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Software e Hardware
A origem dos softwares se deu em meados da década de 1940 seguiram evoluído até os dias de hoje, como por exemplo o Windows, o Linux e o Novell. -
Decada de 40
Cada programa executava sozinho e tinha total controle do computador. Tudo devia ser programado detalhadamente pelo desenvolvedor, desde a carga do programa em memória, varredura dos periféricos de entrada para busca de dados, a computação propriamente dita e o envio dos resultados para os periféricos de saída -
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Hardware
No princípio do Processamento de Dados o Hardware, que é toda a parte física que constituí um computador, o equipamento em si, não continha programas instalados e necessitavam ser fisicamente mudados de acordo com cada projeto ou finalidade, de maneira a atender tal demanda. -
Primeira Geração
Os computadores de primeira geração funcionavam por meio de circuitos e válvulas eletrônicas. Possuíam o uso restrito, além de serem imensos e consumirem muita energia.
Um exemplo é o ENIAC (Eletronic Numerical Integrator and Computer) que consumia cerca de 200 quilowatts e possuía 19.000 válvulas -
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ENIAC
O ENIAC foi criado com o plano inicial de armazenamento de Softwares em seu interior. Mas, devido ao tempo exíguo para o lançamento da máquina, essa ideia foi abandonada. Assim, o ENIAC também tinha que ser modificado fisicamente cada vez que uma tarefa diferente fosse executada. -
1955 - 1965
O conceito de sistema operacional apareceu durante a segunda geração da computação moderna (1955 – 1965), desenvolvido pela GM Laboratories para o computador IBM 701 através da programação em Batch que utilizava cartões perfurados e depois fitas magnéticas. -
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Segunda Geração
Ainda com dimensões muito grandes, os computadores da segunda geração funcionavam por meio de transistores, os quais substituíram as válvulas que eram maiores e mais lentas. Nesse período já começam a se espalhar o uso comercial. -
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Terceira Geração
Os computadores da terceira geração funcionavam por circuitos integrados. Esses substituíram os transistores e já apresentavam uma dimensão menor e maior capacidade de processamento.
(Foi nesse período que os chips foram criados e a utilização de computadores pessoais começou.) -
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Quarta Geração
Com o desenvolvimento da tecnologia da informação, os computadores diminuem de tamanho, aumentam a velocidade e capacidade de processamento de dados. São incluídos os microprocessadores com gasto cada vez menor de energia.
Nesse período, mais precisamente a partir da década de 90, há uma grande expansão dos computadores pessoais. Além disso, surgem os softwares integrados e a partir da virada do milênio, começam a surgir os computadores de mão. -
Anos 90
Na década de 90 tivemos ainda o surgimento dos Sistemas Operacionais de Rede, cujo mercado foi dominado pela Novell com o seu NDS, durante alguns anos. A Novell chegou a ter 90% de market share, deixando os 1o% restantes para os demais players do mercado de Redes, como Lantastic e o Windows NT. -
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Dos anos 90 aos dias atuais
A egemonia da Novell foi aos poucos sendo quebrada pela Microsoft, que detinha apenas 5 % do mercado. Hoje as Redes Windows da Microsoft têm quase 100% de market share, com apenas um pequeno percentual de Rede Novell espalhado pelo mundo. -
Computação em nuvem
O termo "computação em nuvem" foi utilizado pela primeira vez pelo professor de sistemas de informação Ramnath Chellappa em uma palestra acadêmica. -
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Computação em nuvem
A partir dos anos 2000, a tecnologia cloud computing passa a ganhar mais força, ao ser oferecida comercialmente.
Neste período, a Amazon surge permitindo que empresas e indivíduos alugassem computadores virtuais, onde poderiam usar seus próprios serviços e aplicativos.
Esse conjunto de serviços incluía armazenamento, computação e inteligência humana, tudo baseado em nuvem. -
Internet das coisas
A Internet das Coisas (IoT) é um termo criado em setembro de 1999 por Kevin Ashton, um pioneiro tecnológico britânico que concebeu um sistema de sensores omnipresentes conectando o mundo físico à Internet, enquanto trabalhava em identificação por rádio frequência (RFID). Embora a Internet, as "coisas" (things) e a conectividade entre elas sejam os três principais componentes da Internet, o valor acrescentado está no preenchimento das lacunas entre os mundos físico e digital em sistemas