2182da1cc4a7e5612ba917bfac1a7286

História da edição/montagem

  • Irmãos Lumière

    Irmãos Lumière
    Em 1895, os Irmãos Lumière inventaram o cinematógrafo.
    Não houve edição nos primeiros filmes pois eles usaram fotogramas e tomadas contínuas
    https://www.youtube.com/watch?v=4nj0vEO4Q6s
  • Georges Meliés

    Georges Meliés
    O produtor francês Georges Melies foi um dos primeiros cineastas a editar as tomadas em sequência,como em seus filme Viagem à Lua (1902). Isso permitiu o uso de alguns efeitos especiais.
    https://www.youtube.com/watch?v=hUVbsd1pRsY
    https://www.youtube.com/watch?v=_FrdVdKlxUk
    •Montagem Elementar
    • Nível da diegése
    • O corte aparece na mudança de cena e é aceito por denotar um novo espaço
    e tempo
    • A descontinuidade temporal é diluída numa continuidade lógica
  • Edwin S. Porter

    Edwin S. Porter
    mostrou que a narrativa cinematográfica não precisava ter apenas uma longa sequencia. Embora não tenha sido o primeiro 'Western', 'The Great Train Robbery' em 1903 foi o primeiro Western (faroeste) épico, que ostentava um elenco de quarenta atores trabalhando em um roteiro real.
    • Sucessão temporal de planos correspondentes a duas ações simultâneas em espaços diferentes
    O grau de contiguidade que pode ser variável
    •convergência final entre as ações, e, portanto, entre espaços.
  • David Griffith

    David Griffith
    D.W Griffth : A ele é dado o crédito pela "descoberta" de closes em filmes. Seu filme Amor pelo Ouro foi o primeiro filme a apresentar o primeiro corte de história.
    • Libertação da "prisão teatral"
    • Mudança do ponto de vista (https://www.youtube.com/watch?v=Jfvc3CZpLH4)
    • Efeito de identidade (mesma ação) e continuidade (a ação é mostrada em todos os seus momentos, fluindo sem interrupção, retrocessos ou saltos para frente)
    https://www.youtube.com/watch?v=B2A6yca6n8I
  • Montagem Soviética

    Montagem Soviética
    Na década de 1920, o diretor soviético Lev Kuleshov descobriu o uso da montagem em filmes e também executou sua primeira experiência fílmica. Isso se tornou conhecido como o efeito Kuleshov. Ele foi retomado e aprimorado por difetores como Elsenstein e Diziga Vertov em filmes comoO Encouraçado Potemkin (1925) e Homem com uma câmera (1929).
  • Vanguardas e surgimento do som

    Vanguardas e surgimento do som
    A montagem de filmes se desenvolveu com os experimentos das vanguardas(assincronismo e base na dissociação visual e não nas regras clássicas de continuidade) e o surgimento do som ( O Cantor de Jazz - exigiu aperfeiçoamentos e ampliou a necessidade da moviola, que passava a contar com duas cabeças, uma para a imagem e a outra para o som).
    https://www.youtube.com/watch?v=5fki3nTSg0o
  • jump-cuts, novos cinemas

    jump-cuts, novos cinemas
    Existencialistas, os cineastas franceses da Nouvelle Vague desenvolveram um estilo de edição despreocupado. A edição da nova onda francesa muitas vezes chamou a atenção para si mesma por sua falta de continuidade. Isto é melhor representado pelos filmes de Jean-Luc Godard, em especial "Acossado" (1961) https://www.youtube.com/watch?v=1KUVwKp6MDI