Brasil império

História do Brasil

  • Mar 5, 1500

    Portugueses conquistam o Brasil

    Pedro Alvares Cabral foi mandando pelo rei de Portugal para conquistar o Brasil.
  • Period: Mar 5, 1500 to

    Período Colonial

    Nesse período o Brasil ainda era colonia de Portugal e as captanias hereditarias entre muitas outras coisas se formaram e depois falharam.
  • Period: to

    Período Impeial

    O período imperial do Brasil teve dois reinados, o de Dom Pedro I e de Dom Pedro II. O segundo reinado teve seu fim em 1889, um ano depois do fim da escravidão, por Marechal Deodoro que proclamou a República.
  • Proclamação da República

    Proclamação da República
    15 de novembro de 1889, foi proclamada a República, liderada pelo Marechal Deodoro da Fonseca. Nos cinco primeiros anos, o Brasil foi governado por militares. Deodoro da Fonseca, e seu vice Floriano Peixoto que assumiu em 1891 quando Deodoro renunciou.Floriano, em seu governo, intensificou a repressão aos que ainda davam apoio à monarquia.
  • Period: to

    Período Republicano

    O Período Republicano foi liderado por presidentes militares e civís das elites agrárias mineiras, paulistas e cariocas.
  • Period: to

    Governo de Deodoro

    O governo de Deodoro da Fonseca teve muitas instabilidades economicas pois um novo sistema de governo foi implementado. Houve uma Revolta da Armada também.
  • Primeira Revolta da Armada

    Primeira Revolta da Armada
    Militares da Marinha Brasileira se revoltam contra a República de Deodoro, para evitar muitos problemas; Deodoro renuncia. Floriano Peixoto assume.
  • Period: to

    Governo de Floriano

    O governo de Floriano Peixoto teve mais uma Revolta da Armada e outras. Seu governo denominou o fim da República da Espada.
  • Period: to

    Guerra de Canudus

    O setor nordestino enfrentava grandes problemas: Estavam em época de secas, a produção de cana de açúcar, prepotência dos coronéis fazendeiros e a falta de participação do governo na região.
    Antônio Conselheiro foi o líder de este movimento, que com as duas as suas pregações motivou o povo do sertão nordestino para criar a cidade de Canudos. Esta cidade cresceu em uma velocidade incrível, e o governo decidiu destruir esta cidade.
  • Segunda Revolta da Armada

    Segunda Revolta da Armada
    A Segunda Revolta da Armada aconteceu pois mais uma vez a marinha estava insatisfeita com o governo. Porém dessa vez tiros de canhão foram disparados, nos quais cairam em uma igreja, não no Peixoto. Floriano então conteve a revolta com forças militares.
  • Period: to

    Política do Café com Leite

    Quando somente Mineiros(Leite) e Paulistas(Café) eram os presidentes.
  • Prudente de Moraes

    Prudente de Moraes
    Como presidente, ele dedicou todos os seus esforços à pacificação das facções, que tinham em seus extremos os defensores do governo de Floriano e os partidários da monarquia. Durante seu governo, abandonou as medidas inovadoras de Floriano Peixoto. Essa cautela de Prudente foi necessária, já que os florianistas ainda tinham certa força, principalmente no Exército. Além disso, o vice-presidente estava ligado às ideias de Floriano. Prudente de Morais imprime uma direção ao governo que atende mais
  • Campos Sales

    Campos Sales
    Presidente do Brasil. Campos Sales recebeu o apelido de Campos Selos, por causa do imposto do selo, sendo vaiado ao deixar a presidência também por causa de sua política de ajuste financeiro que incluíra a retirada de circulação de papel-moeda, o que dificultou o consumo interno e o comércio, política econômica essa que fora mal compreendida pela população brasileira.
  • Rodrigues Alves

    Rodrigues Alves
    Seu governo foi destacado pela campanha de vacina obrigatória (que ocasionou a Revolta da Vacina), promovida pelo médico sanitarista e ministro da Saúde Osvaldo Cruz, e pela reforma urbana da cidade do Rio de Janeiro, realizada sob os planos do prefeito do Rio de Janeiro, o engenheiro Pereira Passos, que incluiu, além do remodelamento da cidade, a melhoria de estradas de ferro e a construção do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Ocorreu também em seu governo a chamada revolta da Escola Milita
  • Revolta da Vacina

    Revolta da Vacina
    A Revolta da Vacina foi uma revolta popular ocorrida na cidade do Rio de Janeiro. A principal causa foi a campanha de vacinação obrigatória contra a varíola, realizada pelo governo brasileiro e comandada pelo médico sanitarista Dr. Oswaldo Cruz. A grande maioria da população, formada por pessoas pobres e desinformadas, não conheciam o funcionamento de uma vacina e seus efeitos positivos. Logo, não queriam tomar a vacina.
  • Moreira Pena

    Moreira Pena
    Incentivou a criação de ferrovias, e interligou a Amazônia ao Rio de Janeiro pelo fio telegráfico. Fez a primeira compra estatal de estoques de café, em vigor na República Velha, transferindo assim, os encargos da valorização do café para o Governo Federal, que antes era praticada regionalmente, apenas por São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, que haviam assinado o Convênio de Taubaté. Modernizou o Exército e a Marinha por meio do general H.da Fonseca
  • Nilo Peçanha

    Nilo Peçanha
    Nilo Peçanha criou o Ministério da Agricultura, Comércio e Indústria, o Serviço de Proteção aos Índios (SPI), e inaugurou o ensino técnico no Brasil.
  • Period: to

    Marechal Hermes da Fonseca e Revolta da Chibata

    Hermes da Fonseca enfrentou, logo na primeira semana de governo, em novembro de 1910, a Revolta da Chibata, arquitetada por cerca de dois anos e que culminou num motim dos marinheiros no Encouraçado Minas Gerais, Encouraçado São Paulo, Encouraçado Deodoro e Cruzador Bahia, revolta liderada pelo marinheiro João Cândido.
  • Period: to

    Guerra do Contestado

    Foi um conflito armadoem uma região rica em erva-mate e madeira pretendida pelos Estados do Paraná, Santa Catarina. A Guerra do Contestado terá tido origem em conflitos sociais latentes na região, fruto dos desmandos locais, em especial no tocante à regularização da posse de terras por parte dos caboclos. Representando, ao mesmo tempo, a insatisfação da população com sua situação material, o conflito era permeado pelo fanatismo religioso, expresso pelo messianismo e pela crença.
  • Venceslau Brás

    Venceslau Brás
    Combateu a Guerra do Contestado (crise herdada do governo anterior) e, após debelar a revolta, mediou a disputa de terras entre os Estados do Paraná e Santa Catarina, tendo sido um dos fatores a dar origem ao conflito. Venceslau Brás definiu em 1916 os atuais limites entre Paraná e Santa Catarina.
  • Epitácio Pessoa

    Epitácio Pessoa
    Enfrentou a Revolta do Forte de Copacabana, no dia 5 de julho de 1922, a crise das cartas falsas e a revolta do clube militar. Seu processo sucessório transcorreu dentro de um clima altamente agitado nas Forças Armadas. Entre os tenentes e subalternos havia um clima de oposição por reformas políticas profundas.Levou a cabo algumas obras contra a seca no Nordeste. Foram construídos duzentos e cinco açudes, duzentos e vinte poços e quinhentos quilômetros de vias férreas locais.
  • Period: to

    Cangaço

    O Cangaço foi uma luta revolucionaria, em que os homem de este grupo vagavam pelo setor nordestino em busca de justiça e vingança pelos coronéis fazendeiros da região. O líder de este movimento foi um senhor chamado Lampião. À medida que este grupo crescia, ganhava poder e com os ataques no norte do pais, o Presidente ordenou a exterminação de este grupo. Depois do fim de Lampião, chefes de outros bandos se entregaram. O último grupo famoso foi o de Cristino Gomes da Silva Cleto, ou Coris
  • Revolta do Forte de Copacabana

    Revolta do Forte de Copacabana
    Primeira revolta tenentista, foi no Forte de Copacabana, em RJ. Foi protagonizada por 17 militares e 1 civil que reivindicavam o fim das oligarquias do poder. O objetivo era tentar impedir que Artur Bernardes de tomar posse da presidência, isto foi à reação, más a causa era que em 1921 o jornal do RJ teria publicado cartas atribuídas a Bernardes nas quais havia ofensas ao Exercito brasileiro. Imediatamente as tropas fiéis ao governo cercaram o forte, isolando rebeldes.
  • Artur Bernardes

    Artur Bernardes
    Em 1923 e 1924 ocorreram novas ações tenentistas no Rio Grande do Sul e em São Paulo, onde ocorreu a Revolução de 1924, que levou Bernardes a bombardear a cidade de São Paulo. Tudo isso levou Bernardes a decretar o estado de sítio.Artur Bernardes foi o pioneiro da siderurgia em Minas Gerais e sempre se bateu pela ideologia nacionalista e de defesa dos recursos naturais do Brasil. Fundou a Escola Superior de Agricultura e Veterinaria em sua cidade natal, Viçosa.
  • Revolta de 1924

    Revolta de 1924
    De esta vez aconteceu em São Paulo, foi a segunda revolta tenentista. Liderados pelo general Isidoro Dias Lopes, os revoltosos que estavam em contra da oligarquia do pais, ocuparam a capital paulista por 23 dias e provocando a morte de 500 pessoas, além de militares que deixaram a cidade bombardeada. Diante de esta defensiva as tropas tenentistas foram obrigadas a fugir.
  • Period: to

    Coluna Prestes

    As forças tenentistas da São Paulo, e as do sul se uniram. Decidiram dirigir-se ao interior do pais buscando apoio da população e assim provocar novas revoltas para enfraquecer o governo oligárquico do pais. Luís Carlos Prestes foi líder de este movimento que percorreu 21 mil quilômetros, atravessando 12 estados. As tropas do Governo os perseguiam constantemente, mas eles conseguiam escapar por as suas manobras militares. Porem exaustos e sem apoio popular, decidiram ingressar na Bolívia.
  • Washington Luís

    Washington Luís
    Libertou todos os presos políticos e também muitos cidadãos presos injustamente, segundo sua mensagem presidencial de 1927. Criou o Conselho de Defesa Nacional, no mesmo ano. Porém tentou quebrar a Política do Café com Leite e se deu mal.
  • Revolução de 1930

    Revolução de 1930
    Foi um movimento de revolta armado, ocorrido no Brasil em 1930, que tirou do poder, através de um Golpe de Estado, o presidente Washington Luiz. Com o apoio de chefes militares, Getúlio Vargas chegou à presidência da República. Mal o povo sabia dos próximos golpes de Getúlio.
  • Period: to

    Getúlio Vargas

    Fez uma ditadura porém trouxe muitas leis trabalhistas.
  • Period: to

    Eurico Gaspar Dutra

  • Period: to

    Getúlio Vargas

    Se elegeu devolta porém suicidou em 1954. "Deixo a vida para entrar na História."
  • Period: to

    Café Filho

  • Period: to

    Juscelino Kubitschek

    Criou Brasilia e fez "50 anos em 5"
  • Period: to

    Jânio Quadros

    Renunciou
  • Period: to

    João Goulart

    Vice de Jânio