Segunda Guerra Mundial

  • 1939

  • Tropas da Alemanha invadem a Polônia. Começa oficialmente a Segunda Guerra Mundial.

    A invasão da Polônia aconteceu oficialmente na madrugada de 1º de setembro de 1939, com os alemães mobilizando 1,5 milhão de soldados, apoiados por 3.600 blindados e 1.929 aviões de guerra.
  • Alemanha anexa a cidade livre de Danzig.

  • França e Inglaterra declaram guerra à Alemanha.

    No dia 3 de setembro de 1939, França e Grã-Bretanha declararam guerra à Alemanha nazista, que havia invadido a Polônia dois dias antes.
  • Começa a Batalha do Atlântico.

    A Batalha do Atlântico, que durou de Setembro de 1939 até a derrota alemã em 1945, foi a mais longa campanha militar contínua da Segunda Guerra Mundial. Durante os seis anos desta guerra naval, submarinos e navios de guerra pertencentes aos países do Eixo foram lançados contra embarcações dos países Aliados que transportavam equipamentos e provisões para a Europa.
  • União Soviética invade a Polônia.

    A invasão soviética da Polônia foi uma operação militar que começou sem uma declaração formal de guerra a 17 de setembro de 1939, durante as primeiras fases da II Guerra Mundial, dezesseis dias após o início do ataque nazista alemão sobre a Polônia.
  • Polônia se rende aos alemães.

    Em 17 de setembro, outra invasão: o Exército Vermelho (União Soviética) entrou no território polonês pelo leste. Dez dias depois, Varsóvia, a capital, se rendeu. Em pouco mais de um mês desde a primeira invasão, a Polônia deixou de existir como um país, passando a ser território ocupado por alemães e soviéticos.
  • União Soviética ataca a Finlândia.

    A Guerra de Inverno ou Guerra Soviético-Finlandesa foi o embate entre a URSS e a Finlândia que ocorreu em 30 de novembro de 1939, porém a sua origem está atrelada ao Pacto Molotov-Ribbentrop, assinado por alemães e soviéticos, que pregava a não-agressão e incluía a Finlândia na área de influência soviética.
  • 1940

  • Dinamarca, Suécia e Noruega declaram neutralidade.

  • Alemanha coloca em prática o plano de invadir a Noruega e a Dinamarca.

    A invasão alemã na Noruega ocorreu em abril de 1940, após Hitler adiar por duas vezes seus planos de domínio dos Países Baixos e da França.
  • Alemanha invade a Bélgica, Holanda, Luxemburgo e norte da França.

    A batalha durou de 10 de maio 1940 até as principais forças neerlandesas se renderem no dia 14 do mesmo mês. As tropas neerlandesas da província da Zelândia continuaram a resistir à Wehrmacht até 17 de maio, quando a Alemanha completou a ocupação de todo o país.
  • Alemanha começa a bombardear o sul da Inglaterra.

    Os alemães deram início, em um dia como este, no ano de 1940, ao primeiro de uma longa série de bombardeios contra a Grã-Bretanha, durante a Segunda Guerra Mundial, no que ficou conhecido como a Batalha da Grã-Bretanha ou a Batalha da Inglaterra, que durou três meses e meio.
  • Aviões da Alemanha bombardeiam a cidade de Paris.

    Determinados a arruinar a economia, as forças armadas da França, reduzir sua população, destruir sua moral e sua capacidade de angariar apoio para as nações ocupadas, os alemães bombardearam a capital da França sem levar em consideração que a maioria das vítimas eram civis, incluindo crianças.
  • Itália declara guerra aos aliados.

    Caiu como uma bomba a notícia – transmitida no dia 13 de outubro de 1943 – de que o governo da Itália havia declarado guerra contra seu ex-aliado e parceiro do Eixo, a Alemanha nazista, juntando-se aos aliados na luta contra a Wehrmacht. Quando Benito Mussolini regressou a Roma depois de mais um encontro com Adolf Hitler, em 19 de julho daquele ano, viu um cenário muito pior do que os destroços deixados pelo primeiro ataque aéreo dos aliados contra a capital italiana.
  • Paris é tomada pelos alemães.

    A Resistência Francesa, como ficou conhecido o movimento, teve importante papel na vitória aliada. Em 6 de junho de 1944, as tropas Aliadas desembarcaram na Normandia, costa norte da França. ... Em agosto, Paris foi libertada, e até o fim de 1944 a maior parte do território francês deixava de ser domínio alemão.
  • Os alemães começam a atacar a cidade de Londres.

    Aviões da Alemanha nazista iniciavam uma operação de bombardeios a Londres que duraria oito meses e ficaria conhecida como a "Blitz de Londres". Segundo o jornal britânico The Guardian, no fim da tarde do dia 7 de setembro, aeronaves alemãs voaram baixo, sobre o rio Tâmisa, e iniciaram o ataque despejando bombas no porto da cidade.
  • A aviação inglesa bombardeia a cidade de Berlim.

    Ao fim da tarde de 25 de agosto de 1940, teve início uma operação por parte da RAF, a Royal Air Force britânica, em que 95 bombardeiros de três tipos descolaram de bases no sul de Inglaterra dirigindo-se para leste a coberto da noite em direção à Alemanha.
  • Aviação alemã começa os bombardeios noturnos a várias cidades inglesas.

    Os alemães fracassaram completamente em atingir o objetivo da Blitz, que seria minar o moral do povo britânico e facilitar uma potencial invasão da Grã-Bretanha. Em maio de 1941, a ameaça da iminente invasão havia passado, e Hitler redirecionou sua atenção para o leste da Europa. Embora os alemães nunca mais tenham conseguido bombardear a Grã-Bretanha em larga escala novamente, continuaram com ataques menores durante a guerra, elevando o número de vítimas civis para 51 509.
  • Começam as incursões militares italianas no norte da África.

    Durante a Segunda Guerra Mundial, a Campanha Norte-Africana, também conhecida como Guerra do Deserto, desenrolou-se no deserto norte-africano de 10 de junho de 1940 até 16 de maio de 1943. ... A luta na África do Norte começou com a declaração de guerra do Reino da Itália em 10 de junho de 1940.
  • Japão invade a Indochina Francesa.

    A invasão da Indochina Francesa foi uma operação organizada pelo Império do Japão com o objetivo de bloquear a entrada de armamentos, combustível e materiais fornecidos pelos Estados Unidos para a China através da ferrovia Haiphong-Yunnan Fou durante a Segunda Guerra Sino-Japonesa.
  • - Alemanha, Itália e Japão firmam o tratado conhecido como Eixo Roma-Berlim-Tóquio.

    O Eixo surgiu no Pacto Anticomintern, um tratado anticomunista assinado pela Alemanha e Japão em 1936. A Itália aderiu ao pacto em 1937. O "Eixo Roma–Berlim" tornou-se uma aliança militar em 1939 com o Pacto de Aço e integrou seus objetivos militares em 1940, com o Pacto Tripartite.
  • 1941

  • Tropas da Alemanha entram em território da Bulgária.

    O reino búlgaro permaneceu neutro durante o primeiro ano da Primeira Guerra Mundial, mas quando a Alemanha prometeu restaurar as fronteiras do Tratado de San Stefano, a Bulgária, que tinha o maior exército dos Bálcãs, declarou guerra contra a Sérvia em outubro de 1915.
  • União Soviética e Japão assinam o Pacto de Neutralidade.

    O Pacto de Neutralidade foi um tratado de paz que pôs fim à guerra não declarada entre o Império do Japão e a União Soviética, na fronteira entre o Estado fantoche japonês de Manchukuo e a Mongólia pró-soviética, estabilizou-se após a vitória do marechal Gueorgui Jukov na Batalha de Khalkhin Gol.
  • Estados Unidos ordenam o fechamento de todos os consulados alemães no país.

    A declaração de guerra da Alemanha Nazi contra os Estados Unidos foi um acto formal de declaração de guerra levado a caso pela Alemanha Nazi a 11 de Dezembro de 1941 devido ao culminar de uma série de eventos provocados pelo seu aliado Japão Imperial e pelos Estados Unidos, que já havia declarado guerra ao Japão aquando da declaração de guerra alemã.
  • Alemanha ataca a União Soviética.

    A Operação Barbarossa, iniciada em 22 de junho de 1941, marcou o início do conflito entre Alemanha e União Soviética na Segunda Guerra Mundial.
  • O Japão ataca a base norte-americana de Pearl Harbor

    O ataque japonês a Pearl Harbor marcou definitivamente a participação do Japão e dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial. Em 7 de dezembro de 1941, no início da manhã os japoneses bombardearam a base norte americana de Pearl Harbor, no Havaí.
  • Os Estados Unidos declaram guerra ao Império Japonês.

    Em um dia como este, no ano de 1941, enquanto a base de Pearl Habor estava em ruínas, chegava ao presidente dos Estados Unidos, Franklin Roosevelt, uma declaração de guerra contra o Japão. ... Era o começo de um contra-ataque que causaria terríveis consequências ao Japão.
  • Alemanha e Itália declaram guerra aos Estados Unidos.

    A declaração de guerra da Alemanha Nazi contra os Estados Unidos foi um acto formal de declaração de guerra levado a caso pela Alemanha Nazi a 11 de Dezembro de 1941 devido ao culminar de uma série de eventos provocados pelo seu aliado Japão Imperial e pelos Estados Unidos, que já havia declarado guerra ao Japão.
  • 1942

  • Tem início a Batalha de Stalingrado.

    A Batalha de Stalingrado foi a maior batalha travada durante a Segunda Guerra Mundial. Ocorreu entre os exércitos alemão e soviético de julho de 1942 a fevereiro de 1943 e resultou na morte de aproximadamente dois milhões de pessoas.
  • A França de Vichy é ocupada pelos alemães.

    Um armistício foi assinado em 22 de junho de 1940 em Compiègne. Nos termos do acordo, uma área designada no norte e no oeste da França, a zone occupée, foi ocupada pelo exército alemão, nesta região, o governo francês localizado em Vichy, liderado pelo idoso Marechal Philippe Pétain, era um subordinado aos alemães.
  • Tropas alemãs são cercadas em Stalingrado.

    Em um dia como este, no ano de 1942, um contra-ataque soviético cercou 250 mil soldados alemães, no sul de Kalach, no rio Don, em Stalingrado, durante a Segunda Guerra Mundial. ... No dia 2 de fevereiro de 1943, quando ocorreu a rendição alemã, cerca de 91 mil soldados foram presos, incluindo 22 generais.
  • 1943

  • Tropas aliadas desembarcam na Sicília.

    Aliados desembarcam na Sicília. No dia 10 de julho de 1943, as tropas aliadas desembarcaram na Sicília, iniciando os combates da Segunda Guerra Mundial no continente europeu. A decisão para um ataque à Sicília foi tomada em janeiro de 1943, na Conferência de Casablanca.
  • Conferência de Teerã, onde se encontram Churchill, Roosevelt e Stálin.

    A Conferência de Teerã, que se realizou na cidade homônima (capital do Irã), reuniu os chefes de Estado dos Estados Unidos, da União Soviética e da Inglaterra: Roosevelt, Stalin e Churchill, respectivamente.
  • 1944

  • Começa a Batalha de Monte Cassino na Itália com participação de soldados brasileiros do lado dos aliados.

    A Batalha de Monte Cassino (também conhecida como a Batalha por Roma ou Batalha por Cassino) foi uma série de quatro duras batalhas dos Aliados contra a Linha de inverno na Itália, mantida pelas Potências do Eixo durante a Campanha da Itália na Segunda Guerra Mundial. A intenção era um avanço em direção a Roma.
  • Os aliados entram em Roma.

    Os Bombardeios de Roma na Segunda Guerra Mundial ocorreram em diversas ocasiões entre 1943 e 1944, primordialmente pelos Aliados e, em menor escala, pelo Eixo, antes da cidade ser invadida e tomada pelos aliados em 4 de junho de 1944.
  • Dia D, os aliados desembarcam na Normandia.

    O Dia D foi uma operação militar que aconteceu em 6 de junho de 1944 durante a Segunda Guerra Mundial, em que os Aliados organizaram um grande esforço militar e desembarcaram suas tropas na Normandia, região do norte da França dominada pelos nazistas.
  • 1945

    1945
  • Varsóvia é ocupada pelas tropas da União Soviética.

    A ofensiva começou quando o Exército Soviético aproximou-se de Varsóvia. Os principais objetivos dos polacos eram manter os alemães ocupados e ajudar nos esforços de guerra contra a Alemanha e as Forças do Eixo. Entre os objetivos políticos secundários estava a libertação da cidade antes da chegada dos soviéticos, conquistando assim seu direito de soberania e desfazendo a divisão da Europa Central em esferas de influência sob os poderes aliados.
  • O exército vermelho libertam os prisioneiros do campo de concentração de Auschwitz.

    Por um longo tempo, Auschwitz era apenas o nome alemão dado a Oświęcim, na Baixa Polônia, a cidade em volta da qual os campos eram localizados. No complexo construído, Auschwitz II–Birkenau foi designado por ele como campo de extermínio e o lugar para a Solução Final dos judeus.
  • Começa a Conferência de Yalta.

    A Conferência de Ialta, ou Conferência de Yalta, também chamada de Conferência da Crimeia, é composta por um conjunto de reuniões ocorridas entre 4 e 11 de fevereiro de 1945 no Palácio de Livadia, na estação balneária de Yalta, nas margens do Mar Negro, na Crimeia.
  • Hitler se suicida em Berlim.

    A Morte de Adolf Hitler ocorreu em 30 de Abril de 1945, normalmente aceita-se que foi suicídio por arma de fogo e também envenenamento por cianeto.
  • Berlim é ocupada pelo exército soviético.

    A Batalha de Berlim, designada de Operação Ofensiva Estratégica de Berlim pela União Soviética, também conhecida como Queda de Berlim, foi uma das últimas grandes ofensivas militares lançadas na Europa durante a Segunda Guerra Mundial.
  • Os Estados Unidos lançam bomba atômica sobre a cidade japonesa de Hiroshima.

    A primeira bomba atômica do mundo era lançada em um dia como este, no ano de 1945. Às 8:16, no horário japonês, um bombardeiro B-29 dos EUA, o Enola Gay, jogava a bomba atômica apelidada "Little Boy" sobre a cidade de Hiroshima. O avião, chamado Enola Gay, deixou a ilha às 2h45min do dia 6 de agosto.
  • Assinatura da rendição do Japão e fim da Segunda Guerra Mundial.

    Em 2 de setembro de 1945, o Japão assinou a declaração de capitulação da Segunda Guerra Mundial. Pouco antes, a Força Aérea dos Estados Unidos havia arrasado as cidades de Hiroshima e Nagasaki com bombas nucleares.