Morgado gatinho

Segunda Guerra Mundial

  • Tropas da Alemanha invadem a Polônia. Começa oficialmente a Segunda Guerra Mundial.

    Tropas da Alemanha invadem a Polônia. Começa oficialmente a Segunda Guerra Mundial.
    A Segunda Guerra Mundial começou a partir de um ato de agressão da Alemanha Nazista contra a Polônia em 1º de setembro de 1939. O saldo da Segunda Guerra foi de 60 milhões de mortos, além de muita destruição, casos chocantes de violência e uso inapropriado de armas contra civis, como ficou evidente no holocausto, massacre de Katyn, uso de bombas nucleares, entre outros.
  • Alemanha anexa a cidade livre de Danzig.

    Alemanha anexa a cidade livre de Danzig.
    Além de penetrarem no território polonês, os alemães atacaram a cidade portuária de Danzig com o encouraçado Schleswig-Holstein.
  • França e Inglaterra declaram guerra à Alemanha.

    França e Inglaterra declaram guerra à Alemanha.
    Britânicos e franceses foram extremamente hesitantes em dar um ultimato a Hitler, porém discussões internas fizeram com que a guerra fosse declarada. Isso surpreendeu Hitler, que havia sido convencido por Ribbentrop, ministro das relações internacionais, de que a Inglaterra recuaria e não declararia guerra.
  • Começa a Batalha do Atlântico.

    Começa a Batalha do Atlântico.
    Submarinos e navios de guerra pertencentes aos países do Eixo foram lançados contra embarcações dos países Aliados que transportavam equipamentos e provisões para a Europa, com o objetivo de dominar o oceano Atlântico, já que isso significava controlar boa parte do abastecimento do continente europeu e era, portanto, essencial para enfraquecer o inimigo.
  • União Soviética invade a Polônia.

    União Soviética invade a Polônia.
    As tropas soviéticas atacaram a Polônia, e os soldados alemães recolheram-se à linha formada pelos rios Narev e Vístula. Usando o argumento de que precisava proteger suas fronteiras, a União Soviética atacou pelo lado oriental
  • A Polônia se rende aos alemães.

    A Polônia se rende aos alemães.
    Durante o ataque alemão, britânicos e franceses não cumpriram sua promessa de apoio, no qual nunca foi enviado ajuda aos poloneses. A Polônia, portanto, lutou sozinha contra alemães e soviéticos e por consequência, a capital de Varsóvia rendeu-se para os alemães nazistas.
  • A União Soviética ataca a Finlândia.

    A União Soviética ataca a Finlândia.
    A Guerra de Inverno, também conhecida como a Guerra Soviético-Finlandesa ou Guerra Russo-Finlandesa, começou quando a União Soviética atacou a Finlândia, bombardeando a capital Helsínquia a 30 de novembro de 1939, três meses após o início da Segunda Guerra Mundial.
  • Dinamarca, Suécia e Noruega declaram neutralidade.

    Dinamarca, Suécia e Noruega declaram neutralidade.
    Esses países concordam que se houver uma segunda guerra eles não vão estar envolvidos.
  • Alemanha coloca em prática o plano de invadir a Noruega e a Dinamarca.

    Alemanha coloca em prática o plano de invadir a Noruega e a Dinamarca.
    A Alemanha invade a Dinamarca e a Noruega. A Dinamarca se rende no dia do ataque; a Noruega resiste até 9 de junho.
  • Alemanha invade a Bélgica, Holanda, Luxemburgo e norte da França.

    Alemanha invade a Bélgica, Holanda, Luxemburgo e norte da França.
    A Alemanha atacou o oeste europeu no dia 10 de maio de 1940. Inicialmente, os comandantes britânicos e franceses pensaram que as forças alemãs os atacariam através da área central da Bélgica, tal como havia sido feito na Primeira Guerra Mundial, e assim decidiram enviar tropas à fronteira franco-belga para conter o ataque alemão.
  • A Alemanha começa a bombardear o sul da Inglaterra.

    A Alemanha começa a bombardear o sul da Inglaterra.
    A Alemanha começa a bombardear o sul da Inglaterra.
  • Aviões da Alemanha bombardeiam a cidade de Paris.

    Aviões da Alemanha bombardeiam a cidade de Paris.
    As forças aéreas alemães bombardearam Paris, matando 254 pessoas, a maioria delas civis. Determinados a arruinar a economia e as forças armadas da França, reduzir sua população e, resumidamente, destruir sua moral e sua capacidade de angariar apoio para as nações ocupadas, os alemães bombardearam a capital da França sem levar em consideração que a maioria das vítimas eram civis, incluindo crianças.
  • Itália declara guerra aos aliados.

    Itália declara guerra aos aliados.
    A Itália declara guerra à França e a Inglaterra em 10 de junho.
  • Paris é tomada pelos alemães.

    Paris é tomada pelos alemães.
    A capital da França, Paris, capitulou diante dos alemães em 14 de junho de 1940. Esse acordo dividiu a França em duas: A zona ocupada pelos nazistas e a zona não ocupada, equivalente a dois quintos do país, governada pelos franceses e com a capital na cidade de Vichy, ao sul.
  • Os alemães começam a atacar a cidade de Londres.

    Os alemães começam a atacar a cidade de Londres.
    Aviões da Alemanha nazista iniciavam uma operação de bombardeios a Londres que duraria oito meses e ficaria conhecida como a "Blitz de Londres".
  • A aviação inglesa bombardeia a cidade de Berlim.

    A aviação inglesa bombardeia a cidade de Berlim.
    Ao fim da tarde de 25 de agosto de 1940, teve início uma operação por parte da RAF, a Royal Air Force britânica, em que 95 bombardeiros de três tipos descolaram de bases no sul de Inglaterra dirigindo-se para leste a coberto da noite em direção à Alemanha.
  • Aviação alemã começa os bombardeios noturnos a várias cidades inglesas.

    Aviação alemã começa os bombardeios noturnos a várias cidades inglesas.
    Londres não foi a única cidade a bombardeada pela Luftwaffe durante a Blitz. Outros centros militares e industriais importantes, como Belfast, Birmingham, Bristol, Cardiff, Coventry, Glasgow, Sheffield, Swansea, Liverpool, Hull, Manchester, Portsmouth, Plymouth e Southampton sofreram intensos ataques aéreos que provocaram um alto número de vítimas.
  • Começam as incursões militares italianas no norte da África.

    Começam as incursões militares italianas no norte da África.
    As campanhas militares da Segunda Guerra Mundial no norte da África foram travadas entre 13 de setembro de 1940 e 13 de maio de 1943. Elas foram estatisticamente tão importantes tanto para os Aliados quanto para os países do Eixo. Estes últimos queriam garantir e aumentar seu acesso ao petróleo, além de impedir que os Aliados conseguissem aquele combustível, e assim interromper o fluxo de recursos materiais e humanos das colônias britânicas na Ásia e na África para a Inglaterra.
  • Japão invade a Indochina Francesa.

    Japão invade a Indochina Francesa.
    A invasão da Indochina Francesa foi uma operação organizada pelo Império do Japão com o objetivo de bloquear a entrada de armamentos, combustível e materiais fornecidos pelos Estados Unidos para a China através da ferrovia Haiphong-Yunnan Fou.
  • Alemanha, Itália e Japão firmam o tratado conhecido como Eixo Roma-Berlim-Tóquio.

    Alemanha, Itália e Japão firmam o tratado conhecido como Eixo Roma-Berlim-Tóquio.
    As "Potências do Eixo" aderiram ao nome formalmente após a assinatura do Pacto Tripartite, assinado pela Alemanha, Itália e Japão em 27 de setembro de 1940 na cidade de Berlim.
  • Tropas da Alemanha entram em território da Bulgária.

    Tropas da Alemanha entram em território da Bulgária.
    Em 1 de março de 1941, a Bulgária assinou oficialmente o Pacto Tripartite, tornando-se uma aliada da Alemanha Nazi, e tropas alemãs entraram no território do país para combater a Iugoslávia e a Grécia.
    A Bulgária une-se ao Eixo.
  • União Soviética e Japão assinam o Pacto de Neutralidade.

    União Soviética e Japão assinam o Pacto de Neutralidade.
    O acordo foi assinado em Moscou em 13 de abril de 1941 a partir de Vyacheslav Molotov, e Yosuke Matsuoka, e considerava na sua parte central, a neutralidade das partes, no caso de uma guerra entre uma delas com outro país, por um período de cinco anos.
  • Estados Unidos ordena o fechamento de todos os consulados alemães no país.

    Estados Unidos ordena o fechamento de todos os consulados alemães no país.
    Sobe falsos pretextos, Roosevelt expulsou os cônsules alemães e encerrou os consulados alemães. Ao mesmo tempo, mandou encerrar a agência de jornais alemães nos Estados Unidos, a Transocean, a Biblioteca de Informação Alemã, em Nova Iorque, e o gabinete dos caminhos-de-ferro alemães Reichsbahn.
  • Alemanha ataca a União Soviética.

    Alemanha ataca a União Soviética.
    O ataque dos alemães à União Soviética no dia 22 de junho de 1941 ficou conhecido como Operação Barbarossa. Nas palavras da propaganda alemã, o objetivo da campanha de invasão da União Soviética era uma "Ampliação do espaço vital no Oriente".
  • O Japão ataca a base norte-americana de Pearl Harbor.

    O Japão ataca a base norte-americana de Pearl Harbor.
    O ataque à base naval estadunidense de Pearl Harbor, realizado em 7 de dezembro de 1941, marcou o início do conflito entre Estados Unidos e Japão durante a Segunda Guerra Mundial. Esse ataque foi uma tentativa – fracassada – de destruir a frota naval dos Estados Unidos que estava no Havaí.
  • Os Estados Unidos declaram guerra ao Império Japonês.

    Os Estados Unidos declaram guerra ao Império Japonês.
    Como resposta aos ataques Japoneses em sua base naval em Pearl Harbor, EUA declaram guerra ao Japão e entram na Segunda Guerra Mundial. No dia 8 de dezembro de 1941, os EUA, por meio de uma declaração de seu então presidente, Franklin Roosevelt, declarou guerra ao Japão, entrando de maneira definitiva na Segunda Guerra Mundial.
  • Alemanha e Itália declaram guerra aos Estados Unidos.

    Alemanha e Itália declaram guerra aos Estados Unidos.
    Em 11 de dezembro de 1941 a Alemanha Nazista e a Itália Fascista declararam guerra aos Estados Unidos.
  • Tem início a Batalha de Stalingrado.

    Tem início a Batalha de Stalingrado.
    O primeiro grande ataque por terra dos alemães contra Stalingrado aconteceu em 13 de setembro. O comandante Paulus havia estipulado para Hitler, em 12 setembro de 1942, que a conquista de Stalingrado aconteceria em até 24 dias.
    Durou de 13 de setembro de 1942 até 2 de fevereiro de 1943, talvez a batalha mais sangrenta da segunda guerra mundial com mais ou menos 1,5 milhões de mortos.
  • A França de Vichy é ocupada pelos alemães.

    A França de Vichy é ocupada pelos alemães.
    Em 10 de novembro de 1942 o exército da Alemanha (com a colaboração da Itália) deflagrou a Operação Anton, que tinha o objetivo de ocupar militarmente a França de Vichy, na parte sul do país, até então considerada "zona livre". A Alemanha agora supervisionava de perto todos os funcionários franceses.
  • Tropas alemãs são cercadas em Stalingrado.

    Tropas alemãs são cercadas em Stalingrado.
    As tropas soviéticas contra-atacam destruindo as linhas de defesa húngaras e romenas nas regiões a noroeste e a sudoeste de Stalingrado, e imobilizando a Sexta Tropa Alemã estacionada naquela cidade. Proibidos por Hitler de se retirarem ou tentarem escapar do cerco soviético, os sobreviventes da Sexta Tropa se rendem no dia 30 de janeiro e em 2 de fevereiro de 1943.
  • Tropas aliadas desembarcam na Sicília.

    Tropas aliadas desembarcam na Sicília.
    No dia 10 de julho de 1943, as tropas aliadas desembarcaram na Sicília, iniciando os combates da Segunda Guerra Mundial no continente europeu. A decisão para um ataque à Sicília foi tomada em janeiro de 1943, na Conferência de Casablanca.
  • Conferência de Teerã, onde se encontram Churchill, Roosevelt e Stálin.

    Conferência de Teerã, onde se encontram Churchill, Roosevelt e Stálin.
    A ocasião reuniu pela primeira vez os três grandes estadistas do mundo da época: Josef Stalin, da União Soviética, Winston Churchill, do Reino Unido, e Franklin Delano Roosevelt, dos Estados Unidos. Esta conferência teve lugar em Teerã, entre 28 de Novembro e 1 de Dezembro de 1943.
  • Começa a Batalha de Monte Cassino na Itália com participação de soldados brasileiros do lado dos aliados.

    Começa a Batalha de Monte Cassino na Itália com participação de soldados brasileiros do lado dos aliados.
    A Batalha de Monte Cassino (também conhecida como a Batalha por Roma ou Batalha por Cassino) foi uma série de quatro duras batalhas dos Aliados contra a Linha de inverno na Itália, mantida pelas Potências do Eixo durante a Campanha da Itália na Segunda Guerra Mundial. A intenção era um avanço em direção a Roma.
  • Os aliados entram em Roma.

    Os aliados entram em Roma.
    As tropas aliadas entram em Roma, evacuada pelos alemães, porque as derrotas militares a haviam tornado numa cidade defensivamente insustentável. Ao contrário de vários outros episódios do passado, desta vez Roma não foi diretamente conquistada, embora tenha sido perdida pelos anteriores ocupantes.
  • Dia D, os aliados desembarcam na Normandia.

    Dia D, os aliados desembarcam na Normandia.
    Oficialmente chamada de Operação Overlord, teve início com o desembarque dos Aliados com mais de 300 mil homens e milhares de armamentos nas praias da região da Normandia, na França, em 6 de junho de 1944, evento que ficou conhecido como “Dia D”.
  • Varsóvia é ocupada pelas tropas da União Soviética.

    Varsóvia é ocupada pelas tropas da União Soviética.
    Varsóvia foi libertada em 17 de janeiro de 1945, pelas tropas soviéticas com ajuda do 1° Exército das Forças Armadas Polonesas.
  • O exército vermelho liberta os prisioneiros do campo de concentração de Auschwitz.

    O exército vermelho liberta os prisioneiros do campo de concentração de Auschwitz.
    Em 27 de janeiro de 1945, o Exército Vermelho libertou Auschwitz, o maior e mais terrível campo de extermínio dos nazistas. No auge do Holocausto, em 1944, eram assassinadas seis mil pessoas por dia no local.
  • Começa a Conferência de Yalta.

    Começa a Conferência de Yalta.
    O presidente Franklin Delano Roosevelt, o primeiro ministro Winston Churchill e o líder soviético Joseph Stalin encontram-se em Yalta em 4 de fevereiro de 1945 para discutir o esforço de Guerra dos aliados contra a Alemanha e o Japão e tentar estabelecer algumas questões diplomáticas preocupantes.
    O objetivo central dessa conferência era determinar a divisão dos territórios, sobretudo europeus, além de apresentar a ordem internacional no período do pós-guerra.
  • Hitler se suicida em Berlim.

    Hitler se suicida em Berlim.
    A Morte de Adolf Hitler ocorreu em 30 de Abril de 1945, em seu bunker em Berlim. Normalmente aceita-se que foi suicídio por arma de fogo e também envenenamento por cianeto.
  • Berlim é ocupada pelo exército soviético.

    Berlim é ocupada pelo exército soviético.
    Em abril de 1945, a Alemanha encontrava-se em uma situação desesperadora. O Eixo estava caindo aos pedaços e sua capital, Berlim, estava sendo cercada pelas tropas soviéticas e por seu anúncio de vingança.
    Atacada por poderosas pinças blindadas pelo leste e pelo sul, as guarnições de Berlim resistiram por pouco mais de dez dias. Em 2 de maio, a cidade se rendia. O custo em termos de vidas humanas foi altíssimo para ambos os lados.
  • Os Estados Unidos lançam bomba atômica sobre a cidade japonesa de Hiroshima.

    Os Estados Unidos lançam bomba atômica sobre a cidade japonesa de Hiroshima.
    A cúpula japonesa recusou os termos estipulados na Declaração de Potsdam e, assim, os Estados Unidos lançaram a primeira bomba sobre a cidade de Hiroshima, no dia 6 de agosto de 1945 às 8:16, no horário japonês. A bomba foi transportada em um B-29, que recebeu o nome de Enola Gay, e foi jogada a bomba atômica apelidada "Little Boy" sobre a cidade de Hiroshima.
  • Assinatura da rendição do Japão e fim da Segunda Guerra Mundial.

    Assinatura da rendição do Japão e fim da Segunda Guerra Mundial.
    Em 2 de setembro de 1945, a bordo de um navio estadunidense (USS Missouri), na baía de Tóquio, o Japão formalizou sua rendição aos Aliados com oficiais do Japão representando o Imperador ao general americano Richard K. Sutherland. Era o que faltava para que a Segunda Guerra Mundial chegasse definitivamente ao fim. Desde então, a população dos países aliados comemoram o Dia V-J.