Cartografia capa

Evolução da Cartografia

  • 2500 BCE

    Origem

    Origem
    A cartografia surgiu por volta do ano de 2.500 a.C. quando foi confeccionado pelos Sumérios, o que é considerado o primeiro mapa da história: uma placa de barro cozido com inscrições em caracteres cuneiformes (escrita suméria) onde foi representado o lado setentrional da região mesopotâmica. Além dos Sumérios, astecas, egípcios e chineses também exploravam técnicas básicas de cartografia utilizando o barro
  • 2000 BCE

    Bússola

    Bússola
    A bússola é um objeto utilizado para orientação geográfica. Sua construção ocorreu tendo como referência a rosa dos ventos, que era composta por pontos cardeais, colaterais e subcolaterais. É um objeto com uma agulha magnética atraída para o polo magnético terrestre. O desenvolvimento da bússola data do ano 2000 a.C., e a busca pelo seu aperfeiçoamento ocorreu durante séculos, quando se descobriu que uma fina peça de metal poderia ser magnetizada, esfregando-a com minério de ferro.
  • 250 BCE

    Rosa dos ventos

    Rosa dos ventos
    A rosa dos ventos, ou rosa-náutica, surgiu por volta do ano 250 a.C. é a representação gráfica de todos os pontos de referência utilizados para a orientação no espaço. Nela estão contidos os pontos cardeais, colaterais e subcolaterais. Não é incomum, entretanto, encontrarmos figuras que representem apenas os pontos cardeais (quatro pontos) ou que contêm somente os pontos cardeais e colaterais (oito pontos).
  • 180 BCE

    Astrolábio

    Astrolábio
    O astrolábio é um instrumento antigo que serve para medir a altura dos astros acima do horizonte. É o resultado prático de várias teorias matemáticas desenvolvida pelos gregos, em especial Hiparco (180-120 A.C.), um dos grandes matemáticos da Antiguidade, e difundido por Ptolomeu (85-165), em seu famoso trabalho Almagesto. Foi posteriormente desenvolvido pela escola islâmica, no século IX, para enfim ser adaptado pelos portugueses para a navegação, com a criação do astrolábio náutico.
  • Satélites

    Satélites
    Os satélites artificiais são equipamentos construídos pelo homem que, após serem lançados no espaço, permanecem em órbita ao redor da Terra. Esses equipamentos tornaram-se fundamentais para uso de tecnologias na Terra, comunicação e estudos sobre o planeta. Dentre as funções do satélite, está a função para análises geográficas. O primeiro satélite foi posto em órbita pela União Soviética em 1957.
  • GPS

    GPS
    Atualmente todas as técnicas já inventadas foram altamente transformadas e atualizadas até chegarmos no uso do GPS(Sistema de Posicionamento Global) principalmente, o qual teve o primeiro modelo de receptor criado por volta do ano de 1982 com o objetivo de que esse se tornasse o principal sistema de navegação das forças armadas estadunidense.