2000px simbolo engenharia.svg

HISTORIA DA ENGENHARIA CIVIL

  • 20 BCE

    A engenharia na na tiguidade

    A engenharia na na tiguidade
    Grandes obras de engenharia surgiram há mais de cinco mil anos na Mesopotâmia, embora hajam poucos edifícios remanescentes. Os sumérios que habitavam a região construíram muros e templos e criaram canais para irrigação. registra-se que as pirâmides e a ponte do rio Eufrates foram aplicadas técnicas de engenharia.
  • 20 BCE

    Histótia da Engenharia Civil na Grecia

    Histótia da Engenharia Civil na Grecia
    Desde o início da existência humana, conhecimentos e habilidades de engenharia tem sido necessários para evolução do padrão de vida.
  • 476

    Periodo Medieval

    Periodo Medieval
    O Império Romano, devido à sua grande extensão e falta de governo central, não conseguiu se manter unido e chegou ao fim no ano de 476. Muitas das obras de infraestrutura, inclusive estradas, aquedutos e portos então existentes, foram demolidas para construção de fortificações.
  • Formação Profissional

    Formação Profissional
    A demanda de profissionais especializados logo demandou o surgimento de centros de ensino voltados para a engenharia. O primeiro deles foi a École Polytechnique em Paris, criada no ano de 1794. Várias décadas depois academias surgiram pela Europa e Estados Unidos, onde, em 1835, formaram-se os primeiros engenheiros civis pela Instituto Politécnico Rensselaer
  • Revolução Industrial

    Revolução Industrial
    No ano de 1768, o inglês John Smeaton se autodenominou 'engenheiro civil' para diferenciar-se dos profissionais militares, criando assim uma nova e distinta profissão. Poucos anos depois criou a Sociedade dos Engenheiros Civis, com a finalidade de reunir profissionais para conceber e executar grandes projetos. A Revolução Industrial trouxe consigo novas técnicas e materiais pertinentes à engenharia. A Ponte de Ferro, o que é considerado um marco na história da engenharia.
  • A importância da Engenharia Civil

    A importância da Engenharia Civil
    As tendências atribuídas para a engenharia civil estão diretamente relacionadas às transformações naturais, sociais e econômicas que o mundo tem experimentado nas últimas décadas. Com a migração da população para as cidades será necessário a utilização racional dos recursos naturais, utilizando meios sustentáveis de desenvolvimento. Será necessário o aumento, melhoria e manutenção da infraestrutura urbana, além da maior preocupação no fornecimento de água eenergia .
  • Engenharia no Brsil

    Engenharia no Brsil
    Eugenio Gudin (1886-1986) engenheiro civil pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro (1905). Professor da Universidade do Brasil. Atuou como Engenheiro na construção de Ribeirão das Lages nas obras do Rio Carioca do abastecimento de água do Rio de Janeiro, da Exposição Nacional de 1908 e várias outras obras tais como na Construção da grande represa do Acarape no Ceará
  • A Enegnharia Civil no RN

    A Enegnharia Civil no RN
    Com a promulgação do Decreto Federal nº 47.438, de 15.12.59 recebeu licença da Diretoria de Ensino Superior do Ministério da Educação e Cultura para funcionar a partir de 1960,o primeiro curso de Engenharia Civil do Rio Grande do Norte.
  • Engenharia Civil na UNP

    Engenharia Civil na UNP
    (JNP - UNIVERSIDADE POTIGUAR
    O Curso de Engenharia Civil — Bacharelado foi criado pela Universidade Potiguar em 2008, através da Resolução n. 061/2008 — ConSUni/lJnP, de 11 de setembro de 2008, tendo a concepção e desenvolvimento do seu Projeto
    Pedagógico em consonância com o Projeto Pedagógico Institucional e o Plano de
    Desenvolvimento Institucional (PDI 2007/2016)