linha do tempo historia

  • crise da monarquia 1870

    o regimento da monarquia começou a cair logo após o fim da Guerra do Paraguai, em 1870, pois a monarquia não teve a capacidade de atender os interesses e demandas da sociedade brasileira.
  • clube republicano 1870

    Em 1870 nasceu no Rio de Janeiro e em São Paulo o Clube Republicano. Esse grupo se tornou importante defensora dos ideais republicanos no Brasil, Esse periódico se tornou um manifesto em defesa de diversas mudanças políticas para o país, como a implantação de um sistema democrático para a escolha dos governantes e a adoção de um regime federalista no Brasil, o que significaria que cada estado teria independência para criar suas leis e medidas políticas.
  • partido republicano paulista 1873

    em 1873 foi criado em São Paulo o Partido Republicano Paulista (PRP), o primeiro partido político do país a apoiar a causa republicana. O PRP era formado majoritariamente por representantes da burguesia cafeeira.
  • fim do império brasileiro 1889

    No dia 15 de novembro daquele ano, militares liderados pelo marechal depuseram o gabinete de ministros. Em seguida, o imperador recebeu a notificação da derrubada da monarquia e foi informado de que ele e sua família deveriam abandonar o país. A família real partiu na madrugada do dia 17 de novembro para a Europa.A população não se envolveu ativamente na queda do regime, nem para defender a monarquia nem para apoiar os militares.
  • lei saraiva 1881

    Uma das principais mudanças foi a aprovação da Lei Saraiva , criada para fortalecer os poderes políticos da elite. O objetivo dessa lei era promover uma ampla reforma do sistema eleitoral brasileiro, frequentemente acusado de corrupção e manipulação dos votos. No entanto, a Lei Saraiva não conseguiu conter a crise que afetava a monarquia.
  • código penal 1890

    em 1890, o governo republicano aprovava o Código Penal que, em vários de seus artigos, penalizava os"vadios", aqueles que não possuíam moradia, trabalho e renda fixa. Nesse contexto, o Estado responsabilizava os sujeitos pobres, em sua maioria, negros e pardos, pela falta de oportunidades que não lhes era oferecida, o samba e as expressões religiosas de matriz africana, como o candomblé, foram perseguidos e reprimidos pelas forças policiais
  • branqueamento da população 1920

    Acreditava-se que, a partir da miscigenação, a raça "superior", no caso, a branca, iria se sobressair sobre as "raças inferiores" – preta e parda –, levando-as ao total desaparecimento. Considerando essa teoria, a elite política e econômica passou a incentivar a vinda de europeus para o Brasil. Entre os anos de 1850 e 1920, cerca de 4 milhões de imigrantes chegaram ao país para trabalhar nas lavouras das regiões Sudeste e Sul,
  • frente negra 1931

    na cidade de São Paulo, nascia a Frente Negra Brasileira (FNB), uma importante organização política, socioeducativa e cultural, que teve Arlindo Veiga dos Santos e José Correia Leite como seus principais organizadores.A atuação da entidade buscava combater o racismo, defender os direitos da população negra e a promover melhoria na sua qualidade de vida.
  • constituição de 1891

    A Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil de 1891 foi a segunda constituição do país e primeira do período republicano, marcando a transição da monarquia para a república. A forma de governo passa a ser a República Federativa, constituída por vinte estados, mais o distrito federal
  • revolução federalista 1893 - 1895

    As divergências entre os dois grupos desencadearam, em 1893, uma guerra civil, que ficou conhecida como Revolução Federalista. O confronto extrapolou os limites do Rio Grande do Sul, atingindo os estados de Santa Catarina e do Paraná. O governo federal apoiou os republicanos, que só conseguiram sair vitoriosos da guerra em 1895. Ao final do conflito, o saldo de mortos era de mais de 10 mil pessoas.
  • revolta da armada 1893-1894

    ocorreu no Rio de Janeiro, sede do governo federal e capital do país. A conturbada situação no Sul do país levou oficiais da Marinha a pedirem o afastamento de Floriano Peixoto. Como isso não aconteceu, eclodiu a chamada Revolta da Armada, quando os marinheiros se rebelaram, tomando posse de navios, entre setembro de 1893 e março de 1894, chegaram a bombardear a capital, na tentativa de derrubar o presidente. O movimento fracassou, e os revoltosos foram duramente reprimidos pelas tropas federa
  • republica oligárquica 1894-1930

    A eleição do paulista Prudente de Morais, representante das elites cafeicultoras, marcava uma nova fase para a República brasileira, que ficou conhecida como República Oligárquica (1894-1930).
  • republica cafe com leite

    Para se fortalecer politicamente e evitar a chegada dos partidos de oposição ao poder, as duas oligarquias estabeleceram uma aliança, que ficou conhecida como política do café com leite, à qual a charge acima direciona sua sátira.
  • O Governo Provisório (1930-1934)

    No início de seu mandato, o presidente contava com o apoio de diferentes grupos sociais. Além deles, apoiavam também o novo regime as classes médias, os trabalhadores urbanos e algumas oligarquias regionais, que exerciam o poder de forma secundária e não foram beneficiadas com a política do café com leite. Para conquistar o apoio da elite cafeeira, que foi impactada com os desdobramentos da Crise de 1929,