-
42,000 BCE
DESENHOS NAS CAVERNAS
O homem pré-histórico utilizava ossos de animais, cerâmicas e pedras como instrumento de escrita, além de fabricar suas próprias tinturas através de folhas de árvores, sangue de animais e excrementos humanos. Os mais antigos indícios dessa arte são datados no período Paleolítico Superior (40.000 a.C.); consistiam em pinturas e desenhos gravados em paredes e tetos das cavernas.
Foto: http://ligadosnahistoria.blogspot.com
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br -
Period: 42,000 BCE to
linha do tempo
-
4000 BCE
TIRAS DE MADEIRA E LASCAS DE BAMBU
Aproximadamente no ano 4.000 a.C. na Babilônia, o povo fazia suas escritas nas placas de barro com tiras de madeira pontiagudas (geralmente lascas de bambu).
http://marianoprieto.com.br/loja/?page_id=1104 -
3500 BCE
OBJETOS COM FORMATO DE CUNHA
A escrita cuneiforme foi criada pelos sumérios, e sua definição pode ser dada como uma escrita que é produzida com o auxilio de objetos em formato de cunha. Os sumérios utilizavam a argila como suporte para escrever, e para que os registros fossem permanentes, as tabuletas cuneiformes eram colocadas em um forno.
Foto: https://i.pinimg.com/originals/03/36/70/033670848e4f4942afd14e3adba260fc.jpg
https://www.infoescola.com/civilizacoes-antigas/escrita-cuneiforme/ -
600 BCE
PENA DE AVE
A pena foi utilizada por milênios até o século XIX como instrumento de escrita, foi citada por S. Isidoro de Sevilha no seu tratado enciclopédico Etimologias, cerca de 600 a.C. As preferidas foram de ganso, cisne ou pato, devido à sua cânula larga e oca sendo um bom depósito para a tinta, a ponta era afiada sempre que necessário e a cada instante da escrita, devia ser molhada em um tinteiro.
https://martaiansen.blogspot.com
http://www.scielo.mec.pt/scielo.php -
300 BCE
PINCEL DE BAMBU COM PÊLO DE ANIMAL
O mais antigo pincel de tinta intacto foi encontrado em 1954 no túmulo de um cidadão Chu do Período dos Estados Combatentes (475 – 221 a.C.) situado no sítio arqueológico Zuo Gong Shan 15 próximo a Changsha (長沙). Esse pincel de tinta primitivo tinha haste em madeira e um tubo de bambu segurando o chumaço de pelos para a haste.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pincel_de_tinta
http://portuguese.cri.cn/152/2006/07/26/1@47900.htm
https://institutolohan.com.br/2012/01/05/a-caligrafia-chinesa/ -
PENAS DE METAL
A invenção das penas de metal no final do século XVIII obteve um relativo sucesso na época, resolveu o problema de desgaste na ponta e possibilitou escritas mais finas ou mais grossas. Contudo, persistia a necessidade de molhar a pena inúmeras vezes para completar o que estava escrevendo, o que contribuía para tornar a escrita irregular e extremamente morosa.
http://marianoprieto.com.br
https://martaiansen.blogspot.com
Foto: https://pt.banggood.com/Vintage-Goose-Feather-Quill-Pen-Metal -
CANETA TINTEIRO COM ABASTECIMENTO A CONTA GOTAS
O primeiro modelo comercial da caneta tinteiro foi criado pelo americano Lewis Edson Waterman em 1884. Mas, nas memórias da czarina russa Catarina, escritas em 1748, há uma menção a um instrumento parecido. No modelo de Waterman, a tinta era injetada no reservatório com um tipo de seringa. Os cartuchos descartáveis só começaram a ser vendidos em 1927.
https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-surgiu-a-caneta/
Foto: http://marianoprieto.com.br/loja/?page_id=1104 -
CANETA TINTEIRO COM ABASTECIMENTO A BOMBA
Em 1912 a Sheaffer’s patenteou a bomba para abastecer a caneta com uma alavanca, ou seja, já não era necessário utilizar o conta gotas.
http://www.starfountainpen.com.br/imagens/Artigo/y_lever.JPG -
CANETA TINTEIRO COM ABASTECIMENTO POR VÁCUO
Na década de 1930 a Parker patenteou a bomba de enchimento da caneta tinteiro por vácuo. Segue descrição de como é feito seu abastecimento: A haste deve ser pressionada por 9 nove vezes. À medida em que esses acionamentos são feitos, o diafragma faz vácuo no condutor e a tinta é conduzida para o interior do corpo da caneta, a quantidade de tinta internamente, é limitada pelo tamanho do condutor.
http://www.starfountainpen.com.br/
http://marianoprieto.com.br/loja/ -
A CANETA ESFEROGRÁFICA
A idéia de usar na ponta da caneta uma pequena esfera de metal, molhada pela tinta que vem de um tubinho, surgiu no final do século XIX. O húngaro Lazló Josef Biró aperfeiçoou a idéia e popularizou a esferográfica a partir de 1938. Em meados da década de 40, Biro passou a patente para o francês Marcel Bich, criador da Bic, que, hoje, vende 10 milhões de canetas por dia em todo o planeta.
https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-surgiu-a-caneta/
https://www.bicworld.com/ -
"A CANETA DO SÉCULO"
Em 1939 foi lançada pela Parker a caneta tinteiro que foi considerada a caneta do século, pois era eficiente com sistema de bomba fácil de abastecer e com o reservatório em Nylon, que não era atacado pela química da tinta. PARKER 51.
http://marianoprieto.com.br/loja/?page_id=1104
http://www.starfountainpen.com.br/mostrarartigo.asp?codi=37 -
CANETA TINTEIRO VEDADA HERMETICAMENTE
Na década de 1960 quando não havia pressurização no avião, a tinta das canetas tinteiro vazava.
A caneta tinteiro Parker 61, que além de muito bonita, tinha um sistema de abastecimento por capilaridade (era só tirar o corpo da caneta e mergulhar com a pena para cima que ela enchia sozinha) e também possuía uma válvula que vedava hermeticamente o reservatório, impedindo o vazamento da tinta nos aviões.
http://marianoprieto.com.br -
CANETA TOUCHSCREEN
As telas resistivas, as que demandam o uso de canetas especiais surgiram nos anos de 1970, quando o inventor G. Samuel, elaborou um método para facilitar os estudos da sua equipe de física nuclear. Nos anos 1990, início da fase portátil das touchscreen, o primeiro comunicador portátil Simon Personal Communicator trazia funções de pager, envio e recebimento de emails, calendário, agenda, bloco de notas e calculadora.
https://www.tecmundo.com.br/
https://www.sfgate.com/technology/ -
CANETA MOUSE
A caneta mouse tem um design ergonômico que é semelhante ao uso de uma caneta de escrita. O usuário não se limita à uma área e pode controlar os programas e aplicativos com o movimento da caneta mouse em qualquer lugar em uma mesa. Sendo uma ferramenta multiuso, a caneta virá com software que permitirá escrever notas em sites ou escrever na sua própria letra em vez de digitar. http://ptcomputador.com
FOTO: https://www.americanas.com.br/produto/49395487 -
CANETA MINI CELULAR
Caneta mini Celular com tela de 0.96'', GSM, Dual SIM, Câmera, Lanterna, Bluetooth, Discador Telefones Celulares com gravação e caneta.
Na descrição do site de compra informa que a caneta SERVO K07 Mobile phone é fabricada em vários idiomas, inclusive o português, capacidade de bateria de 300mAh, envia mensagem, reprodutor de MP3, baias para cartão de memória, Bluetooth, rádio FM, câmera. Marca SERVO, fabricante do CPU é MTK, lançamento 2019.
Referência: sites de compra -
CANETA DIGITAL
As canetas digitais oferecem mais interatividade entre o usuário e smartphones, tablets, PC, mesa digitalizadora e iPad com tela sensível ao toque. Com várias cores e marcas, competem no mercado oferecendo um traço mais preciso e cores variadas. É possível escrever com sua letra manuscrita, de forma precisa, colorir desenhos, desenhar, sublinhar, fazer anotações ou seja, o que fazemos no caderno podemos fazer nestes equipamentos tecnológicos.
https://www.techtudo.com.br