Transferir

História de Portugal de 1580 a 1910

  • 1580

    União Ibérica e dinastia Filipina

    União Ibérica e dinastia Filipina
    A União Ibérica foi o resultado da união dinástica das monarquias de Espanha com Portugal depois da Guerra de Sucessão Portuguesa.
    Durante a União Ibérica, Portugal era governado sobre da monarquia espanhola.
    Os três reis da dinastia filipina que governaram Portugal entre 1580 a 1 de dezembro de 1640 foram:

    Filipe I de Portugal e II de Espanha 1580-1598;
    Filipe II de Portugal e III de Espanha 1598-1621;
    Filipe III de Portugal e IV de Espanha 1621-1640.
  • Guerra da restauração

    Guerra da restauração
    A Guerra da Restauração foram confrontos armados travados entre Portugal e Castela. D. João IV, Duque de Bragança liderou a revolta da nobreza Portuguesa. Esta Guerra decorreu ao longo de 28 anos (1640 e 1668). Esta Guerra pôs fim à Monarquia dualista da Dinastia Filipina começando a 1 de Dezembro de 1640 e terminando com o Tratado de Lisboa de 1668.
  • Tratado de Lisboa 1668

    Tratado de Lisboa 1668
    O Tratado de Lisboa foi um tratado assinado a 13 de fevereiro de 1668 pelos Reinos de Portugal (Afonso VI de Portugal) e de Espanha(D. Carlos II de Espanha) que colocou um final à Guerra de Restauração.
  • Period: to

    Absolutismo em Portugal

    O "Absolutismo Português" foi um período no qual o Rei assumia poder total, não precisando de uma Assembleia ou de uma Constituição para governar. Os reis que foram considerados verdadeiramente absolutistas, em Portugal, foram D. João V e D. José I (com o Marquês de Pombal)
  • A Era Pombalina (Marquês de Pombal)

    A Era Pombalina (Marquês de Pombal)
    Marquês de Pombal (Sebastião José de Carvalho e Melo) foi um nobre , diplomata e estadista português. Foi secretário de estado do Reino durante o reinado de D. José I (1750-1777).
    Viveu num período da história marcado pelo iluminismo e iniciou esse intuito em muitas reformas económicas, sociais e económicas.
    Marquês de Pombal também teve um papel muito importante na reconstrução da cidade de Lisboa depois do terramoto de 1775. "É preciso sepultar os mortos e cuidar dos vivos." disse o mesmo.
  • O iluminismo em Portugal.

    O iluminismo em Portugal.
    O iluminismo é: "movimento cultural e intelectual europeu, que se verificou sobretudo durante o século XVIII, caracterizado pela crença na razão como ferramenta válida para o progresso da humanidade e por uma atitude crítica perante as formas políticas e religiosas tradicionais; filosofia das luzes".
    Um dos exemplos de iluminismo em Portugal é o Iluminismo Pombalino , onde Marquês de Pombal atuou durante o reinado de D. José I.
  • O Terramoto de 1755

    O Terramoto de 1755
    No dia 1 de Novembro de 1755 ocorreu um terramoto em Lisboa durante inúmeros minutos , derrubando edifícios e espalhando os seus destroços por todos os sítios. Alguns minutos depois ocorreu um maremoto que inundou a baixa. Quando finalmente as ondas se acalmaram ficaram os incêndios ,causados por velas que estavam acesas nas igrejas e em casa das pessoas, que foram derramadas por conta do terramoto.
  • Bloqueio Continental

    Bloqueio Continental
    No início do Século XIX os exércitos napoleónicos invadem a Europa. Tinham como objetivo dominar a grande potência opositora:
    Inglaterra.
  • 1ª Invasão Francesa

    1ª Invasão Francesa
    A primeira invasão francesa ocorreu em Novembro de 1807 e foi comandada pelo general Junot.
  • Fuga de D. João VI e sua família para o Brasil.

    Fuga de D. João VI e sua família para o Brasil.
    D. João VI e a sua família fugiram para o Brasil para que não fossem aprisionados pelas tropas francesas.
    A 22 de outubro, Portugal assinou com a Inglaterra uma convenção secreta que previa esta transferência (esta transferência consistiu na transferência da sede da monarquia Portuguesa para o Brasil, e ocupação temporária da Ilha da Madeira por tropas britânicas) sob proteção britânica. E a família Real partiu para o Brasil a 29 de Novembro de 1807.
  • 2ª Invasão Francesa

    2ª Invasão Francesa
    A segunda invasão francesa ocorreu em Março de 1809 e foi comandada pelo general Soult.
  • 3ª Invasão Francesa

    3ª Invasão Francesa
    A terceira invasão Francesa ocorreu em Junho de 1810 e foi comandada pelo marechal Massena.
  • Revolução Liberal.

    Revolução Liberal.
    Por conta das invasões francesas D. João VI e a família Real estavam no Brasil.
    Os britânicos tinham vindo para Portugal para combater os franceses, porém, acabaram por permanecer muito para lá do fim da guerra, exercendo uma tutela política e militar sobre o País. Os portugueses começaram a ficar descontentes por conta disto e de problemas económicos com graves consequências sociais
    Por isso começam a difundir-se em Portugal, as ideias liberais. Deu-se, em 1820, a Revolução Liberal
  • 1ª Constituição Portuguesa

    1ª Constituição Portuguesa
    A Constituição Portuguesa de 1822 é o mais antigo texto constitucional Português, tendo assinalado uma tentativa de colocar um fim ao absolutismo e começar em Portugal uma monarquia constitucional.
    A Constituição foi assinada em Lisboa apenas se deu na sequência da Revolução Liberal.
  • Guerra Civil (1832-1834)

    Guerra Civil (1832-1834)
    A Guerra Civil Portuguesa foi a Guerra Civil travada em Portugal entre os liberalistas constitucionalistas e os absolutistas sobre a sucessão Real.
    Esta guerra iniciou-se com o desembarque das tropas liberais de D. Pedro IV em Matosinhos, às quais se juntaram inúmeros liberais que conspiravam no país e no estrangeiro. Após 2 anos de várias lutas, em que tropas miguelistas revelavam as suas fraquezas esta gerra termina com a assinatura da Convenção de Évora Monte no Alentejo.
  • Period: to

    Revolução da Maria da Fonte ou Revolta do Minho

    A revolução da Maria da Fonte(que ocorreu em abril e maio de 1846) foi uma revolta popular contra o governo cartista presidido por António Bernardo da Costa Cabral (é a designação que se deu à tendência mais conservadora do liberalismo que surgiu após a revolução de 1820) a revolta fez com que houvessem inúmeras tensões sociais.
  • Period: to

    Patuleia

    O termo patuleia parece provir da expressão patola que significava "alguém que não prima pela inteligência".
    A 10 de Outubro começa a sublevação patuleia no Porto ,o duque da Terceira, que foi enviado à cidade como lugar-tenente da rainha foi preso e expulso da cidade. No dia 11 de Outubro o conde de Antas assume o comando militar da revolta.
    O tom de revolta em Portugal começou a aumentar e o país começou a dividir-se mais uma vez em miguelistas e em liberais.
  • Period: to

    O Rotativismo em Portugal

    O Rotativismo era caracterizado por existir uma alternância no poder de dois grandes partidos políticos do centro-direita e centro-esquerda, na maior parte do período entre o Partido Regenerador e o Partido Progressista ou o Partido Histórico.

    Durante o período de Rotativismo Português o Partido Progressista governou durante 69 meses e o Partido Regenerador (liderado por Fontes Pereira de Melo) durante 81 meses.
    Este sistema colapsou apenas em 1906 por esgotamento de soluções.
  • Period: to

    Conferência de Berlim

    O principal objetivo da conferencia de Berlim era o de coordenar os diversos projetos de exploração e de ocupação do território Africano, prevenindo, assim, conflitos entre as várias potências. Estiveram presentes delegados de 14 países.
    Alguns dos assuntos em discussão foram: a regulação de acesso à bacia do Congo, a navegação dos rios internacionais , a delimitação rigorosa de áreas de influência e entre outros assuntos.
  • Period: to

    A crise económica

    A crise económica de 1890 deu-se por conta da situação de quase falência do Banco de Londres que desencadeou uma crise internacional.
    Em Portugal por conta de Portugal ter uma balança comercial deficitária e um endividamento externo que aumentava progressivamente deu-se uma crise económica, consequentemente deu-se a falência de empresas e bancos, quebras no investimento, aumento de impostos e desvalorização de moeda e inflação. Isto fez com que houvesse um descontentamento geral.
  • Period: to

    Revoltas Populares

    Consequentemente à crise económica Portuguesa começou a haver um aumento do desemprego, um agravamento das condições de vida da classe média e operária e posteriormente começou a haver um grande descontentamento geral (greves e manifestações).
  • Ultimato Inglês

    Ultimato Inglês
    Este Ultimato foi um telegrama enviado ao Governo português pelas autoridades inglesas que exigia a retirada imediata das forças militares portuguesas mobilizadas nos territórios entre Angola e Moçambique (territórios que atualmente correspondem ao atual Zimbabwe e Malawi).
    Caso a ordem não fosse acarretada por Portugal , Inglaterra avançaria com intervenção militar.
  • O Regicídio de D. Carlos I

    O Regicídio de D. Carlos I
    D. Carlos I e o seu herdeiro (Luís Filipe) foram assassinados dia 1 de fevereiro de 1908, por assassinos simpatizantes dos interesses Republicanos e auxiliados por elementos dentro da Carbonária Portuguesa.
    Este assassinato ocorreu na Praça do Comércio, junto ao Rio Tejo, em Lisboa.
    Após este acontecimento subiu ao trono D. Manuel II, o filho mais novo de D. Carlos, que tinha apenas 18 anos e por este motivo teve muitas dificuldades em repor ordem no país.
  • Implantação da República Portuguesa

    Implantação da República Portuguesa
    A Implantação da República Portuguesa acabou por ser o resultado de uma revolução organizada pelo Partido Republicano português.
    Esta foi iniciada a 2 de outubro de 1910 mas apenas venceu no dia 5 de outubro de 1910.
    Esta mesma Revolução acabou por destruir a monarquia constitucional e implantou um regime republicano em Portugal.