ACONTECIMENTOS MARCANTES NA GUERRA FRIA

  • Period: to

    GUERRA FRIA

  • PLANO MARSHALL (AMÉRICA DO NORTE - EUA)

    Plano de ajuda econômica e financeira feito pelos EUA para a reestruturação da Europa pós-guerra. Contudo outros objetivos do plano encontravam-se implícitos como o fortalecimento do capitalismo no continente europeu e mostrar superioridade frente ao socialismo.
  • CRISE DE BERLIM - (EUROPA)

    Interrupção do acesso terrestre(rodoviario e ferroviario) a Berlim Ocidental realizada pela URSS, gerando uma das maiores crises da Guerra Fria. Tal fato fez com que o bloco capitalista comandado pelos EUA organizasse uma grande e intensa ponte aérea para levar mantimentos à população isolada por terra. Esse fato deixou claro o dilema de separação ideologica que a Alemanha estava vivenciando.
  • CRIAÇÃO DA OTAN - (AMÉRICA DO NORTE - EUA e EUROPA OCIDENTAL)

    Aliança militar intergovernamental baseda no Tratado do Atlântico Norte com o objetivo de constituir uma frente oposta ao bloco socialista. Após o domínio politico-econômico com o Plano Marshall, os EUA tinham neste momento também o domínio politico-militar da Europa Ocidental.
  • REVOLUÇÃO CHINESA - (ÁSIA)

    Chiang e seus seguidores foram para a ilha de Formosa (Taiwan), onde proclamaram a China Nacionalista, que recebeu apoio intenso dos EUA durante toda a Guerra Fria. Ao mesmo tempo, os EUA negaram o reconhecimento diplomático da China Comunista e a isolaram economicamente.
  • BIPARTIÇÃO DA ALEMANHA - (EUROPA)

    O Bloqueio de Berlim foi um fator decisivo para a separação geopolitica entre Alemanha Ocidental, controlada pelo capitalismo e Alemanha Oriental, controlada pelo socialismo. Pois através dele foi consolidada a rivalidade e as diferenças entre as duas partes da Alemanha citadas.
  • GUERRA DA COREIA - (ÁSIA)

    Ocorreu entre Coreia do Norte e do Sul e teve como fundamento a disputa geopolítica entre socialismo (URSS) e capitalismo (E.U.A.). Foi o primeiro conflito armado da Guerra Fria, causando apreensão por causa das eminentes possibilidades de uma guerra nuclear já que os representantes de cada lado da guerra estavam se desenvolvendo belicamente falando muito rápido, estando envolvidos diretamente na guerra
  • PACTO DE VARSÓVIA - (LESTE EUROPEU e URSS)

    Aliança militar formada pelo bloco socialista que estabeleceu o alinhamento dos paises membros com Moscou, assim como um compromisso de ajuda mútua no caso de agressões militares. Pode-se considerar uma resposta à crianção da OTAN pelo bloco capitalista.
  • REVOLUÇÃO CUBANA - (AMÉRICA CENTRAL)

    Fidel Castro e os revolucionários tomaram o poder em Cuba. Fulgêncio Batista e muitos integrantes do governo fugiram da ilha. O governo de Fidel Castro tomou várias medidas em Cuba, como, por exemplo, nacionalização de bancos e empresas, reforma agrária, expropriação de grandes propriedades e reformas nos sistemas de educação e saúde. O Partido Comunista dominou a vida política na ilha, não dando espaço para qualquer partido de oposição. Com estas medidas, Cuba tornou-se um país socialista.
  • GUERRA DO VIETNÃ - (ÁSIA)

    Conflito armado que ocorreu no Vietnã do Norte possuía orientação comunista pró União Soviética e O Vietnã do Sul, uma ditadura militar, passou a ser aliado dos Estados Unidos e, portanto, com um sistema capitalista. A relação entre os dois “Vietnãs”, em função das divergências políticas e ideológicas, era tensa no final da década de 1950. Em 1959, vietcongues (guerrilheiros comunistas), com apoio dos soviéticos, atacaram uma base norte-americana no Vietnã do Sul. Este fato deu início a guerra.
  • CONSTRUÇÃO DO MURO DE BERLIM - (EUROPA)

    Contruido pela Alemanha Oriental, afim de dividir a cidade de Berlim, demonstrando a clara separação do mundo entre blocos socialista e capitalista. O Muro concretizou de forma física a separação ideológica já estabelecida na Bipartição da Alemanha.
  • CRISE DOS MÍSSEIS - (AMÉRICA CENTRAL)

    A crise começou quando os soviéticos, em resposta a instalação de mísseis nucleares na Turquia em 1961 e à invasão de Cuba pelos estado-unidenses no mesmo ano, instalaram mísseis nucleares em Cuba. Em Outubro, os Estados Unidos divulgaram fotos de um voo secreto realizado sobre Cuba apontando cerca de quarenta silos para abrigar mísseis nucleares. Houve uma enorme tensão entre as duas superpotências pois uma guerra nuclear parecia mais próxima do que nunca.
  • REGIME MILITAR NO BRASIL - (AMÉRICA DO SUL)

    Foi onde o país esteve sob controle das Forças Armadas Nacionais. O Medo da classe média de que o socialismo fosse implantado no Brasil; apoio da Igreja Católica, setores conservadores, classe média e até dos Estados Unidos aos militares brasileiros foram fatores determinantes na implantação da Ditadura militar no Brasil. Esse periodo se caracterizou pela cassação de direitos políticos de opositores; repressão aos movimentos sociais e manifestações de oposição; censura aos meios de comunicação.
  • PRIMAVERA DE PRAGA - (EUROPA ORIENTAL)

    Periodo de liberalizção política na Tchecoslováquia durante a época de sua dominação pela União Soviética, onde os reformistas queriam implementar um socialismo mais liberal. Contudo, tal fato não agradou as potências soviéticas que num ataque inesperada realizado pela URSS invadem Praga e reprimem qualquer possibilidade da implantação desse socialismo liberal.
  • REGIME MILITAR NO CHILE - (AMÉRICA DO SUL)

    A Ditadura no Chile foi implantada sob o comando do general Augusto Pinochet, responsável pelo assassinato de Allende. Começava então um governo autoritário empenhado em caçar os opositores e os esquerdistas nacionalistas. Politicamente foi um governo que procurou satisfazer todos os interesses dos Estados Unidos, é tido, por isso, como a primeira experiência neoliberal no mundo.
  • INDEPENDÊNCIA DE MOÇAMBIQUE - (ÁFRICA)

    Em 1962 foi criada a Frelimo (Frente de Libertação de Moçambique), apoiava o lado socialista e depois de dois anos de criação já comandava todo o norte de Moçambique. Então a guerra pela independencia se intensificou. Moçambique se tornou independente e comunista em junho de 1975. Desde então o país viveu momentos de alta tensão econômica e de guerras civis. A Renamo, era o grupo que se dedicava a combater o governo comunista recebendo apoio dos países ocidentais socialistas e da vizinha racista
  • INDEPENDENCIA DA ANGOLA - (ÁFRICA)

    A independecia da Angola foi feita por meio de uma revolução divida em um grupo apoiado pelos comunistas e outro pelos capitalistas , ambos anticolonialistas. Após a independecia, os grupos iniciaram uma guerra civil em busca do poder sobre a Rebúplica Angola. O grupo MPLA (capitalista) foi vitorioso, contudo em setembro do ano seguinte, ambos os grupos concordaram em fazer eleições diretas para o governo. Novamente a Unita(comunista) perdeu, porém não aceitou, eclodindo em uma nova guerra civil
  • REGIME MILITAR NA ARGENTINA - (AMÉRICA DO SUL)

    O movimento revolucionário começou com influência da Guerra Fria. Na época, partidários de extrema direita lutavam contra o comunismo. Embora o tempo de vigência da Ditadura na Argentina tenha sido de apenas sete anos, foi tempo suficiente para as várias atrocidades cometidas pelos governantes autoritários. O período da Ditadura Militar na Argentina foi cruel e sangrento, a estimativa é de que aproximadamente 30 mil argentinos foram sequestrados pelos militares.