Índice

A evolução dos artefatos tecnológicos e a relação com a educação

  • 40,000 BCE

    Desenhos na pedra

    Desenhos na pedra
    A necessidade de se comunicar e registrar essa comunicação é a força geradora de toda a evolução da escrita. Desde os primórdios dos tempos o homem sente essa necessidade e dessa necessidade surgiu então a pictografia. Pictografia é a forma de escrita pela qual ideias são transmitidas por meio de ilustrações. E é a base da escrita cuneiforme e dos hieróglifos. Não podemos considerá-la como escrita propriamente elaborada, mas como o primeiro indício de surgimento da escrita que temos.
  • 30,000 BCE

    A invenção da bola

    A invenção da bola
    Como professor de educação física não poderia deixar de falar da bola e sua importância na interação social, comunicação, entretenimento e educação. Através da bola, muitos jogos, esportes, brincadeiras foram criadas, modificadas e ensinadas de geração para geração, proporcionando o aprendizado de regras, a superação dos próprios limites, o trabalho em equipe, o desenvolvimento físico, cognitivo e social.
  • 7000 BCE

    Fogo

    Fogo
    A descoberta do fogo proporcionou grande transformação da nossa sociedade e acelerou progresso da cultura humana. Além de fornecer conforto térmico e melhorar a preparação de alimentos, ele desde cedo foi usado em rituais dos mais diferentes povos, na fabricação de armas (até osdias atuais), na produção de novos materiais (ajudando a fundir metais, por exemplo) e como fonte de calor para máquinas térmicas.
  • 3200 BCE

    Surgimento da Escrita

    Surgimento da Escrita
    Antes do surgimento da Escrita, a comunicação acontecia por meio da fala e dos gestos. A escrita surge da necessidade que o homem tinha de controlar o ambiente em que vivia. A escrita possibilitou que houvesse uma maior consciência sobre os fatos e permitiu a organização do pensamento. A Escrita vem para garantir o registro das ações e pensamentos humanos; ela foi se desenvolvendo e ganhando extrema relevância nas relações sociais, na difusão de ideias e informações.
  • 3000 BCE

    Surgimento do papel

    Surgimento do papel
    Nos primórdios de sua história, o ser humano registrava suas atividades gravando símbolos, desenhos e palavras em pedras ou em metais. Isso fez com que, ao contrário da tradição oral, a comunicação gráfica dos registros não se extinguisse com o tempo. No Egito, surgiu o papiro e depois na China surgiu o papel. Isso fez com que os registros fossem mais facilmente gravados, transportados e repassados para outras comunidades e gerações.
  • 1450

    Invenção da prensa

    Invenção da prensa
    A inovadora Matriz (tipografia) possibilitou, pela primeira vez, maior agilidade no processo de cópias, usando tipos móveis metálicos em grandes quantidades, um elemento chave para a lucratividade da imprensa no mundo inteiro. Isso proporcionou uma maior divulgação das obras e do conhecimento
  • Invenção do quadro negro

    Invenção do quadro negro
    Foi o primeiro grande salto da educação. Com isso foi possível colocar 70 pessoas em uma sala. Antes, você dava discurso para muitos, mas aula mesmo era para poucos. Com isso, o modelo de escola e as metodologias de ensino começaram a adotar um padrão comum.
  • Invenção da máquina datilográfica

    Invenção da máquina datilográfica
    Até então a escrita era feita manualmente, e a maior parte do conhecimento transmitido ao longo dos séculos era feito através da escrita manual ou, mais tarde, com tipografia que viria ser um estímulo à máquina de escrever, e sucessivamente ao teclado e ao computador. O alcance de novas etapas de conhecimento e de desenvolvimento despertou o desejo nos inventores e colaboradores para criarem um forma mais rápida e acessível de transmitir conhecimento e informação através da escrita.
  • Invenção do telefone

    Invenção do telefone
    Criado há cerca de 140 anos, o telefone continua a ser um dos meios de comunicação mais utilizados na vida das pessoas. Deste modo esta ferramenta é vital para as pessoas se informarem, resolverem problemas e, atualmente, pesquisarem sobre qualquer assunto na internet.
  • A invenção do Rádio

    A invenção do Rádio
    A imagem tem mais facilidade para capturar e manter a atenção do telespectador, mas o rádio desperta a imaginação de quem está ouvindo. Seu sinal chega aonde nenhum outro veículo de comunicação chega, daí o alto alcance geográfico. Em comparação com os outros meios de comunicação, o rádio é o mais acessível economicamente e com isso ele atinge de forma mais direta as populações de baixa renda. Ele proporcionou uma revolução na comunicação à distância.
  • A invenção do Data show

    A invenção do Data show
    O processo de aprendizado que utiliza recursos audiovisuais vem apresentando nos últimos anos um grande desenvolvimento em função do avanço tecnológico e do emprego de novos modelos pedagógicos. O datashow é um grande exemplo de instrumento a serviço das práticas pedagógicas, pois seus recursos visuais são importantes pontos de apoio em apresentações de aula.
  • Invenção do retroprojetor

    Invenção do retroprojetor
    Um projetor de imagens inserido a um ambiente educacional permitiu uma maior interação entre professores e alunos, e possibilitou tornar as aulas mais participativas e inovadoras.
  • Invenção da TV

    Invenção da TV
    Os alemães foram os grandes responsáveis por realizar a primeira transmissão televisiva. Em pleno nazismo, esse tipo de recurso tecnológico foi incrivelmente empregado para a divulgação do regime liderado por Adolf Hitler. A TV é um meio de comunicação de massa. Essa importância levou um interesse muito grande no que tange a empresas comerciais chegando até aos próprios Estados. A educação também se rendeu à TV através dos telecursos e outras utilidades.
  • Invenção do computador

    Invenção do computador
    O computador pode ser usado de diversas maneiras diferentes nos tempos atuais. No mundo do ensino, um computador é utilizado tanto pelos professores quanto pelos alunos na resolução de problemas complexos, e como uma ferramenta útil para fins de pesquisa. A maioria das pessoas torna-se muito dependente do computador, e seu trabalho não pode sobreviver no mundo de hoje sem o uso dele. Posteriormente, foi muito utilizado para o advento da internet.
  • A invenção do tablet

    A invenção do tablet
    Com tamanho reduzido, eles são mais facilmente transportáveis e sua alta capacidade gráfica, de produção e interação, proporciona aos estudantes mais intimidade com a tecnologia da educação dentro de uma sala de aula comum. Diferentemente dos computadores e notebooks, tudo isso acontece sem que seja necessário cortar o contato visual com os professores, ficar em salas fechadas, etc
  • A invenção dos Smatphones

    A invenção dos Smatphones
    O smartphone vem sofrendo transformações ao longo dos anos, e o avanço tecnológico permitiu que este modelo de telefone celular se configure atualmente como uma pequena central multimídia, com diversos aplicativos e algumas capacidades de um pequeno computador portátil. O desenvolvimento da tecnologia digital tem possibilitado o empacotamento de variadas mensagens, som, imagens e dados. A linguagem e comunicação globais passaram a existir de forma horizontal sem centros de controle.
  • A invenção da Lousa digital

    A invenção da Lousa digital
    Um quadro interativo, ou lousa digital, é uma superfície que pode reconhecer a escrita eletronicamente e que necessita de um computador para funcionar. Alguns quadros interativos permitem também a interação com um imagem de computador projetada. São geralmente utilizados no escritório e na sala de aula. Têm-se na lousa digital a proposta de interatividade que a Internet oferece, mas tendo o professor como o orientador e gestor do acesso às informações.