Win 20200824 09 25 02 pro

Segunda Guerra Mundial - Cronologia

  • Tropas da Alemanha invadem a Polônia e começa oficialmente a Segunda Guerra Mundial.

    Tropas da Alemanha invadem a Polônia e começa oficialmente a Segunda Guerra Mundial.
    A invasão da Polônia aconteceu oficialmente na madrugada de 1º de setembro de 1939, com os alemães mobilizando 1,5 milhão de soldados, apoiados por 3.600 blindados e 1.929 aviões de guerra. Além de penetrarem no território polonês, os alemães atacaram a cidade portuária de Danzig com o encouraçado Schleswig-Holstein.
  • Alemanha anexa a cidade livre de Danzig.

    Alemanha anexa a cidade livre de Danzig.
  • França e Inglaterra declaram guerra à Alemanha.

    França e Inglaterra declaram guerra à Alemanha.
    Sendo seguidos posteriormente por todos os países independentes da comunidade britânica.
  • Começa a Batalha do Atlântico.

    Começa a Batalha do Atlântico.
    Inicialmente, os Aliados Reino Unido e França exerceram bloqueio naval contra a Alemanha Nazista, com os eventos decorrentes da queda da França, a marinha britânica estendeu tal bloqueio à Itália fascista. A partir de 1941, as potências europeias do Eixo através de suas frotas de submarinos, progressivamente iniciaram tentativas seguidas de bloquear as rotas navais aliadas no Atlântico; visando impedir a chegada de suprimentos ao Reino Unido e à União Soviética.
  • União Soviética invade a Polônia.

    União Soviética invade a Polônia.
    Os alemães haviam invadido a Polônia no dia 1º de setembro, num fulminante ataque militar que ficou conhecido no mundo pela expressão blitzkrieg (guerra relâmpago). Usando o argumento de que precisava proteger suas fronteiras, a União Soviética atacou pelo lado oriental.
  • A Polônia se rende aos alemães.

    A Polônia se rende aos alemães.
    A Alemanha e a União Soviética dividem a Polônia entre si.
  • A União Soviética ataca a Finlândia.

    A União Soviética ataca a Finlândia.
    Começou quando a União Soviética atacou a Finlândia, bombardeando a capital Helsínquia a 30 de novembro de 1939, três meses após o início da Segunda Guerra Mundial. O conflito arrastou-se até 12 de março de 1940, quando um tratado de paz foi assinado, cedendo 10% do território finlandês e 20% da sua capacidade industrial à União Soviética.
  • Dinamarca, Suécia e Noruega declaram neutralidade.

    Dinamarca, Suécia e Noruega declaram neutralidade.
  • Alemanha coloca em prática o plano de invadir a Noruega e a Dinamarca.

    Alemanha coloca em prática o plano de invadir a Noruega e a Dinamarca.
    Esse ataque marcou o início da Campanha da Noruega, que seria ganha pelos alemães. O nome da operação significa "Exercício no Weser", sendo este um rio alemão. Foi planejada pelo general alemão Nikolaus von Falkenhorst, a pedido de Hitler.
  • Alemanha invade a Bélgica, Holanda, Luxemburgo e norte da França.

    Alemanha invade a Bélgica, Holanda, Luxemburgo e norte da França.
    A batalha durou de 10 de maio 1940 até as principais forças neerlandesas se renderem no dia 14 do mesmo mês.
  • A Alemanha começa a bombardear o sul da Inglaterra.

    A Alemanha começa a bombardear o sul da Inglaterra.
  • Aviões da Alemanha bombardeiam a cidade de Paris.

    Aviões da Alemanha bombardeiam a cidade de Paris.
    Determinados a arruinar a economia e as forças armadas da França, reduzir sua população e, resumidamente, destruir sua moral e sua capacidade de angariar apoio para as nações ocupadas, os alemães bombardearam a capital da França sem levar em consideração que a maioria das vítimas eram civis, incluindo crianças, o bombardeio alcançou seu objetivo, criando um clima de terror no país.
  • Paris é tomada pelos alemães.

    Paris é tomada pelos alemães.
    A capital da França, Paris, capitulou diante dos alemães em 14 de junho de 1940.Esse acordo dividiu a França em duas: a zona ocupada pelos nazistas e a zona não ocupada, equivalente a dois quintos do país, governada pelos franceses e com a capital na cidade de Vichy, ao sul.
  • Os alemães começam a atacar a cidade de Londres.

    Os alemães começam a atacar a cidade de Londres.
    Embora tenha atingido várias cidades na Inglaterra, começou com o bombardeamento de Londres, que se seguiu por 57 noites consecutivas. No final de 1941, mais de 43 000 civis, metade deles em Londres, foram vitimados pelas bombas, e mais de um milhão de casas destruídas ou danificadas apenas na região londrina.
  • A aviação inglesa bombardeia a cidade de Berlim.

    A aviação inglesa bombardeia a cidade de Berlim.
    Um bombardeiro Armstrong Whitworth Whitley decolando em 25 de agosto de 1940. A RAF lançou sua primeira incursão em Berlim, em retaliação pelo bombardeio alemão de Londres no dia anterior. O alarme foi dado às 00:20, mas a mais violenta resposta da artilharia antiaérea aos bombardeiros ocorreu por volta das 02:15, momento em que vários aviões britânicos voaram diretamente sobre o centro da cidade, alegadamente mesmo por cima da chancelaria do Reich.
  • Aviação alemã começa os bombardeios noturnos a várias cidades inglesas.

    Aviação alemã começa os bombardeios noturnos a várias cidades inglesas.
    Outros centros militares e industriais importantes, como Belfast, Birmingham, Bristol, Cardiff, Coventry, Glasgow, Sheffield, Swansea, Liverpool, Hull, Manchester, Portsmouth, Plymouth e Southampton sofreram intensos ataques aéreos que provocaram um alto número de vítimas.
  • Começam as incursões militares italianas no norte da África.

    Começam as incursões militares italianas no norte da África.
    Durante a Segunda Guerra Mundial, a Campanha Norte-Africana, também conhecida como Guerra do Deserto, desenrolou-se no deserto norte-africano de 10 de junho de 1940 até 16 de maio de 1943. Ela incluiu campanhas travadas nos deserto líbio e egípcio, em Marrocos e na Argélia (Operação Tocha) e na Tunísia (Campanha Tunisiana).
  • Japão invade a Indochina Francesa.

    Japão invade a Indochina Francesa.
    A Invasão japonesa da Indochina Francesa foi uma operação organizada pelo Império do Japão com o objetivo de bloquear a entrada de armamentos, combustível e materiais fornecidos pelos Estados Unidos para a China através da ferrovia Haiphong-Yunnan Fou durante a Segunda Guerra Sino-Japonesa. A invasão de 32 mil soldados teve como foco principal a região norte de Tonkín.
  • Alemanha, Itália e Japão firmam o tratado conhecido como Eixo Roma-Berlim-Tóquio.

    Alemanha, Itália e Japão firmam o tratado conhecido como Eixo Roma-Berlim-Tóquio.
    Em 1º de novembro de 1936, uma semana após assinarem um tratado de amizade, a Alemanha e a Itália anunciaram a criação do Eixo Roma-Berlim. Em 25 de novembro de 1936, a Alemanha nazista e o Japão imperial assinaram o Pacto Anti Internacional Comunista (Comintern) em oposição à União Soviética. A Itália uniu-se ao Pacto em 6 de novembro de 1937. Em 22 de maio de 1939, a Alemanha e a Itália assinaram um tratado conhecido como Pacto de Aço.
  • Tropas da Alemanha entram em território da Bulgária.

    Tropas da Alemanha entram em território da Bulgária.
    Mas era o exército soviético que avançava rapidamente contra a Bulgária. Em agosto, o país, anunciou que estava se retirando da guerra e pediu aos nazistas que se retirassem. Tropas búlgaras foram praticamente expulsas da Grécia e da Iugoslávia, e em setembro as tropas soviéticas cruzaram a fronteira norte. O governo, declarou guerra contra a Alemanha, mas os soviéticos não podiam mais ser expulsos e em 5 de setembro, o país comunista declarou guerra à Bulgária
  • União Soviética e Japão assinam o Pacto de Neutralidade.

    União Soviética e Japão assinam o Pacto de Neutralidade.
    Império Japonês e União Soviética assinaram, em 13 de abril de 1941, um pacto de não-agressão, que estipulava que, por um período de cinco anos, os dois países manteriam relações amigáveis e pacíficas e que no caso de hostilidade entre uma das partes e um terceiro país, o país não envolvido se manteria neutro.
  • Estados Unidos ordenam o fechamento de todos os consulados alemães no país.

    Estados Unidos ordenam o fechamento de todos os consulados alemães no país.
    Ao mesmo tempo, mandou encerrar a agência de jornais alemães nos Estados Unidos, a Transocean, a Biblioteca de Informação Alemã, em Nova Iorque, e o gabinete dos caminhos-de-ferro alemães Reichsbahn.
  • Alemanha ataca a União Soviética.

    Alemanha ataca a União Soviética.
    A invasão da União Soviética pelas Potências do Eixo, iniciada em 22 de junho de 1941, durante a Segunda Guerra Mundial. Foi projetada para alcançar os objetivos ideológicos da Alemanha nazista de conquistar a União Soviética ocidental para que ela pudesse ser repovoada pelos alemães, de usar os povos eslavos como força de trabalho escravo para o esforço de guerra do Eixo e de aproveitar as reservas de petróleo do Cáucaso e os recursos agrícolas dos territórios soviéticos.
  • O Japão ataca a base norte-americana de Pearl Harbor.

    O Japão ataca a base norte-americana de Pearl Harbor.
    O ataque japonês a Pearl Harbor marcou definitivamente a participação do Japão e dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial. Em 7 de dezembro de 1941, no início da manhã os japoneses bombardearam a base norte americana de Pearl Harbor, no Havaí. Foi um acontecimento sangrento e violento, ocasionando na morte de mais de dois mil americanos e mais de mil feridos, além de navios destruídos.Dezenas de navios e aviões americanos foram destruídos.
  • Os Estados Unidos declaram guerra ao Império Japonês.

    Os Estados Unidos declaram guerra ao Império Japonês.
    O Japão anunciou uma declaração de guerra aos Estados Unidos no mesmo dia (8 de dezembro em Tóquio), mas a declaração não foi entregue até o dia seguinte. No dia seguinte, 8 de dezembro, o Congresso dos Estados Unidos declarou guerra ao Japão.
  • Alemanha e Itália declaram guerra aos Estados Unidos.

    Alemanha e Itália declaram guerra aos Estados Unidos.
    Em 11 de dezembro, a Alemanha Nazista e a Itália declararam guerra aos Estados Unidos, que responderam com uma declaração de guerra contra a Alemanha Nazista e a Itália.
  • Tem início a Batalha de Stalingrado.

    Tem início a Batalha de Stalingrado.
    foi um grande combate travado entre a Wehrmacht (o exército da Alemanha Nazista) e seus aliados do Eixo contra as tropas da União Soviética pela posse da cidade de Stalingrado, às margens do rio Volga, entre 17 de julho de 1942 e 2 de fevereiro de 1943, durante a Segunda Guerra Mundial. A batalha foi um dos pontos de virada da guerra na Frente Oriental, marcando o limite da expansão alemã no território soviético, a partir de onde o Exército Vermelho empurraria as forças alemãs até Berlim.
  • A França de Vichy é ocupada pelos alemães.

    A França de Vichy é ocupada pelos alemães.
    De 1940 a 1942, enquanto o regime de Vichy era o governo nominal de toda a França, excepto a região da Alsácia-Lorena, os militares alemães ocuparam o norte da França.
  • Tropas alemãs são cercadas em Stalingrado.

    Tropas alemãs são cercadas em Stalingrado.
    Em um dia como este, no ano de 1942, um contra-ataque soviético cercou 250 mil soldados alemães, no sul de Kalach, no rio Don, em Stalingrado, durante a Segunda Guerra Mundial. No dia 2 de fevereiro de 1943, quando ocorreu a rendição alemã, cerca de 91 mil soldados foram presos, incluindo 22 generais.
  • Tropas aliadas desembarcam na Sicília.

    Tropas aliadas desembarcam na Sicília.
    No dia 10 de julho de 1943, as tropas aliadas desembarcaram na Sicília, iniciando os combates da Segunda Guerra Mundial no continente europeu. A decisão para um ataque à Sicília foi tomada em janeiro de 1943, na Conferência de Casablanca.
  • Conferência de Teerã, onde se encontram Churchill, Roosevelt e Stálin.

    Conferência de Teerã, onde se encontram Churchill, Roosevelt e Stálin.
    A ocasião reuniu pela primeira vez os três grandes estadistas do mundo da época: Josef Stalin, da União Soviética, Winston Churchill, do Reino Unido, e Franklin Delano Roosevelt, dos Estados Unidos.
    Além de lançarem bases de definições de partilhas, decidiu-se que as forças anglo-americanas interviriam na França, completando o cerco de pressão à Alemanha, juntamente com as forças orientais soviéticas, o que concretizou-se com o desembarque dos Aliados na Normandia no Dia D.
  • Começa a Batalha de Monte Cassino na Itália com participação de soldados brasileiros do lado dos aliados.

    Começa a Batalha de Monte Cassino na Itália com participação de soldados brasileiros do lado dos aliados.
    A Batalha de Monte Cassino foi uma série de quatro duras batalhas dos Aliados contra a Linha de inverno na Itália, mantida pelas Potências do Eixo durante a Campanha da Itália na Segunda Guerra Mundial. A intenção era um avanço em direção a Roma.
    No início de 1944, a metade ocidental da Linha de inverno estava sendo ancorada pelos alemães que dominavam os vales dos rios Rapido-Gari, Liri e Garigliano e alguns dos picos e serras circundantes.
  • Os aliados entram em Roma.

    Os aliados entram em Roma.
    As tropas aliadas entram em Roma, evacuada pelos alemães, porque as derrotas militares a haviam tornado numa cidade defensivamente insustentável. Ao contrário de vários outros episódios do passado, desta vez Roma não foi directamente conquistada, embora tenha sido perdida pelos anteriores ocupantes.
  • Dia D, os aliados desembarcam na Normandia.

    Dia D, os aliados desembarcam na Normandia.
    Os desembarques na Normandia consistiram nas operações de desembarque da invasão dos Aliados da Normandia na Operação Overlord durante a Segunda Guerra Mundial. Com o nome de código Operação Neptuno e muitas vezes referido como o Dia D, foi a maior invasão por mar da história. A operação deu início à libertação dos territórios ocupados da Europa noroeste pelos alemães do controlo nazi e implantou os alicerces da vitória dos Aliados na Frente Ocidental.
  • Varsóvia é ocupada pelas tropas da União Soviética.

    Varsóvia é ocupada pelas tropas da União Soviética.
    Varsóvia só foi libertada em 17 de janeiro de 1945, pelas tropas soviéticas com ajuda do 1° Exército das Forças Armadas Polonesas. No centro da capital, foi construído um cemitério memorial, onde enterraram os restos mortais dos 22 mil soldados soviéticos que morreram na luta de libertação. Mais de 600 mil morreram durante as batalhas na Polônia.
  • O exército vermelho libertam os prisioneiros do campo de concentração de Auschwitz.

    O exército vermelho libertam os prisioneiros do campo de concentração de Auschwitz.
    Libertação do campo de concentração Auschwitz-Birkenau. Em 27 de janeiro de 1945, o Exército Vermelho libertou Auschwitz, o maior e mais terrível campo de extermínio dos nazistas. ... Auschwitz tornou-se sinônimo do genocídio de judeus, sintos e roma e tantos outros grupos perseguidos pelos nazistas.
  • Começa a Conferência de Yalta.

    Começa a Conferência de Yalta.
    A Conferência de Yalta é composta por um conjunto de reuniões ocorridas entre 4 e 11 de fevereiro de 1945 no Palácio de Livadia, na estação balneária de Yalta, nas margens do Mar Negro, na Crimeia. Foi a segunda das três conferências em tempo de guerra entre os líderes das principais nações aliadas (a anterior ocorreu em Teerã, e a posterior em Potsdam) e as potências capitalistas comemoraram a vitória na reunião.
  • Hitler se suicida em Berlim.

    Hitler se suicida em Berlim.
    A Morte de Adolf Hitler ocorreu em 30 de Abril de 1945, normalmente aceita-se que foi suicídio por arma de fogo e também envenenamento por cianeto. O duplo método de suicídio e outras circunstâncias que rodearam o evento incentivaram rumores de que Hitler teria sobrevivido ao final da Segunda Guerra Mundial, tendo fugido para um país da América do Sul onde teria morrido com uma doença incurável, tendo sido um sósia a morrer no bunker em Berlim.
  • Berlim é ocupada pelo exército soviético.

    Berlim é ocupada pelo exército soviético.
    Em 9 de março, a Alemanha estabeleceu seu plano defensivo para a cidade com a Operação Clausewitz. As primeiras defesas nas cercanias de Berlim começaram em 20 de março, sob a direção do general Gotthard Heinrici.
    Em 30 de abril, com o exército vermelho a poucos quilômetros, Hitler suicidou-se e vários oficiais do regime e do exército alemão também se suicidaram. A guarnição da cidade se rendeu em 2 de maio.
  • Os Estados Unidos lançam bomba atômica sobre a cidade japonesa de Hiroshima.

    Os Estados Unidos lançam bomba atômica sobre a cidade japonesa de Hiroshima.
    Foi um bombardeio realizado pelos Estados Unidos contra o Império do Japão durante os estágios finais da Segunda Guerra Mundial, em agosto de 1945. Foi o primeiro e único momento na história em que armas nucleares foram usadas em guerra e contra alvos civis.
  • Assinatura da rendição do Japão e fim da Segunda Guerra Mundial.

    Assinatura da rendição do Japão e fim da Segunda Guerra Mundial.
    Em 2 de setembro de 1945, a bordo de um navio estadunidense, na baía de Tóquio, o Japão formalizou sua rendição aos Aliados. Era o que faltava para que a Segunda Guerra Mundial chegasse ao fim.
    A rendição japonesa era esperada desde julho, quando sua Marinha foi quase integralmente destruída. Também a Força Aérea estava bastante debilitada, e os bombardeios promovidos pelos Estados Unidos e Reino Unido não cessavam, deixando cidades devastadas.