-
Início da guerra fria
É o período histórico de inúmeras disputas estratégicas e conflitos indiretos entre os EUA e a União Soviética no fim da 2° Guerra Mundial (1945). É chamada de fria pois não houve confrontos diretos entre os dois países. Dada a impossibilidade de resolução do confronto estratégico pela via tradicional, ou seja, pela guerra aberta pois isso envolveria um confronto nuclear pelas duas superpotências.Então 'decidiram' disputar-se pelo poder de influência política,econômica e ideológica pelo mundo. -
A corrida armamentista (1945-1960)
Os dois polos respresentantes do capitalismo(EUA) e do socialismo(União soviética),contavam com um enorme arsenal bélico. Mas uma delas precisava de se tornar mais soberana.Por isso iniciaram uma corrida armamentista, com a construção de máquinas de destruição em massa.
Os EUA,ao realizarem testes, lançaram bombas atômicas e mais tarde lançaram uma bomba de hidrogênio,e em 1960 tinham um grande poderio militar, mais tarde a União soviética lança também bombas. Entrando assim num conflito direto. -
Plano marshall
Conhecido oficialmente por programa de recuperação europeia, era o principal plano dos EUA para a reconstrução dos paises aliados na Europa após a 2 guerra. Criado por George marshall.
A União sovietica e os paises da europa oriental foram convidados mas stalin viu como uma ameaça e não permitiu a participação.
13 bilhões de dolares foram dados a europa no total.
Os EUA ofereceram alimentos,fertelizantes e rações.
Porém a França também criara um plano, o plano Monnet. -
Organização do tratado do Atlântico norte (OTAN)
Também chamada de Aliança atlântica,é uma aliança militar, que foi assinado em 4 de abril de 1949. E constitui um sistema de defesa coletiva através do qual os Estados-membros com a defesa mútua em resposta a um ataque por qualquer entidade externa. Contém 29 países (América do Norte e Europa). -
A guerra da Coreia (1950-1953)
Iniciada em 25 de junho de 1950,envolveu forças armadas.Num lado EUA e Inglaterra a favor da Coreia do Sul,do lado comunista tinhamos a China e a União Soviética aliadas à Coreia do Norte.Esta guerra deu-se pela invasão de tropas do norte às do sul,após ataque surpresa.
Ao declarar-se guerra houve inúmeros ataques por parte de ambos.Os americanos pela ordem das Nações Unidas retiraram as tropas rivais da Coreia do sul.
A guerra acaba assim em 27 de julho de 1953 deixando de 3,5 milhões de mortos -
Pacto de Varsóvia
Foi uma aliança militar formada a 14 de maio de 1955 pelos países socialistas do Leste europeu e pela União soviética, e estabeleceu o alinhamento dos países membros com Moscovo, estabelecendo um compromisso de ajuda mútua em caso de agressões por parte de paises rivais.
Tinha apenas 9 países, sendo um deles a Albânia que se retirou em 1968.
Foi criado em contraponto à OTAN.
O pacto acaba assim a 31 de Março de 1991 (acabando com a guerra fria). -
Crise do canal do suez
O presidente egípcio Gamal Abdel Nasser decidiu nacionalizar o canal a única ligação entre o mediterrâneo e o mar vermelho e o principal escoadouro de petróleo dos países árabes para a Europa. Privados das mãos dos Ingleses e franceses, fizeram um intervenção militar na região, contando com a ajuda de Israel.
Depois de muitas disputas o canal foi reaberto em 1957 -
A corrida espacial (1957-1969)
A União Soviética começou a corrida espacial a fim de ultrapassar os EUA, lançando assim o 1 satélite o sputnik. Em 1957 lançaram o sputnik ll, com o 1 ser vivo a bordo, a famosa cadela laika. Para não ficarem para trás os EUA enviam o Explorer I em 1958, mas os soviéticos adiantaram-se e enviaram o 1° homem para o espaço.
Depois de muitas tentativas os EUA chegam à lua, a bordo do apollo 11 com neil armstrong e adwin aldrin. Mais tarde, os EUA e a União Soviética aliaram se, para bem dos dois. -
John F. Kennedy
Tornou-se o segundo presidente mais jovem no seu país. Esteve presente em alguns conflitos durante a guerra fria com a União Soviética (URSS) como por exemplo: Invasão da Baía dos Porcos, A crise dos mísseis de Cuba, a construção do Muro de berlim, o início da corrida espacial, e os primeiros eventos da Guerra do Vietnã.
Morreu assasinado em 22 de novembro de 1963 no Texas, e não se sabe ao certo quem foi o autor.
Era um ícone dos americanos , e a sua morte foi trágica para o país. -
Construção do muro de Berlim
Foi uma barreira física construída pela República Democrática Alemã (socialista), separando-a assim da República federal da alemanha(capitalista) de modo a não permitir a saída de pessoas para o lado federal. Dela faziam parte 66,5 km de gradeamento metálico, 302 torres de observação, 127 redes metálicas electrificadas com alarme e 255 pistas de corrida com ferozes cães de guarda.
Muitos tentaram fugir fazendo assim 80 mortos e 122 feridos. -
Crise dos mísseis de Cuba
Foi um confronto de 13 dias entre EUA e União Soviética,pela implantação de mísseis balísticos soviéticos em Cuba, foi o acontecimento mais próximo de uma guerra nuclear e de uma 3° guerra mundial.
Os EUA não atacaram Cuba pois sabiam que se o fizessem eram atacados pelos soviéticos.
No fim dos 13 dias, retiraram os mísseis em Cuba(soviéticos) e retiraram também (pelos EUA) os mísseis que tinham na Turquia e Itália.
Os EUA acordaram nunca atacarem cuba se os soviéticos retirassem os mísseis. -
A guerra do vietnã (1964-1975)
O vietnã era dividido por dois polos econômicos,o capitalismo e o socialismo, o sul, atuava com os EUA e o norte com o líder Ho Chin Minh.Em 1965 os EUA enviaram tropas para ajudar os do sul, pois os do norte atacavam as bases inimigas com essencialmente, armas químicas como o Agente laranja, que possui substâncias cancerígenas afetando toda a população.
Porém os EUA falharam na sua missão e ainda hoje é tido como vergonha nacional.
Foi uma das guerras mais mortíferas de toda a história. -
A guerra civil Angolana
Foi um conflito armado, e começou logo após a se tornar independente do domínio de Portugal. Foi essencialmente entre 2 partidos a MPLA e a UNITA.
Estes 2 partidos tinham raízes diferentes apesar de quererem acabar com a ocupação colonial portuguesa.
A guerra durou 27 anos e foi bastante violenta e pela maciça intervenção estrangeira.
Com tudo, apesar de Angola ter o que quis, a retirada das forças estrangeiras e independência, é um dos países mais pobres, com 80% da população vive na pobreza. -
Guerra do Afeganistão
Foi um conflito civil marcado pelo envolvimento militar direto da União Soviética que durou de 1979 a 1989.
As forças soviéticas lutaram ao lado das tropas do governo marxista da República Democrática do Afeganistão contra os mujahidins que eram apoiados por 7 países incluindo os EUA.
Este conflito resultou em milhares de mortes. O custo econômico e militar deste conflito contribuiram para o colapso da União Soviética. -
Queda do Muro de berlim
Começou a ser derrubado na noite de 9 de Novembro de 1989 depois de 28 anos de existência. Antes da sua queda, houve grandes manifestações.
O impulso decisivo para a queda do muro foi um mal-entendido entre o governo da RDA.
A população ao saberem que ia ser demolido,(através de uma transmissão em direto na tv),a população começou uma marcha em frente ao muro, e os soldados sem saber o que fazer,decidiram abrir a fronteira de bornholmer strasse.
Foi o momento marcante na história alemã e mundial -
Guerra do golfo
Foi um conflito militar travado pelo iraque e as forças de coalizão internacional liderada pelos EUA e pela ONU através do uso da força militar para a libertação do kuwait ocupado pelas forças iraquianas.
Foi uma guerra na zona do golfo pérsico e foi uma das mais inovadores pois usou no campo de batalha uma sofisticação tecnológica e poder de fogo sem precedentes,aviões stealth e bombas inteligentes.
A guerra acabou com a expulsão das tropas iraquianas no kuwait.
Milhões de pessoas morreram. -
Fim da guerra fria
A guerra fria começou a esfriar durante a década de 80. A queda do muro de berlim,em 1989,foi o ato simbólico que caracteriza o fim da guerra entre o bloco capitalista(EUA) e o socialista(URSS).
Também a crise dos países socialistas fortaleceu o fim da guerra,manifestações faziam com que o governo soviético implantasse formas de maior liberdade para a população.
Os países envolvidos na União soviética dissolveram-se e ficaram independentes.
O temor de uma guerra nuclear e as disputas acabaram. -
Dissolução da União Soviética
A declaração n° 142-H do soviete supremo ds União Soviética reconheceu a independência das antigas repúblicas soviéticas e criou a comunidade de estados independentes. Todas as repúblicas individualmente, incluindo a própria Rússia se separaram da União.
Alguns dos países que sairam juntaram se a União europeia.