You are not authorized to access this page.

Trabalho do Luciano

  • 1498

    Bandeiras(Tocantins)

    Com a conquista por parte de ingleses, franceses, espanhóis e holandeses mais ao norte do Brasil, os mesmos descobriram a foz rio Tocantins a partir de 1498. Para catequizar os nativos deixaram o padre capuchinho francês Yves d'Evreus. Na área hoje compreendida Maranhão, Pará, Tocantins e Amazonas e com a ajuda dos índios Tupinambás tiveram a pretensão de colonizar a amazônia,através do empreendimento França Equinocial.
  • 1500

    Ocupação Portuguesa(Pará)

    Ocupação Portuguesa(Pará)
    Em 1500, o navegador espanhol Vicente Yañez Pinzón tornou-se o primeiro europeu a navegar pela foz do Rio Amazonas. Em 26 de agosto de 1542, o espanhol Francisco de Orellana chegou também à foz do rio Amazonas, só que por via fluvial, partindo de Quito, no Equador.
  • 1534

    Começo da ocupação portuguesa

    Começo da ocupação portuguesa
    a ocupação portuguesa começou efetivamente, com a divisão da colônia em grandes lotes de terra, as capitanias hereditárias
  • May 23, 1535

    Sudeste, Espírito Santo - Início

    Sudeste, Espírito Santo - Início
    O fidalgo português Vasco Fernandes Coutinho, veterano das campanhas da África e da Índia, aportou em terras da capitania, que lhe destinara o rei D. João III. Como era um domingo do Espírito Santo, chamou a vila, futuro estado, de Espírito Santo.
  • May 23, 1535

    Sudeste, Espirito Santo - Capixaba e Vila Velha

    Sudeste, Espirito Santo - Capixaba e Vila Velha
    A história Capixaba começou quando os colonizadores portugueses, chefiados pelo donatário Vasco Fernandes Coutinho, desembarcaram na Capitania do Espírito Santo. Nesse mesmo ano, foi fundada a povoação de Vila Velha, primeiro núcleo populacional da capitania.
  • Jan 25, 1554

    Sudeste, São Paulo - Missão Jesuíta

    Sudeste, São Paulo - Missão Jesuíta
    São Paulo surgiu com a missão Jesuíta, tendo reunido pessoas de origem europeia e indígena. Com o tempo o local acabou se tornando entreposto para comércio de serviços de extrema importância regional. A ocupação da cidade se deu de forma policêntrica, com várias aldeias.
  • 1557

    Sudeste, Rio de Janeiro - Capitanias Hereditárias

    Sudeste, Rio de Janeiro - Capitanias Hereditárias
    Rio de Janeiro encontrava-se compreendido em trechos da Capitania de São Tomé e da de São Vicente. Não tendo sido colonizado pelos portugueses, em virtude da hostilidade dos indígenas tupinambás (tamoios) e goitacás estabelecidos neste litoral, a baía de Guanabara foi ocupada por um grupo de colonos franceses, inicialmente sob o comando de Nicolas Durand de Villegagnon, que aqui pretendiam instalar uma colônia de povoamento, a 'França Antártica'.
  • Chegada dos Europeus(Amapa)

    Em sua obra 'A Descoberta da Guiana', o navegador e explorador britânico sir Walter Raleigh descreveu uma 'Província da Amapaia' como uma terra 'maravilhosa e rica em ouro', povoada por indígenas chamados 'anebas' que teriam presenteado o espanhol Antonio de Berreo com várias joias daquele metal
  • Sudeste, São Paulo - Bandeirantes

    Sudeste, São Paulo - Bandeirantes
    Os paulistas começaram a organizar as bandeiras, grandes expedições que partiam em direção aos sertões inexplorados da colônia, em busca de mão-de-obra indígena, pedras e metais preciosos. Em pouco tempo, os bandeirantes se tornariam os grandes responsáveis pela ampliação dos limites das fronteiras da colônia, incorporando ao território do Brasil inúmeras áreas que, de acordo com o Tratado de Tordesilhas, pertenciam à Espanha.
  • Fundação de São Luís

    Fundação de São Luís
    invadiram o Maranhão e fundaram São Luís
  • Amapá- Período Colonial

    Luta pela ocupação e posse da bacia amazônica, que perdurou cerca de meio século pelas armas, e mais de dois séculos pela diplomacia
  • Norte, Amapá - Período Colonial

    Norte, Amapá - Período Colonial
    Manuel de Sousa d'Eça foi designado para servir na Capitania do Pará, no Estado do Maranhão, por três anos. As suas funções incluíam a '(expulsão do inimigo do Cabo do Norte, e mais descobrimentos', para o que requeria homens, armas e equipamentos diversos. Conselho da Regência de Portugal, recomendava que se tomassem as medidas necessárias com o fim de povoar e fortificar a costa que se estendia do Brasil a São Tomé da Guyana.
  • Invasões holandesa no nordeste

    Invasões holandesa no nordeste
    Em 1624, atacaram Salvador, mas foram rapidamente vencidos; em 1630, voltariam à carga em Pernambuco. Após terem conquistado Recife, os holandeses invadiram Filipéia, atual João Pessoa (1637), Fortaleza (1640) e São Luís (1641-44).
  • Desembarque dos holandeses

    Desembarque dos holandeses
    os holandeses desembarcaram em Pernambuco, período marcado pelas guerras de resistência;
  • Capitanias Hereditárias

    Divisões de faixas de terra feitas pela coroa a fim de organizar melhor o território, eram as Capitanias hereditárias que acabaram se tornando um grande fracasso, graças a distância da metrópole, e aos constantes ataques de índios e piratas.
  • Ocupação Portuguesa

    Ocupação Portuguesa
    Chegada oficial dos Portugueses no Pará.
  • Desembarque de Mauricio de Nassau

    Desembarque de Mauricio de Nassau
    desembarcou em Recife o conde Maurício de Nassau, governador da possessão holandesa.
  • Holandeses expulsos

    Holandeses expulsos
    os holandeses foram definitivamente expulsos da colônia portuguesa
  • Ocupação Portuguesa(Amazonas)

    Ocupação Portuguesa(Amazonas)
    Em 1669, foi fundado o Forte de São José da Barra do Rio Negro, na área onde hoje fica Manaus, pelo capitão português Francisco da Mota Falcão. A fortificação serviu como base para o (esparso) povoamento do amazonas, permitindo a subida dos rios Negro e Branco, no atual Roraima, de onde se chegava ao Orinoco.
  • Revolta dos Beckman

    Revolta dos Beckman
    No Maranhao
  • Sudeste, Minas Gerais - Ribeirão

    Sudeste, Minas Gerais - Ribeirão
    João Lopes de Lima foi descobridor do ouro no Ribeirão do Carmo, futura Mariana. O ouro deste ribeirão se avaliou então por melhor que o de Ouro Preto.
  • Povoamento(Tocantins)

    Com a descoberta de ouro, a região logo tornou-se foco de grandes deslocamentos populacionais, num contingente enorme de pessoas em busca do grande Eldorado. Bueno foi declarado Superintendente das minas de Goiás que era jurisdicionada a São Paulo como intendência, a ele cabia manter a ordem legal e instaurar a os tributos.
    Século XVII
  • Sudeste, Minas Gerais - Jesuíta

    Sudeste, Minas Gerais - Jesuíta
    "O jesuíta antevia os ódios que iriam se desatar nas Minas Gerais, ontem sertões, habitados de feras e gentio. Os arraiais foram poucos, mas manifestado o ouro, surgiram de toda a parte."
  • Sudeste, Minas Gerais - Lei Proibitiva

    Sudeste, Minas Gerais - Lei Proibitiva
    Ordem real declarou que a licença de passar às Minas só seja dada às pessoas de qualidade. Ao descobrir que algumas serras não haviam fertilidade e deroga a lei. Com esta nova política, os Paulistas se sentem vencidos; reconcentram seu ódio nos forasteiros.
  • Guerra dos Mascates

     Guerra dos Mascates
    a crise do açúcar resultou na chamada Guerra dos Mascates
  • Período Colonial- Goias

    Com o objetivo de novas descobertas, Bartolomeu Bueno retorna ao território goiano em 1726 onde é levantada a primeira povoação goiana, o Arraial da Barra, na confluência dos rios Vermelho e Bugre. Achadas depois as minas de Vila Boa, em meados de 1727, para aí se passarem quase todos os habitantes da Barra e levantaram o arraial de N. S. de Sant´Ana e a respectiva capela no local em que hoje se ergue a futura matriz.
  • A Intendêcia de Goias- Goias

    A necessidade de uma administração que melhor atendesse à conjuntura política e econômico-financeira, e aos reclamos ante a exploração e o abandono vigentes, durante a subordinação à capitania de São Paulo, motivam a criação da capitania de Goiás em 1744.
  • História(Rondonia)

    A História de Rondônia começa antes do descobrimento do Brasil, quando o atual território do estado era povoado por várias tribos de índios. Rolim de Moura instalou a sua capital em Vila Bela da Santíssima Trindade (19 de março de 1752), tomando as primeiras providências para a defesa da Capitania que lhe fora confiada.
  • Sudeste, São Paulo - Período Colonial

    Sudeste, São Paulo - Período Colonial
    São Paulo tentou preservar as características de uma cidade provinciana, mas vê crescerem suas possibilidades de desenvolvimento após a transferência da Família Real Portuguesa para o Rio de Janeiro. A abertura dos portos às nações amigas, decretada por Dom João VI em 1808, dá novo alento à economia do litoral paulista, ao passo que interior da capitania continua a registrar relativa prosperidade com a plantação da cana-de-açúcar.
  • Sudeste, Espírito Santo - Desenvolvimento da província

    Sudeste, Espírito Santo - Desenvolvimento da província
    Crise econômica em 1820. Iniciou a agricultura cafeeira, atraindo colonos e estrangeiros. A exemplo das demais províncias do sul, no Espírito Santo essa experiência colonizadora baseou-se na pequena propriedade agrícola, que logo se estendeu.
  • Região mais populosa do país na década de 1870

    Região mais populosa do país na década de 1870
    O Nordeste, que foi a região mais populosa do país
  • Norte, Amazônia - Exploração da borracha

    A exploração da borracha na Amazônia atraiu muitos nordestinos
  • Guaporé e Mamoré

    Em abril de 1878, em função do Tratado de Ayacucho, foram enviadas para Corumbá (MS) as Plantas Geográficas dos Rios Guaporé e Mamoré, sendo que a cartografia para delimitar os limites fronteiriços dos rios Guaporé e Mamoré foi levantada e apresentada pela 2ª Seção brasileira, sediada na mesma cidade, tendo sido todas chanceladas pelos Delegados brasileiros e bolivianos.
  • Ciclo da Borracha

    Extração de látex da seringueira e comercialização da borracha.
  • Norte, Acre - Revolução acreana

    Norte, Acre - Revolução acreana
    Revolta popular contra a Bolívia, ocorrida durante a Primeira República Brasileira.
  • Estrada de Ferro

    O início da construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, em virtude da assinatura do Tratado de Petrópolis (1903), constituiu outro poderoso impulso para o povoamento.
  • Movimento Acreano

    Movimento Acreano
    A evolução do Acre aparece como fenômeno típico de penetração moderna na história do Brasil, acompanhada de importantes contribuições na projeção econômica do país. Exercendo papel de destaque na exportação nacional até 1913, quando se iniciou da borracha nos mercados europeu e norte-americano, o Acre conheceu um período de grande prosperidade: na passagem do século, em menos de um década contava com mais de 50.000 habitantes.
    1904 a 1913
  • Norte, Pará - Proclamação da República

    Em plena Segunda Guerra Mundial, visando fatores estratégicos e de desenvolvimento econômico, a região foi desmembrada do estado do Pará pelo Decreto-lei n° 5.812, de 13 de setembro de 1943, constituindo o Território Federal do Amapá.
  • Distrito Federal- Educação e Artes

    Proposta foi feita por Anísio Teixeira, reproduzindo a experiência bem sucedida do Centro Educacional Carneiro Ribeiro, conhecido como Escola-Parque, implantado em Salvador. O plano visava a adequação do sistema de educação ao estado democrático moderno, levando a educação das camadas populares a um novo patamar e oferecendo à nação "um conjunto de escolas que pudessem constituir exemplo e demonstração para o sistema educacional do país".
  • Sudene

    Sudene
    o governo brasileiro criou um órgão de planejamento econômico regional, a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), como parte de um esforço de reorganização da ordem social e de modernização das relações de trabalho no campo
  • Distrito Federal- A Construção de Brasília

    Era do governo de Juscelino Kubistchek; Mudana de capital.
  • Sudeste, Rio de Janeiro - Golpe de 64

    Sudeste, Rio de Janeiro - Golpe de 64
    Após o Golpe de Estado no Brasil em 1964, o governador Badger da Silveira, recém-eleito em 1963, foi afastado do cargo, sendo substituído pelo general Paulo Torres, que tratou de criar a Companhia de Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro.
  • Organizações dos Estados

    Organizações dos Estados
    divisão estabelecida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em nove Estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
  • Sudeste, Rio de Janeiro - Estado do Rio

    Sudeste, Rio de Janeiro - Estado do Rio
    A capital do novo estado, era a fusão de Guanabara e o Rio de Janeiro. Foram mantidos ainda os símbolos do estado do Rio de Janeiro, enquanto os símbolos do antigo estado da Guanabara passaram a ser os símbolos do município do Rio de Janeiro. Alguns alegam que a motivação por trás do presidente Geisel para a fusão foi neutralizar a força oposicionista do estado da Guanabara. O estado do Rio de Janeiro, tradicionalmente foi considerado um polo de conservadorismo.
  • Centro-oeste, Mato Grosso - Província de Mato Grosso

    O governo federal decretou a divisão do Estado de Mato Grosso, formando, então, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul devido à "dificuldade em desenvolver a região diante da grande extensão e diversidade".
  • Pará - A Colonização

    Pará - A Colonização
    concepção de que a Amazônia possuía um solo extremamente fértil, sendo um 'vazio demográfico' que deveria ser devastado e ocupado para ser o 'celeiro agrícola da nação', para garantir a posse das terras ao Brasil e para amenizar conflitos por terras em outras regiões, com o lema "terras sem homens para homens sem terra".
  • Centro Oeste - Cultivo da Soja

    O cultivo da soja introduzido por migrantes da Região Sul do Brasil com apoio do governo federal cresceu enormemente no estado, levando este, na década seguinte, a atingir o primeiro lugar na produção dessa leguminosa no país.
  • Norte, Acre - Revisão de Litígio

    Norte, Acre - Revisão de Litígio
    O governo do Acre vence uma disputa judicial com o estado do Amazonas a respeito de uma disputa territorial que se arrastava havia 26 anos no complexo florestal Liberdade, Gregório e Mogno