História da União Europeia

  • Comunidade Europeia do Carvão e do Aço

    Comunidade Europeia do Carvão e do Aço
    Surgiu quando Alemanha, Itália, França, Bélgica, Holanda e Luxemburgo buscavam cooperação mútua para sobreviver às dificuldades da Segunda Guerra Mundial.
  • Mercado Comum Europeu

    Mercado Comum Europeu
    Com o fim da guerra, países grandes se fragmentaram em Estados menores na Europa, o que criou a necessidade de aumentar o grupo dos Seis, foi então que para aumentar o mercado interno interno europeu e acelerar o desenvolvimento da indústria no continente criaram o 1o bloco econômico a permitir a livre circulação de pessoas entre os países membros.
  • Um Período de Crescimento Econômico

    Um Período de Crescimento Econômico
    Os países da UE deixam de cobrar direitos aduaneiros e decidem também gerir em conjunto a produção alimentar, de forma a assegurar alimentos suficientes para todos. O mês de maio de 68 torna-se famoso pelas manifestações de estudantes em Paris, tendo muitas mudanças na sociedade e a nível dos comportamentos ficado para sempre associadas à denominada «geração de 68».
  • O Primeiro Alargamento

    O Primeiro Alargamento
    A Dinamarca, a Irlanda e o Reino Unido aderem à União Europeia em 1 de Janeiro de 1973, elevando assim o número dos Estados-Membros para nove. O Parlamento Europeu aumenta a sua influência na UE e, em 1979, pela primeira vez, os cidadãos elegem diretamente os seus deputados. A luta contra a poluição intensifica-se. A UE adota legislação para proteger o ambiente e introduz o conceito do 'poluidor-pagador'.
  • A Grécia Entra Para a UE

    A Grécia Entra Para a UE
    Em 1981, a Grécia torna-se o décimo Estado-Membro da UE, em seguida a Espanha e Portugal cinco anos mais tarde. Em 1987, é assinado o Ato Único Europeu, um Tratado que prevê um vasto programa para seis anos destinado a eliminar os entraves que se opõem ao livre fluxo de comércio na UE, criando assim o «Mercado Único».
  • A Queda do Muro de Berlim

    A Queda do Muro de Berlim
    Dá-se uma grande confusão política: a fronteira entre a Alemanha de Leste e a Alemanha Ocidental é aberta pela primeira vez em 28 anos o que leva à reunificação das duas Alemanhas.
  • União Europeia

    União Europeia
    O Mercado Comum Europeu trouxe além da livre circulação de pessoas, vários princípios que foram adotados pela UE, como a livre circulação de mercadorias, bens e serviços. Então finalmente essas transições deram nome e inicio a UE
  • O Euro

    O Euro
    O euro é a nova moeda de muitos europeus. Ao longo da década, o número dos países que adotam o euro aumenta.
  • O 11 de Setembro

    O 11 de Setembro
    O 11 de Setembro de 2001 torna-se sinônimo de «guerra contra o terrorismo», depois de aviões desviados embaterem em edifícios em Nova Iorque e Washington. Os países da UE começam a trabalhar cada vez mais em conjunto para lutar contra a criminalidade.
  • Tratado de Lisboa

    Tratado de Lisboa
    A economia mundial é abalada por uma crise financeira em setembro de 2008. O Tratado de Lisboa é ratificado por todos os países da UE antes de entrar em vigor em 2009, dotando a UE de instituições modernas e de métodos de trabalho mais eficientes.
  • União Bancária

    União Bancária
    A crise econômica mundial tem repercussões profundas na Europa. A UE ajuda vários países a enfrentar as suas dificuldades e cria a «União Bancária» para garantir bancos mais seguros e mais viáveis.
  • Prêmio Nobel da Paz

    Prêmio Nobel da Paz
    Em 2012, a União Europeia recebe o Prêmio Nobel da Paz e decide doar o prêmio monetário (930 000 euros) às crianças que não tiveram a sorte de crescer num país em paz.
  • Refugiados na UE

    Refugiados na UE
    O extremismo religioso intensifica-se no Médio Oriente e em vários países e regiões em todo o mundo, conduzindo a conflitos e guerras que resultam num grande número de pessoas que fogem dos seus países e procuram refúgio na Europa. Além de ter de fazer face aos problemas decorrentes desta onda de refugiados, a UE torna-se o alvo de vários atentados terroristas.
  • BREXIT

    BREXIT
    Os cidadãos do Reino Unido participaram de um plebiscito em que podiam escolher entre duas opções: o Reino Unido permanecer ou deixar a UE. No fim das contas, venceu a opção pela saída dos britânicos da UE, com 52%. A aprovação da saída do Reino Unido ainda não foi aprovada, foram diversas divergências desde 2017, mas está para acontecer ainda esse ano.