Guerra fria

Guerra Fria - Cronologia

  • Apresentação do Plano Marshall

    Apresentação do Plano Marshall
    O Plano Marshall, um aprofundamento da Doutrina Truman, conhecido oficialmente como Programa de Recuperação Européia, foi o principal plano dos Estados Unidos para a reconstrução dos países aliados da Europa nos anos seguintes à Segunda Guerra Mundial. A iniciativa recebeu o nome do Secretário do Estado dos Estados Unidos, George Marshall.
  • Inicio do Bloqueio de Berlim

    Inicio do Bloqueio de Berlim
    O Bloqueio de Berlim foi uma medida tomada pela URSS para cercar as áreas de ocupação de Inglaterra, França e EUA em Berlim através do bloqueio de ferrovias e rodovias evitando que chegassem recursos aos capitalistas que estavam na capital alemã. O único meio de se levar provisões era através de aviões.
  • Criação da OTAN

    Criação da OTAN
    A Organização do Tratado do Atlântico Norte (em inglês: North Atlantic Treaty Organization), por vezes chamada Aliança Atlântica, é uma aliança militar intergovernamental baseada no Tratado do Atlântico Norte que foi assinado em 4 de Abril de 1949.A organização constitui um sistema de defesa coletiva na qual os seus Estados-membros concordam com a defesa mútua em resposta a um ataque por qualquer entidade externa.
  • Fim do Bloqueio de Berlim

    Fim do Bloqueio de Berlim
    Retiro da medida tomada pela URSS em 24 de Junho de 1948 que cercava as áreas de ocupação da Inglaterra, França e dos Estados Unidos em Berlim através do bloqueio de ferrovias e rodovias.
  • Bipartição da Alemanha

    Bipartição da Alemanha
    Após o fim do bloqueio de Berlim a Alemanha foi dividida em duas: A República Federal da Alemanha(RFA-capitalista) conhecida tambem como Alemanha Ocidental, e a República Democrática da Alemanha(RDA-Socialista) tambem conhecida como Alemanha Oriental
  • Revolução Chinesa

    Revolução Chinesa
    A Revolução Chinesa pode ser dividida em dois períodos: o movimento nacionalista que derrubou a dinastia Manchu, em 1911, proclamando a República (conhecida por Revolução Nacionalista ou Revolução de Xinhai), uma revolução chefiada por Sun Yat-sen, fundador do Kuomintang e primeiro presidente das Províncias Unidas da China; e a Revolução Comunista de outubro de 1949 concluída após a Guerra Civil Chinesa, onde os comunistas tomam o poder e proclamam a República Popular da China, com Mao Tse-tung
  • Inicio da Guerra da Coreia

    Inicio da Guerra da Coreia
    Coreia do Norte, comunista e apoiada pela URSS, invade a vizinha Coreia do Sul, capitalista e apoiada pelos EUA, com intenção de aumentar as áreas de influência soviética na Ásia. Tem início assim a guerra que durou 3 anos e intensificou cada vez mais a relação entre as vizinhas do sul e norte.
  • Fim da Guerra da Coreia

    Fim da Guerra da Coreia
    Após 3,5 milhões de mortes e intensas negociações de cessar-fogo, no dia 27 de julho de 1953 é assinado em Panmunjom o armistício que põe fim à guerra. Como não foi assinado nenhum tratado de paz, Coreias do Norte e Sul continuaram divididas.
  • Pacto de Varsóvia

    Pacto de Varsóvia
    Foi uma aliança militar formada pelos países do bloco socialista e liderados pela União Soviética em resposta à criação da OTAN. Caso algum país do bloco fosse atacado, imediatamente todos os participantes do pacto deveriam defender o aliado para assim defender as áreas de influência socialista principalmente no Leste Europeu.
  • Revolução Cubana

    Revolução Cubana
    A Revolução Cubana foi um movimento popular, que derrubou o governo do presidente Fulgêncio Batista, em janeiro de 1959. Junto ao processo revolucionário, foi implantado em Cuba o sistema socialista, com o governo sendo liderado por Fidel Castro.
  • Inicio da Guerra do Vietnã

    Inicio da Guerra do Vietnã
    De história similiar à Guerra da Coreia, a Guerra do Vietnã consistiu na disputa entre o Vietnã do Sul (capitalista apoiado pelos EUA) e Vietnã do Norte (socialista apoiado pela URSS) pelo território vietcongue. A Guerra começou quando em 1959 uma base militar americana foi atacada em territorio do Vietnã do Sul pelos vietcongues do norte, porém foi so em 1964 que os EUA entraram de fato na conflito.
  • Construção do Muro de Berlim

    Construção do Muro de Berlim
    Na época, Berlim assim como a Alemanha inteira, seguia dividida entre um lado capitalista e um socialista, e até então podia-se passar de um lado para o outro livremente. Porém, em 1961, com o acirramento da Guerra Fria e com a grande imigração de berlinenses do lado oriental para o ocidental, as autoridades socialistas decidiram erguer uma barreira física que impedisse mais fugas, essa barreira era o Muro de Berlim.
  • Crise dos Mísseis de Cuba

    Crise dos Mísseis de Cuba
    A Crise dos Mísseis de Cuba ocorreu em Outubro de 1962, quando os americanos descobriram através de fotos tiradas por aviões espiões, a entrada de mísseis soviéticos na Ilha de Cuba como resposta a instalação de mísseis americanos na Turquia e como forma de dissuadir os Estados Unidos de tentar uma nova invasão à ilha.
    A Crise tornou-se famosa por ser um dos pontos mais críticos da Guerra Fria, por quase conduzir o mundo a um confronto nuclear.
  • Instauração do Regime Militar no Brasil

    Instauração do Regime Militar no Brasil
    O governo de João Goulart estava marcado pela abertura às organizações sociais. Estudantes, organização populares e trabalhadores ganharam espaço, causando a preocupação das classes mais conservadoras. Todos temiam uma guinada do Brasil para o lado socialista. Então, em 31 de março de 1964, tropas de MG e SP saem às ruas e temendo uma Guerra civil, Goulart refugia-se no Uruguai. Assim, os militares (de direita) tomavam o poder no Brasil
  • Instauração do Regime Militar na Argentina

    Instauração do Regime Militar na Argentina
    Um levantamento militar liderado pelo General Juan Carlos Onganía derrocou o Presidente Arturo Illia. O golpe deu origem a uma ditadura autodenominada Revolução Argentina, que já não se apresentou a sim mesma como «governo provisório», como em todos os golpes anteriores, mas que se estabeleceu como um sistema de tipo permanente.
  • Inicio da Primavera de Praga

    Inicio da Primavera de Praga
    Foi um período de liberalização política na Tchecoslováquia durante a época de sua dominação pela URSS após a 2a Guerra Mundial. Foi uma tentativa de conceder direitos adicionais aos cidadãos num ato de descentralização parcial da economia e de democratização. Tinha como líder o eslovaco Alexander Dubček.
  • Fim da Primavera de Praga

    Fim da Primavera de Praga
    O exército da URSS e do Pacto de Varsóvia invade a Tchecoslováquia para reprimir a abertura social e política de Dubcek. A Primavera de Praga é desmontada em uma semana e Dubcek levado a Moscou. O autoritarismo soviético empossa Gustáv Husák restabelecendo o estado stalinista na Tchecoslováquia.
  • Instauração do Regime Militar no Chile

    Instauração do Regime Militar no Chile
    Em 11 de setembro de 1973, um golpe de Estado ao mando dos comandantes das Forças Armadas, terminou com o mandato do presidente Salvador Allende. Tropas do exército e aviões da Força Aérea atacaram o Palácio de La Moneda, a sede de governo, onde Allende se suicidou antes de que as tropas militares ingressaram ao Palácio.
  • Fim da Guerra do Vietnã

    Fim da Guerra do Vietnã
    Sem apoio popular e com derrotas seguidas, o governo norte-americano aceita o Acordo de Paris, que previa o cessar-fogo, em 1973. Em 1975, ocorre a retirada total das tropas norte-americanas. É a vitória do Vietnã do Norte. Mais tarde, em 1976, o Vietnã é reunificado sob o regime comunista aliado à URSS
  • Independencia de Moçambique

    Independencia de Moçambique
    A Guerra da Independência de Moçambique, foi um conflito armado entre as forças da guerrilha da FRELIMO (Frente de Libertação de Moçambique) e as Forças Armadas de Portugal. A guerra teve início a 25 de Setembro de 1964, e terminou com um cessar-fogo a 8 de Setembro de 1974, resultando numa independência negociada em 25 de Junho de 1975.
  • Independência de Angola

    Independência de Angola
    No dia 10 de Novembro de 1975, o Alto Comissário e Governador-Geral de Angola, almirante Leonel Cardoso, em nome do Governo Português, proclamou a independência de Angola, transferindo a soberania de Portugal, não para um determinado movimento político mas sim para o “Povo Angolano”, de forma efectiva a partir de 11 de Novembro de 1975