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Pré-história (400a.C)
A principal característica dos desenhos da Idade da Pedra Lascada é o naturalismo. O artista pintava os seres, um animal, por exemplo, do modo como o via de uma determinada perspectiva, reproduzindo a natureza tal qual sua vista captava.A explicação mais aceita é que essa arte era realizada por caçadores, e que fazia parte do processo de magia por meio do qual procurava-se interferir na captura de animais. Utilizavam as pinturas rupestres, isto é, feitas em rochedos e paredes de cavernas. -
400
Arte Egípcia
A maioria das estátuas, pinturas, monumentos e obras arquitetônicas estavam ligados aos temas religiosos. Grande parte das pinturas eram feitas nas paredes das pirâmides. Estas obras retratavam a vida dos faraós, os deuses, a vida após a morte entre outros. Seguiam a lei da frontalidade. As esculturas em sua maioria eram feitas em ouro, para representação de seus deuses. A arquitetura era marcada por construções mortuárias, pirâmides para os grandes faraós, e mastabas para pessoas comuns. -
400
Arte Grega
Os pintores gregos representavam cenas cotidianas, batalhas, religião, mitologias em suas pinturas. Os vasos, geralmente de cor preta, eram muito utilizados neste tipo de representação artística. Estes artistas também pintavam em paredes, principalmente de templos e palácios. Os gregos trouxeram maior realismo para as esculturas, representações de nervos, músculos, expressões e sentimentos, representavam Deuses e temas esportivos. A arquitetura teve três versões: Jônica, Dórica. -
500
Arte Romanica
A arte romana obteve grande influência grega. Durante a época do auge do Império Romano, houve a construção de diversos monumentos públicos em homenagem aos imperadores romanos. Na arquitetura, destacam-se a construção de portais, aquedutos, prédios, monumentos e templos. Começaram a surgir pinturas tridimensionais, como os afrescos feitos na cidade da pompeia. Cenas do cotidiano, figuras mitológicas e religiosas e conquistas militares foram temas das pinturas romanas. -
Jan 1, 1140
Arte Gótica
No século XIV surge as inspirações góticas. O primeiro exemplo de arquitetura gótica pode ser encontrado na França, na abadia Saint Denis, uma igreja construída por volta de 1140. A características das igrejas góticas são, sua grandiosidade, uma tentativa de se aproximar de Deus, uso de vitrais, Arcobotantes em sua estrutura, rosácea. As esculturas eram usadas para incrementar construções, as vezes contando histórias da bíblia. A pintura gótica buscava representar os seres com realismo. -
Jan 1, 1420
Arte Renascentista
Compreendida entre os séculos XV e XVI é marcada por característica comuns entre pinturas, esculturas, livros, que são o Resgate da estética da cultura greco-romana, a busca da perfeição nas esculturas e pinturas, o Antropocentrismo, valorização das capacidades artísticas e intelectuais dos seres humanos, valorização da ciência e da razão e o humanismo: conjunto de princípios que valorizavam as ações humanas e valores morais. -
Arte Barroca
Floresceu entre o final do século XVI e meados do século XVII, na Itália. As obras valorizam as cores, as sombras e luz. Os temas principais são mitologia, Bíblia e a história da humanidade. As cenas costumam ser sobre a nobreza, a burguesia, naturezas-mortas. Muitos artistas barrocos decoravam igrejas com esculturas e pinturas. As esculturas barrocas mostram faces humanas marcadas pelas emoções, principalmente o sofrimento. Os traços demonstrando um movimento exagerado, com muitas curvas. -
Arte Moderna
A arte moderna surgiu no final do século XIX em várias expressões artísticas como, por exemplo, pintura, escultura, literatura, arquitetura, fotografia e música, e se dividiu em diversos movimentos como concretismo, cubismo e etc. a Arte Moderna não é homogênea em suas características, porem os artistas costumam utilizam recursos como cores vivas, figuras deformadas e cenas sem lógica. O marco inicial desse movimento brasileiro foi a realização da Semana de Arte Moderna de 1922. -
Arte Contemporânea
A partir da segunda metade do século XX se notou que a arte produzida nada mais tinha a ver com o que se fazia na primeira metade daquele século, e partir daí, foi então entitulada de Contemporânea.Então os artistas plásticos do movimento contemporâneo abandonaram a representação da realidade, dizendo-a absolutamente falida. Passaram a defender que a composição de cores e formas por si só era uma obra de arte; defendiam a prevalência das ideias, desprezando a materialização das obras.