Evolução dos computadores

  • Tear Programavel

    Tear Programavel
    Conhecido como Tear Programável, ele aceitava cartões perfuráveis com entrada do sistema. Dessa maneira, Jacquard Perfurava o cartão com o desenho desejado e a máquina o reproduzia no tecido.
  • Primeira geração de computadores

    Primeira geração de computadores
    A primeira geração dos computadores é marcada pela utilização de válvulas. A válvula é um tubo de vidro, similar a uma lâmpada fechada sem ar em seu interior, ou seja, um ambiente fechado a vácuo, e contendo eletrodos, cuja finalidade é controlar o fluxo de elétrons. As válvulas aqueciam bastante e costumavam queimar com facilidade.
  • Segunda geraçao de computadores

    Segunda geraçao de computadores
    A segunda geração de computadores foi caracterizada pela criação dos transístores, que vieram a substituir as válvulas eletrônicas. Esses componentes, além de serem menores, eram mais eficientes e mais baratos.
  • Terceira geração de computadores

    Terceira geração de computadores
    Os computadores da terceira geração funcionavam por circuitos integrados. Esses substituíram os transistores e já apresentavam uma dimensão menor e maior capacidade de processamento.
    Nesse período que os chips foram criados e a utilização de computadores pessoais começou.
  • Quarta geração

    Quarta geração
    A quarta geração de computadores teve início em 1971, quando a Intel lançou o primeiro microprocessador, o Intel 4004, muito mais potente que os circuitos SSI e MSI de até então
  • Quinta Geração (atualidade)

    Quinta Geração (atualidade)
    Os computadores da quinta geração usam processadores com milhões de transistores. Nesta geração surgiram as arquiteturas de 64 bits, os processadores que utilizam tecnologias RISC e CISC, discos rígidos com capacidade superior a 600GB, pen-drives com mais de 1GB de memória e utilização de disco ótico com mais de 50GB de armazenamento.
  • Computadores de mão surgem a partir de 2000

    Computadores de mão surgem a partir de 2000
    Além disso, surgem os softwares integrados e a partir da virada do milênio, começam a surgir os computadores de mão. Ou seja, os smartphones, iPod, iPad e tablets, que incluem conexão móvel com navegação na web.
  • Supercomputadores

    Supercomputadores
    Supercomputadores são máquinas que geralmente ocupam uma sala. Todos os hardwares empilhados formam uma capacidade de armazenamento e processamento muito grande. Eles são usados para pesquisas científicas, dedicados a diferentes objetivos finais.