6584072d12d52e06afb9cf0beddce775 1080x675

Cronologia: "A visão do Universo através dos principais astrónomos".

  • 964 BCE

    Abd Al-Rahman Al Sufi

    Abd Al-Rahman Al Sufi
    O astrónomo persa Abd al-Rahman al-Sufi ou Azophi
    para os ocidentais fez a primeira observação conhecida de um grupo de estrelas fora da Via Láctea, a galáxia de Andrômeda. Sua obra o “Livro das Estrelas Fixas” permitiu à astronomia moderna fazer comparações úteis na pesquisa das variações do brilho das estrelas.
  • 585 BCE

    Tales de Mileto

    Tales de Mileto
    Tales foi o primeiro astrónomo a explicar o eclipse solar, ao verificar que a Lua é iluminada por esse astro. Segundo Heródoto, ele teria previsto um eclipse solar em 585 a. C. Para Aristóteles, esse evento marca o início da filosofia. Os astrónomos modernos calculam que esse eclipse se apresentou em 28 de maio do ano mencionado por Heródoto.
  • 370 BCE

    Demócrito

    Demócrito
    Foi um filósofo e matemático grego. A fama de Demócrito decorre do fato de ele ter sido o maior expoente da teoria atômica ou do atomismo. De acordo com essa teoria, tudo o que existe é composto por elementos indivisíveis chamados átomos (do grego, "a", negação e "tomo", divisível. Átomo= indivisível).
  • 335 BCE

    Aristóteles

    Aristóteles
    Propôs um universo esférico e finito, tendo a Terra como centro. Assim, o cosmos aristotélico é apresentado como uma esfera gigantesca, porém finita, à qual se prendiam as estrelas, e dentro da qual se verificava uma rigorosa subordinação de outras esferas, que pertenciam aos planetas então conhecidos e que giravam em torno da Terra, que se manteria imóvel no centro do sistema (sistema geocêntrico)
  • 310 BCE

    Heráclides do Ponto

    Heráclides do Ponto
    Heraclides idealizou um sistema em que os planetas Mercúrio e Vênus girariam ao redor do Sol, e este em torno da Terra e defendia a ideia de que a Terra, localizada no centro do universo, estivesse animada de um movimento de rotação em torno de si mesma num período de um dia.
  • 200 BCE

    Apolonio de Perga

    Apolonio de Perga
    Na astronomia, Apolônio destacou-se como o autor de um modelo matemático muito aceito na antigüidade para a representação do movimento dos planetas. Também, Apolônio propôs dois sistemas alternativos baseados em movimentos epicíclicos e movimentos excêntricos.
  • 194 BCE

    Erastótenes

    Erastótenes
    Foi um matemático, gramático, poeta, geógrafo, bibliotecário e astrónomo da Grécia Antiga, conhecido por calcular a circunferência da Terra. Eratóstenes foi um dos primeiros a calcular a circunferência da Terra. Na sua época, as datas dos solstícios e equinócios eram levemente diferentes das atuais, devido à precessão dos equinócios. Mas ele conhecia as datas em que estes eventos ocorriam.
  • 190 BCE

    Hiparco de Nicea

    Hiparco de Nicea
    Foi um astrónomo grego, construtor de máquinas, exímio cartógrafo e matemático da escola de Alexandria. É considerado uma figura de transição entre astronomia babilônica e a obra de Ptolomeu. Fez descobertas fundamentais para a astronomia: rejeitou a teoria heliocêntrica de Aristarco de Samos e desprezou os ensinamentos da astrologia; criticou a obra geográfica de Eratóstenes e empregou rigorosos princípios matemáticos para a localização de pontos na superfície da Terra.
  • 100 BCE

    Claudio Ptolomeo

    Claudio Ptolomeo
    A sua obra mais conhecida e o Almagesto (que significa “O Grande Tratado”) um tratado de astronomia, e uma das mais importantes e influentes da antiguidades clássica, são treze volumes com tabelas de observações de estrelas e planetas e com um grande modelo geométrico do sistema solar.
  • 1523

    Nicolas Copérnico

    Nicolas Copérnico
    Foi um astrónomo polonês que desenvolveu a teoria heliocêntrica do Sistema Solar. Copérnico acreditava que a Terra era apenas mais um planeta que concluía uma órbita em torno de um Sol fixo todo o ano e que girava em torno de seu eixo todo o dia. Ele chegou a essa correta explicação do conhecimento de outros planetas e explicou a origem dos equinócios corretamente, através da vagarosa mudança da posição do eixo rotacional da Terra.
  • Johannes Kepler

    Johannes Kepler
    Foi um importante astrónomo, astrofísico da época do Renascimento Científico (século XVI e XVII). É considerado um dos mais importantes cientistas da história. As Leis de Kepler revolucionaram o conhecimento astronômico, pois acreditava-se até então que os planetas realizavam movimentos circulares ao redor do Sol, Kepler provou que estes movimentos eram elípticos, utilizando anotações do astrônomo Tycho Brahe (1546-1601).
  • Galileu Galilei

    Galileu Galilei
    Galileu Galilei desenvolveu os primeiros estudos sistemáticos do movimento uniformemente acelerado e do movimento do pêndulo. Descobriu a lei dos corpos e enunciou o princípio da inércia e o conceito de referencial inercial, ideias precursoras da mecânica newtoniana. Também, melhorou significativamente o telescópio refrator e com ele descobriu as manchas solares, as montanhas da Lua, as fases de Vénus, quatro dos satélites de Júpiter, os anéis de Saturno, as estrelas da Via Láctea.
  • Christiaan Huygens

    Christiaan Huygens
    Foi um astrónomo e físico holandês que adquiriu uma reputação inicial nos círculos europeus per suas publicações de matemática e observações astronômicas introduzido na construção de telescópios. Destaca, acima de tudo, a descoberta do maior satélite de Saturno, Tita (1650), e a descrição correta dos argolas de Saturno, que ele realizou em 1659. A sua maior conquista foi o desenvolvimento da teoria das ondas de luz.
  • Isaac Newton

    Isaac Newton
    A sua obra, Princípios Matemáticos da Filosofia Natural descreve a lei da gravitação universal e as três leis de Newton, que fundamentaram a mecânica clássica. Ao demonstrar a consistência que havia entre o sistema por si idealizado e as leis de Kepler do movimento dos planetas, foi o primeiro a demonstrar que os movimentos de objetos, tanto na Terra como em outros corpos celestes, são governados pelo mesmo conjunto de leis naturais. Também, construiu o primeiro telescópio refletor operacional.
  • Giovanni Cassini

    Giovanni Cassini
    Descobriu quatro satélites de Saturno, Iapetus (1671), Rhea (1672), Tethys e Dione (1684), a divisão dos anéis de Saturno, conhecida como a "separação Cassini", produziu um grande mapa da Lua, e refinou as tabelas dos satélites de Júpiter.
  • John Flamsteed

    John Flamsteed
    Flamsteed ajudou seu pai em seus negócios e, com seu pai, aprendeu aritméticae ou uso de fraçoes, desenvolvendo um grande interesse em matemática e astronomia.Flamsteed calculou com precisão os eclipses solares de 1666 e 1668. Ele foi responsável por uma das primeiras observações do planeta Urano, apesar de tê-lo confundido com uma estrela e classificá-lo como Tauri 34. Em 1672, ele fez observações delicadas para determinar o valor da paralaxe solar.
  • Charles Messier

    Charles Messier
    Este astrónomo francês compôs uma base de dados de objetos celestes conhecidos na época como “nebulosas” que incluía 103 objetos na sua publicação final, embora outros tivessem sido adicionados, também descobriu treze cometas ao longo de sua vida.
  • Edmund Halley

    Edmund Halley
    Foi o primeiro astrónomo a teorizar que os cometas seriam objetos e previu que um cometa cruzaria o Sistema Solar. Devido a essa previsão, o cometa passou a ser chamado cometa Halley. Ele produziu em 1678 um mapa do céu meridional e em 1716 mostrou como a distância entre a Terra e o Sol poderia ser calculada a partir dos trânsitos de Mercúrio e Vênus. Descobriu o movimento próprio das estrelas em 1718.
  • William Herschel

    William Herschel
    Foi um astrónomo e compositor alemão. Com o tempo passou a estudar astronomia e ficou famoso por sua descoberta do planeta Urano, assim como de duas de suas luas (Titânia e Oberon). Também descobriu duas luas de Saturno e a existência da radiação infravermelha. É também conhecido pelas vinte e quatro sinfonias que compôs. Foi o primeiro presidente da Royal Astronomical Society.
  • Albert Einstein

    Albert Einstein
    Foi um físico teórico alemão que desenvolveu a teoria da relatividade geral, um dos pilares da física moderna ao lado da mecânica quântica. Embora mais conhecido pela sua fórmula de equivalência massa-energia, E=mc² — que foi chamada de "a equação mais famosa do mundo. Percebeu, no entanto, que o princípio da relatividade também poderia ser estendido para campos gravitacionais, e com a sua posterior teoria da gravitação, de 1916, publicou um artigo sobre a teoria da relatividade geral.
  • Henrietta Swan Leavitt

    Henrietta Swan Leavitt
    Foi uma astrónoma estado-unidense famosa pelo seu trabalho sobre estrelas variáveis. Os seus resultados foram utilizados por Edwin Hubble para calcular as distâncias das galáxias. Assim, descobriu uma relação entre o período do ciclo de brilho de uma estrela e sua magnitude absoluta. Também, a descoberta tornou possível calcular sua distância da Terra.
  • Edwin Hubble

    Edwin Hubble
    Formado em Matemática e Astronomia, descobriu em 1923 uma cefeida (estrela cujo brilho varia segundo um período bem entre algumas horas e uma determinado, que oscila semana). Hubble, em 1924, a partir dessa descoberta,demonstrou a existência de nebulosas extra -galácticas formadas por sistemas estelares independentes.
  • Stephen Hawking

    Stephen Hawking
    Foi o primeiro científico em unificar a teoria da relatividade geral de o Einstein com as leis da física quántica. Também sugeriu que, após o Big Bang, os miniburacos negros foram formados. Propôs as quatro leis da mecânica do buraco negro, fazendo uma analogia com termodinâmica. Contudo, calculou que os buracos negros deveriam, termicamente, criar ou emitir partículas subatômicas, conhecidas como radiação Hawking, além disso, também demonstrou a possível existência destes buracos.