• Parlamentarismo no Segundo Reinado

    O chamado parlamentarismo às avessas, que ocorreu no segundo reinado do Império brasileiro, foi um sistema político vigente. Esse tipo de sistema alternava a chefia do poder executivo, os partidos conservadoras e liberais, baseado no resultado do poder moderador e nos resultados eleitorais. Funcionava como um espelho invertido da monarquia parlamentarista britânica (foi um parlamentarismo oposto) estava submisso ao poder e aos interesses políticos do imperador.
  • Revolução Praieira

    A Revolução Praieira ou também denominada Insurreição Praieira ou Revolta Praieira foi um movimento de caráter liberal e federalista que aconteceu na província (estado) de Pernambuco entre 1848 a 1850.
    Tinham como objetivo o voto livre e universal, liberdade de imprensa, extinção do poder moderador e etc.
    Foi a última revolta sufocante exercida pelo governo imperial denominanda socialismo utópico.
    A revolta teve fim após uma derrota contra as forças oficiais do Brasil em 1850.
  • Lei das Terras

    A Lei das Terras no Brasil foi uma das primeiras leis criadas no Brasil após sua independência.
    Essa lei trata-se de uma legislação específica para a questão fundiária. Foi uma lei que determinou parâmetros e normas sobre a posse, manutenção, uso e comercialização de terras no período do Segundo Reinado. Ela contribuiu
    para manter concentração fundiária. ... Saber do que se trata a lei, portanto, pode nos ajudar a compreender melhor a questão agrária do Brasil no 2° reinado.
  • Imigração do Segundo Reinado

    A partir da década de 1870, houve a chegada de trabalhadores europeus no Brasil, que foi oficialmente organizada pelo governo. Os primeiros imigrantes chegaram ao Brasil para trabalhar em sistemas de parcerias nas lavouras de café.
    O principal motivo da vinda de imigrantes foi a falta de emprego provocada pela Revolução Industrial a partir do século XVIII e XIX, pois o avanço tecnológico das máquinas dispensou grande parte do trabalho humano nas fábricas.