-
Crise de 1873
O que foi e consequências -
De 1873 a 1896, o sistema capitalista viveu sua primeira grande crise, chamada de Grande Depressão.
A Grande Depressão 1873 foi uma grave depressão econômica de âmbito nacional que afetou os Estados Unidos da América.
Foi desencadeada pela falência de uma Instituição financeira, a Jay Cooke and Company, de Filadélfia.
Algumas das consequências foram as crises violentas, períodos de depressão, etc. -
Crise de 1929
O que foi a crise e consequências - Essa crise ocorreu nos Estados Unidos e foi quando o valor das ações da Bolsa de Valores de Nova York despencou bruscamente e foi denominada como a “Quebra da Bolsa de Valores de Nova York”.
A quebra da Bolsa de Nova York desencadeou, por sua vez, a Grande Depressão Americana, que durou até meados dos anos 1930.
Consequências - As principais consequências foram o desemprego, a falência de várias empresas no setor industrial e agrícola e a pobreza. -
Crise de 1956
O que foi e consequências - Essa crise foi desencadeada a partir do deficit de oferta do petróleo, que gerou o conflitos.
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) contava com os maiores produtores de petróleo do Oriente Médio.
Ao perceber a dependência dos países do Oriente médio os países compradores de petróleo começaram a mudar suas políticas energéticas, gerando conflitos entre os processos.
Algumas da consequências foram número de vítimas alto, desemprego e etc. -
Crise de 1962
O que foi e consequências -
A Crise do Mísseis, ocorrida em 1962, foi um incidente diplomático entre Estados Unidos e União Soviética, por causa da instalação de mísseis em Cuba.
O evento é o considerado o momento mais tenso da Guerra Fria quando o mundo teve chances reais de sucumbir a uma guerra nuclear.
Algumas das consequências foram o bloqueio naval a Cuba uma quarentena como foi chamada, crise de violência, desemprego, etc. -
Crise de 2008
O que foi e consequências - A mais recente crise capitalista ocorreu em 2008, com a quebra do tradicional banco de investimento norte-americano, o Lehman Brothers. A falência da instituição gerou um efeito dominó de quebra de vários bancos internacionais, conhecido como a “crise dos subprimes”.
As principais consequências da crise foram as perdas no mercado imobiliário e a falta de liquidez bancária. -
Crise de 2020
Aviso - "O coronavírus hoje em dia pode causar a maior crise econômica do mundo".
A crise econômica provocada pela pandemia de Covid-19 “entrará para a história como uma das piores que o mundo já experimentou”. A avaliação é da secretária executiva da Comissão Econômica.
Consequências a alta do dólar,Falta de dinheiro/empregos,turismo baixo,hospitais lotados e etc.