Primeria republica

A PRIMEIRA REPÚBLICA - PRINCIPAIS FATOS

  • Cangaço

    Cangaço
    O Cangaço foi um fenômeno nordestino integrado por nômades que usavam violência para cometer crimes na região.
    O termo Cangaço é proveniente de canga, uma peça de madeira utilizada em pescoços de boi para transporte. Como os chamados cangaceiros tinham que carregar todos seus pertences junto ao corpo, deu-se o nome a partir da associação (Durou de 1870 até 1940).
  • Proclamação da República

    Proclamação da República
    A Proclamação da República Brasileira foi um levante político-militar ocorrido em 15 de novembro de 1889 que instaurou a forma republicana federativa presidencialista do governo no Brasil, derrubando a monarquia constitucional parlamentarista do Império do Brasil e, por conseguinte, pondo fim à soberania do imperador D. Pedro II.
  • Revolta da Armada

    Revolta da Armada
    A Revolta da Armada foi um movimento de rebelião ocorrido em 1893 e liderado por algumas unidades da Marinha Brasileira contra o governo do presidente Floriano Peixoto.
  • Revolução Federalista

    Revolução Federalista
    Revolução Federalista aconteceu no Rio Grande do Sul, seu início deu-se no ano de 1893 e perdurou até 1895, envolvendo os mais importantes grupos políticos. A República dava seus primeiros passos, dois grupos pleiteavam o poder, o Partido Federalista – que agrupava a antiga nata do Partido Liberal da época do império, comandado por Gaspar da Silveira Martins – e o Partido Republicano Rio-Grandense – do qual faziam parte os adeptos da república, e que era dirigido por Júlio de Castilhos.
  • Final da República da Espada/Início da República das Oligarquias

    Final da República da Espada/Início da República das Oligarquias
    A República da Espada foi governada por dois presidentes militares: Deodoro da Fonseca - sucessor de D. Pedro II e Floriano Peixoto.
  • Guerra de Canudos

    Guerra de Canudos
    Foi um conflito ocorrido entre os sertanejos e tropas do Governo Federal. Em 1890, pouco tempo após a Proclamação da República, a fazenda Canudos, da família de Garcia d'Ávila, foi abandonada. Ficava no Sertão Baiano, às margens do rio Vaza-Barris, próximo a Monte Santo, a 410 km de Salvador. O nome Canudos deriva de uma planta local, com haste oca.
  • Revolta da Vacina

    Revolta da Vacina
    A Revolta da Vacina foi uma revolta popular ocorrida na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 10 e 18 de novembro de 1904. Ocorreram vários conflitos urbanos violentos entre populares e forças do governo (policiais e militares). Foram mais de 30 mortos e centenas de feridos.
  • Revolta da Chibata

    Revolta da Chibata
    Foi um levante de cunho social, realizado em subdivisões da Marinha, sediadas no Rio de Janeiro. O objetivo era por fim às punições físicas a que eram submetidos os marinheiros, como as chicotadas, o uso da santa-luzia e o aprisionamento em celas destinadas ao isolamento.
  • Guerra do Contestado

    Guerra do Contestado
    A Guerra do Contestado foi um conflito armado que ocorreu na região Sul do Brasil, entre outubro de 1912 e agosto de 1916. O conflito envolveu cerca de 20 mil camponeses que enfrentaram forças militares dos poderes federal e estadual. Ganhou o nome de Guerra do Contestado, pois os conflitos ocorrem numa área de disputa territorial entre os estados do Paraná e Santa Catarina.
  • Semana de Arte Moderna

    Semana de Arte Moderna
    A Semana de Arte Moderna de 1922, realizada em São Paulo, no Teatro Municipal, de 11 a 18 de fevereiro, teve como principal propósito renovar, transformar o contexto artístico e cultural urbano, tanto na literatura, quanto nas artes plásticas, na arquitetura e na música.
  • Cangaço

    Cangaço
    O Cangaço foi um fenômeno nordestino integrado por nômades que usavam violência para cometer crimes na região.
    O termo Cangaço é proveniente de canga, uma peça de madeira utilizada em pescoços de boi para transporte. Como os chamados cangaceiros tinham que carregar todos seus pertences junto ao corpo, deu-se o nome a partir da associação (Durou de 1870 até 1940).
  • Revolução de 1930

    Revolução de 1930
    Final da Primeira República e início da Era Vargas.