FUNDAMENTOS E PRÁTICAS EM EAD

  • Criação do Instituto Universal Brasileiro

    Surge o Instituto Universal Brasileiro, segundo instituto brasileiro a oferecer também cursos profissionalizantes sistematicamente. Fundado por um ex sócio do Instituto Monitor, já formou mais de 4 milhões de pessoas e hoje possui cerca de 200 mil alunos. Algumas dessas instituições atuam até hoje. Surgiu também a primeira Universidade do Ar, que durou até 1944.
  • Início do programa "Jornal da Educação"

    O programa “Jornal da Educação -Edição do Professor” concebido e produzido pela Fundação Roquete -Pinto tem início e em 1995 com o nome “Salto Para o Futuro”, foi incorporado a TV Escola (canal educativo da Secretaria de Educação a Distância do ministério da Educação) tornando -se um marco no Ead Nacional. É um programa para a formação continuada de aperfeiçoamento de professores, principalmente do Ensino Fundamental e alunos dos cursos de magistério.
  • Criação da Secretária de Educação a Distância

    É criada a Secretária de Educação a Distância dentro do Ministério da Educação, dentro de uma política que privilegia a democratização e a qualidade da educação brasileira, ano também que a Educação a Distância surge oficialmente no Brasil com bases legais estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
  • Formação da UniRede

    É formada a UniRede, Rede de Educação Superior à Distância, consórcio que reúne atualmente 70 instituições públicas do Brasil comprometidas na democratização do acesso à educação de qualidade, por meio da Educação a Distância, oferecendo cursos de graduação, pós graduação e extensão. Nesse ano também nasce o Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ).
  • Criação da Universidade Aberta do Brasil

    É criada a Universidade Aberta do Brasil, uma parceria entre MEC, estados e municípios; integrando cursos, pesquisas e programas de educação superior à distância.