União Europeia e fundação do BREXIT

  • Declaração Schuman

    Declaração Schuman
    O ministro francês de Relações Exteriores, Robert Schuman, apresenta uma proposta de cooperação entre as indústrias do aço e do carvão de seu país e da Alemanha, visando tornar impossível uma nova guerra entre os dois países vizinhos.
  • CECA

    CECA
    Alemanha, França, Bélgica, Itália, Luxemburgo e Holanda assinam em Paris o Tratado da Comunidade Européia do Carvão e do Aço (Ceca), primeira experiência de "integração" e não apenas de "cooperação" entre Estados europeus. Diante disso, a CECA se caracterizou por uma integração do mercado siderúrgico, objetivando uma maior integração industrial envolvendo os seis países.
  • Tratado de Roma

    Tratado de Roma
    Assinatura, na capital italiana, dos Tratados de Roma, criando a Comunidade Econômica Européia (CEE), semente da atual União Européia (UE), e a Comunidade Européia da Energia Atômica (Euratom).
  • Sistema Monetário Europeu

    Sistema Monetário Europeu
    Entra em vigor o Sistema Monetário Europeu, com a Unidade de Conta Européia (European Currency Unit − ECU), cujo objetivo era evitar grandes flutuações de taxa de câmbio entre as moedas dos países-membros. Além dos países da antiga CECA, integravam o bloco econômico os seguintes países: Inglaterra, Irlanda e Dinamarca, a partir de 1973; Grécia, a partir de 1981; Espanha e Portugal, a partir de 1986. Com o final da Guerra Fria, em 1989, a Alemanha Oriental também foi incorporada ao MCE.
  • O Tratado de Maastricht

    O Tratado de Maastricht
    Somente após a criação da União Europeia, em 1991, com o Tratado de Maastricht, que todos os objetivos do Mercado Comum Europeu puderam ser alcançados, com o estabelecimento da livre circulação de pessoas, mercadorias, bens e serviços entre os países-membros.
  • Acordo de Schengen

    Acordo de Schengen
    Entra em vigor o Acordo de Schengen, que permite viajar pela UE sem controle de passaportes nas fronteiras, exceto no Reino Unido e na Irlanda, no mesmo ano também houve a adesão de Áustria, Finlândia e Suécia. O grupo agora tem 15 membros.
  • Tratado de Amsterdã

    Tratado de Amsterdã
    Assinatura do Tratado de Amsterdã, que entre outras coisas fortalece os direitos do Parlamento Europeu.
  • Tratado de Nice

    Tratado de Nice
    As principais alterações instituídas pelo tratado eram a limitação do tamanho e composição da Comissão Europeia, a extensão de votação por maioria qualificada a um maior número de matérias,e uma nova ponderação dos votos no Conselho Europeu.
  • Novo Tratado de Roma

    Novo Tratado de Roma
    Dez países aderem à União Européia: República Tcheca, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Hungria, Letônia, Lituânia, Polônia, Chipre e Malta. Os 25 Estados-membros assinam em Roma o tratado que estabelece uma Constituição européia.
  • Tratado de Lisboa

    Tratado de Lisboa
    O Tratado de Lisboa é um tratado que foi assinado pelos Estados-membros da União Europeia em 13 de dezembro de 2007, e que reformou o funcionamento da União em 1 de dezembro de 2009, quando entrou em vigor. Ele emenda o Tratado da União Europeia e o Tratado que estabelece a Comunidade Europeia. Bulgária e Romênia entram para a UE, que passa a ter 27 membros.
  • Brexit

    Brexit
    Em um plebiscito, realizado em 23 de junho de 2016, eleitores britânicos puderam decidir se o Reino Unido deveria permanecer ou deixar a UE. A maioria — 52% contra 48% — decidiu que o país deveria deixar o bloco.