Juan manuel blanes   el juramento de los treinta y tres orientales

Brasil independente.

  • Guerra de Independência

    Guerra de Independência
    A Guerra da Independência do Brasil é uma série de eventos ocorridos entre 1821 a 1824, no contexto do processo de Independência do Brasil.
    A Independência do Brasil, ao contrário do que todos pensam, não foi comemorada por todas as províncias, depois de D. Pedro declarar a Independência do Brasil perante Portugal, houve várias processos de revoltas que se diziam contra a Independência do Brasil.
  • Constituição de 1824

    Constituição de 1824
    A constituição de 1824 foi a primeira constituição brasileira e foi assinada por D. Pedro I em 25 de março de 1824. D. Pedro convou uma assembléia constituinte para a elaboração de uma constituição do Brasil, em maio de 1823 D. Pedro I abriu o trabalho da assembléia. D. Pedro I não ficou de acordo com essa constituição elaborada pela assembléia pois ele queria um poder centralizado a ele, o imperador, então elaborou novamente a constituição adicionando o poder moderador.
  • Confederação do Equador

    Confederação do Equador
    Foi um movimento revolucionário que ocorreu no Nordeste do país em 1824 durante o período imperial. Movimento da província de Pernambuco contra as medidas do imperador D. Pedro I, um de seus objetivos também era se separar efetivamente do território brasileiro, constituindo uma nova república. Essa revolta pode ser explicada de várias formas, mas uma delas foi a clara divisão econômica e espacial de Pernambuco à época. Essa revolta terminou com a ofensividade militar.
  • Crise e abdicação de D. Pedro I

    Crise e abdicação de D. Pedro I
    O primeiro empréstimo concedido por Dom Pedro com a Inglaterra para continuar sua posição na guerra da Cisplatina aumentou muito a dívida externa do Brasil. O imperador foi derrubado pelos brasileiros, e o imperador buscou o apoio do partido português, o que só agravou sua insatisfação com os brasileiros.
  • Guerra da Cisplatina.

    Guerra da Cisplatina.
    De 1825 a 1828, este foi o conflito entre o Império Brasileiro e a Província Unida do Rio da Prata.
    Desde finais do seculo XVII , a região era alvo de disputas entre Portugal e Espanha. Porém em 1816, foi invadida e a família real portuguesa foi anexada. Porém, com a anexação Não foi aceita pela maioria dos espanhóis da região, deu-se início a um movimento de independência.
  • sociedade e cultura no 1° reinado

    sociedade e cultura no 1° reinado
    SOCIEDADE: A primeira regra da sociedade brasileira foi caracterizada pela existência de elites nacionais. Essa classe média também inclui pequenos empresários, prestadores de serviços, militares de baixo Escalão e de baixo clero. CULTURA: Nas grandes cidades, geralmente são apresentados dramas estrangeiros, falados em francês, inglês ou italiano, e apenas alguns membros da elite podem entendê-los, esta é a única pessoa que pode receber educação superior.