Large funny fingers electricity drawing hand 77938

História da electricidade

  • Period: to

    História da electricidade

  • Isaac Newton

    Isaac Newton
    Na época presidente da "Royal Society" em 1703, encarrega Francis Hauksbee (1688 – 1713) de construir instrumentos destinados á venda e aos cursos públicos de física. Mais tarde Newton irá elaborar as leis da mecânica.
  • Francis Hauksbee

    Francis Hauksbee
    Máquina elétrica de Hauksbee, engenheiro que já havia construído instrumentos para vender e para os cursos de física, constrói uma máquina elétrica (gerador eletrostático) que ele coloca em rotação e atrita com a mão e provoca descargas luminosos deslumbrantes entre dois cilindros. Ele identifica o caráter elétrico do fenômeno. A bola atritada, atrai os objetos leves e a atração criada é bem mais forte qua a dos pedaços de "âmbar".
  • Experiêcias de Grey e Wheeler

    Experiêcias de Grey e Wheeler
    Stephen Gray, tintureiro, interessou-se pelas experiências luminosas de Hauksbee. Ele mostra como uma simples gota d'água pode servir como lupa e que é possível se observar os animais minúsculos. Lança-se a estudar novos corpos que podem ou não se eletrizar. Gray classifica assim os corpos em duas categorias: os condutores, que podem se eletrizar e os que não podem, quando atritados.
  • Charles François Ciesternay du Fay

    Charles François Ciesternay du Fay
    Dufay – Químico, mostra que um grande número de corpos podem ficar fosforescentes por calcinação em presença de certos metais. Ele estuda a eletricidade para descobrir as propriedades de algumas substâncias no maior número possível de corpos. Ele aumenta o número de corpos que podem ser eletrizados, e, assim como já havia sugerido Gray, divide os corpos em duas categorias opostas: Os isolantes e os condutores.
    Com Dufay, ordem e sistematização são introduzidos em eletricidade
  • George Boze

    George Boze
    inventa grande número de diversões com eletricidade. A partir desse momento, a eletricidade não se faz apenas no ambiente das universidades e academias, mas é levada ao público como forma de diversão do momento.
    Após milhares de experimentos repetidos por toda a Europa, três fenômenos são bem distinguidos: a atração, a repulsão e a condução.
  • Garrafa de Leyde ou condensador

    Garrafa de Leyde ou condensador
    dois amadores, um Dignitário Eclesiástico de Ponseraine: Eduardo Von Kleist e um Magistrado da cidade de Leyde: Andréas Cuneus, fazem independentemente uma experiência que vai renovar completamente os estudos e os prazeres da eletricidade. Eles criam o circuito elétrico.
    Em 1745, o professor de física da Universidade de Leyde, Pieter Van Munchembroek , amigo do magistrado, monta a partir da experiência de Kleist a “Garrafa de Leyde”, mais tarde morre assim que uma descarga das gar
  • Nollet

    Nollet
    Foi assistente de Dufay, se torna professsor de física e se interessa pela eletricidade e pela garrafa de Leyde que permite acumular e conservar a eletricidade.
    Mais tarde ele realiza uma segunda tentativa para reforçar o acúmulo de eletricidade: aumentar a superfície do vidro ou utilizar diversas garrafas ligadas umas às outras, a qual chamamos bateria.
  • Benjamin Franklin

    Benjamin Franklin
    Primeiros Para raios. Em 1746, Franklin, americano que exercia diversos ofícios, conhecido como o criador da fórmula "O tempo é dinheiro", se interessa por contabilidade e não conhece grandes coisas de física. Começa então a se interessar pela eletricidade e vai aplicar a ela a mesma abordagem econômica, uma metodologia bem diferente dos físicos cartesianos franceses. Franklin pensa sobre a eletricidade com a visão de um contador. Para ele "todo o corpo possui em seu estado normal uma certa qua
  • J. Priesley

    J. Priesley
    químico dedicado ao estudo dos fenômenos físicos, com base nos trabalhos de Newton sobre a gravidade, em 1760 enunciou pela primeira vez a possibilidade de que a interação entre os corpos eletrizados fosse a mesma que a interação gravitacional.
  • Alessandro Volta

    Alessandro Volta
    Cria o Eletróforo - instrumento que podia ser usado como um estoque portátil de carga elétrica, e assim, transferir cargas para outros dispositivos ou mesmo carregar uma garrafa de Leyde. Volta criou também um eletrômetro muito sensível permitindo detectar a eletricidade da atmosfera.
    Volta procura aumentar a tensão elétrica produzida pelo contato de dois metais diferentes. Estuda todo tipo de alternância de metais e condutores diversos. Com sua experiência Volta inventa a pilha elétrica. " 'Um
  • Luigi Galvani

    Luigi Galvani
    Experiência de Galvani: Existirá uma eletricidade animal? Professor de anatomia interessou-se sobre a influência da eletricidade em seus estudos. Ele trabalhou com as garrafas de Leyde e com coxas da rã, tentando explicar as contrações que observava quando tocava nelas com o bisturi, supondo ser eletricidade contida no animal. Foi a pista para a criação da pilha de Volta.
  • Pilha de Volta

    Pilha de Volta
    Volta apresenta a sua pilha que funciona como um circuito fechado. A pilha voltaica usava dois metais diferentes separados por substâncias químicas úmidas para produzir um fluxo de carga elétrica. A pilha voltaica original usava três tipos de discos: zinco, papelão ou couro e cobre.
  • James Joule

    James Joule
    Joule estudou os efeitos termoelétricos durante os anos de 1830. Joule demonstrou que a eletricidade e o trabalho mecânico produziam calor, e não o deslocavam de um ponto para o outro ( como se acreditava na época). D mesma forma o calor também podia ser transformado em trabalho mecânico. Joule lançou as bases do conceito moderno de energia. A lei de Joule define que o calor produzido é proporcional à resistência do fio, ao tempo de fluxo da corrente e ao quadrado da intensidade da corren
  • Michael Faraday

    Michael Faraday
    Físico e químico britânico; 1831 Cria o Anel de Indução;. Realiza o objetivo de "criar a eletricidade com o magnetismo". O Anel de Indução de Faraday com duas bobinas separadas eletricamente, foi considerado o primeiro transformador.
  • John Daniell

    John Daniell
    Pilha de Daniell. Sua pilha sustentava a corrente elétrica por mais tempo. Sua pilha produzia cerca de 1volt e era usada em pesquisas.
  • William Cooke e Charles Wheasttone

    William Cooke e Charles Wheasttone
    instalaram um primeiro telégrafo na Inglaterra. No início as pessoas não aceitaram a idéia de passar fios elétricos por suas terras. Mais tarde foi desenvolvido o telégrafo sem fio, baseado nas ondas eletromagnéticas. Isto foi pssível a partir das experiências de Hertz e Marconi.
  • Edward Clarke

    Edward Clarke
    Um fabricante de instrumentos londrino, cria uma eficiente máquina magnetoelétrica, na qual o movimento de uma manivela faz girar bobinas de fio em vez de um grande imã. A máquina de Clarke foi usada para demonstrações e tratamentos médicos.
  • Thomas Alva Edison

    Thomas Alva Edison
    Edson explora os estudos de Joule no fim do século XIX. Começou sua carreira como telegrafista de ferrovia. Tornou-se inventor e aperfeiçoou uma série de invenções de outros. Seu primeiro sucesso foi em 1870, criando um dispositivo que comunicava por telégrafo as cotações das ações entre escritórios da área financeira de Nova York.
  • Heinrich Hertz

    Heinrich Hertz
    Físico , põe em funcionamento em 1888 as ondas eletromagnéticas. " As ondas eletromagnéticas se propagam no ar à velocidade da luz ( em torno de 300.000km/s). Elas possibilitam transmitir sinais elétricos sem suporte material. A partir desse princípio, foi desenvolvido mais tarde o telégrafo sem fio (TSF), depois o rádio utilizou também essas ondas.
  • Guglielmo Marconi

    Guglielmo Marconi
    Na década de 1890, a partir das descobertas de Maxwell, os trabalhos de Marconi resultaram no telégrafo sem fio.