
ter essa opção também. Elas seriam limitadas apenas por
suas imaginações e habilidades técnicas -
E hoje?
O conceito de robótica educativa passou a ser considerado como:
"Termo utilizado para caracterizar ambientes de aprendizagem
que reúnem materiais de sucata ou kits de montagem compostos
por peças diversas, motores e sensores controláveis por
computador e softwares que permitam programar de alguma
forma o funcionamento dos modelos montados. (Continua...) -
E hoje? Continuação
Em ambientes de robótica educacional, os sujeitos constroem sistemas compostos por modelos e programas que os controlam para que eles funcionem de uma determinada forma. (DICIONÁRIO
INTERATIVO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, 2009). -
A era do Hardware Livre
Vivemos hoje na era do Hardware Livre, em que plataformas como a Arduino, passam a ser utilizadas em ambientes educativos para a construção de robôs.
Um exemplo:
Ao pesquisarmos por experiências utilizando Arduino como plataforma de Robótica Educativa, obtemos 1.660 relatos em diferentes artigos/eventos.
Fonte:
https://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&as_sdt=0%2C5&q=ARDUINO+%2B+ROB%C3%93TICA+EDUCACIONAL&btnG=