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Como Surgiram?
Os objetos de aprendizagem surgiram com o objetivo de localizar conteúdos educacionais na Web, para serem reutilizados em diferentes cursos e plataformas e, assim, possibilitar a redução do custo de produção dos materiais, facilitando a construção de software por meio do reuso de componentes. Não há a intenção de substituir o professor, os objetos também podem ser indicados para complementar as atividades desenvolvidas em sala de aula. -
Surgimento do conceito
Wayne Hodgins Blocos LEGO – Estratégias de Aprendizagem Blocos de Conteúdos – Objetos de Aprendizagem -
1994 – Primeiros estudos e definições
Grupo de trabalho liderado por W. Hodgins Learning Architectures, API’s, and Learning Objects -
O termo “Objetos de Aprendizagem”
Excesso de material disponível na Web versus carência de conteúdos educacionais de qualidade. Propagação do termo pela Internet . Uma das definições mais utilizadas e aceita na literatura foi proposta por Wiley (Wiley, 2000): -
As principais características de um objeto de aprendizagem.
Reusabilidade, Adaptabilidade, Granularilidade Acessibilidade, Durabilidade e Interoperabilidade. -
Reusabilidade:
Ser reutilizável diversas vezes em diversas situações e ambientes de aprendizagem. -
Adaptabilidade:
Ser adaptável a diversas situações de ensino e aprendizagem. -
Granularilidade:
Apresentar conteúdo atômico, para facilitar a reusabilidade. -
Acessibilidade:
Ser facilmente acessível facilmente via Internet para ser usado em diversos locais ou, ainda, ser potencialmente acessível a usuários com necessidades especiais. -
Durabilidade:
apresentar possibilidade de continuar a ser usado independente de mudança de tecnologia. -
Interoperabilidade:
apresentar possibilidade de operar através de variedade de hardwares, sistemas operacionais e browsers. -
Qual a definição de Objetos Aprendizagem?
Qualquer recurso digital que possa ser reutilizado e ajude na aprendizagem (wiley, 2000) -
Composição de OAs
Animações Simulações Imagens Fragmentos de Vídeos Fragmentos de Áudios Textos Gráficos -
Repositórios
São sistemas estruturados com bancos de dados, onde são armazenados os objetos de aprendizagem e os metadados sobre estes objetos de aprendizagem. Vejamos alguns deles: -
RIVED
É um programa da Secretaria de Educação a Distância - SEED, que tem por objetivo a produção de conteúdos pedagógicos digitais, na forma de objetos de aprendizagem. Tais conteúdos primam por estimular o raciocínio e o pensamento crítico dos estudantes, associando o potencial da informática às novas abordagens pedagógicas -
LabVirt
O Laboratório Didático Virtual tem como principal objetivo construir uma infra-estrutura pedagógica e tecnológica - comunidade de aprendizagem - que facilite o desenvolvimento de projetos de física nas escolas e incentive no aluno: o pensamento crítico, o uso do método científico, o gosto pela ciência e principalmente a reflexão e compreensão do mundo que o cerca. -
Banco Internacional de Objetos Educacionais
Tem por objetivo principal localizar, catalogar, avaliar e disponibilizar objetos educacionais digitais elaborados em diversas mídias nas áreas de conhecimento previstas pela educação infantil, básica, profissional e superior. -
Os Objetos Digitais nos dia de Hoje
Nos dias atuais, devem ser entendidos como recursos para aumentar a qualidade do ensino, contribuindo para o desenvolvimento da aprendizagem que faça sentido ao estudante. sob esse aspecto, o desenvolvimento de ODA devem oferecer suporte a processos educacionais. E para tanto devem ser construídos de modo coerente e articulado, de modo que estejam comprometido com a
construção de novos conhecimentos, superando a mera transposição de conteúdos.