A revolução francesa

By vlj
  • Reação aristocrática e convocação dos estados gerais

    A França estava passando por uma grave crise econômica, causada pelas más colheitas. Então o ministério das finanças propôs a assembleia dos notáveis uma reforma fiscal, que dizia que todos os proprietários(nobres e plebeus) passassem a pagar impostos sobre a terra. Mas a assembleia recusou, apenas os estados gerais tinha o direito de decidir.
  • Reunião dos estados gerais

    os deputados do primeiro, segundo e terceiro estado forma convocados a se apresentarem no palácio de Versalhes, perto de Paris. Tiveram discussões sobre o sistema de voto o clero e a nobreza exigia voto por ordem, e o terceiro estado exigia o voto por cabeça. Continuou o voto por ordem.
  • Movimento revolucionário

    A França vivia o chamado “grande medo”. Os camponeses atacavam, armados, castelos, igrejas e propriedades rurais, tentando destruir todos os símbolos de poder e opressão.
  • Assembleia nacional constituinte.

    A assembleia se proclamou como a assembleia nacional constituinte.
  • Revolta ou revolução?

    A formação da assembleia nacional constituinte atormentou a população. Com a preocupação de assegurar reformas efetivas e de impedir a nobreza de retomar o poder, a população invadiu as ruas de Paris. Então no dia 14 uma multidão invadiu a fortaleza da bastilha ( símbolo do absolutismo) libertando os poucos presos que se encontravam lá. A noticia se espalhou, e acabou chegando aos campos.