-
800 BCE
Idade Antiga
A Idade Antiga ou Antiguidade se iniciou com a invenção da escrita (aproximadamente 4000 a.C.)
Seu fim foi marcado pela queda do Império Romano do Ocidente em 476 d.C. -
Period: 800 BCE to 476
Idade Antiga
-
710 BCE
Homero
Homero (Séc. VIII a.C.) foi um poeta épico da Grécia Antiga e autor de duas principais obras da antiguidade:
¹Ilíada
²Odisseia -
700 BCE
Mitologia
As civilizações gregas tinham curiosidades e tentavam explicar os fenômenos da natureza e a origem da vida, elas eram politeísta. Com um conjunto de mitos, lendas e heróis surgiu a mitologia grega na Grécia Antiga.
O Mito foi uma "narrativa" para explicar fenômenos que ocorrem na realidade. -
700 BCE
Hesíodo
Hesíodo (Séc. VII a.C.) poeta oral da Grécia Antiga, e no mesmo período que Homero escreveu duas principais obras:
¹Teogonia
²Trabalho e dias Uma de suas obras foi ³O Escudo de Hércules, que hoje só restou um pequeno fragmento (não sobreviveu até os dias atuais). -
650 BCE
Ditirambos
Eram rituais sagrados praticados na Grécia Antiga em homenagem à um deus. Os primeiros registros dessas manifestações é de aproximadamente Séc. VII a.C.
Téspis foi considerado o primeiro ator de que se teve conhecimento, ele viajava de cidade em cidade organizando celebrações do ditirambos que foi transformada em dramatizações com texto e acompanhada por música.
E surge o teatro, um meio de propagar os mitos. -
624 BCE
Tales de Mileto
Tales de Mileto (624 - 548 a.C.) foi o primeiro filósofo da Grécia Antiga, foi também o primeiro a estudar astronomia que até fez observações e explicou sobre o eclipse solar. Tales passou boa parte de sua vida se questionando qual era a matéria prima básica e se baseou no monismo (tudo era originário de uma única substância primordial) concluindo que tudo no universo era composto de água.
"A água é a causa material de todas as coisas"
Arché -> água -
610 BCE
Anaximandro
Anaximandro de Mileto (610 - 546 a.C.) filósofo discípulo de Tales, assim como Tales entendeu o monismo mas ao contrário de seu mestre, acreditou que tudo era formado por algo que não era uma matéria física, ápeiron. É a origem de todo o universo, que representava a realidade infinita e indeterminada.
"Todos os seres derivam de outros seres mais antigos por transformações sucessivas. "
Arché -> ápeiron -
595 BCE
Filosofia como ciência(?)
A palavra philos quer dizer amor e sophia, sabedoria ou seja, filosofia significa amor pela sabedoria. Esse termo surgiu com Tales de Mileto e logo depois Pitágoras, Heráclito e Xenófanes.
Por meio da razão esses filósofos tentam responder as questões humanas e os fenômenos da natureza que acaba se contrapondo a mitologia. -
588 BCE
Anaxímenes
Anaxímenes de Mileto (588 - 524 a.C.) foi outro filósofo grego, se integrou a Escola Jônica também influenciado pelo monismo. Ele denominou de que o elemento primordial era o ar, que estava presente a todo o momento, a substância primordial não poderia ser algo fora da observação e da realidade sensível.
“Todas as coisas se originam devido ao grau de descondensação ou rarefação do ar, a mesma causa também do frio e do calor.”
Arché -> ar. -
571 BCE
Pitágoras
Pitágoras de Samos (571 - 500 a.C.) filósofo e matemático, interessava-se pelo estudo das propriedades dos números. Sendo racional, compreendeu que tudo no mundo era composto por números, ou seja, tudo tinha relação numérica.
"Todas as coisas são números"
Arché -> números -
535 BCE
Heráclito
Heráclito de Éfeso (535 - 475 a.C.) foi o "pai da dialética", para ele a essência de todas as matérias era contida no fogo.
Heráclito também diz que tudo está em constante mudança, que nada é permanente exceto a própria mudança.
"Não é possível banhar-se duas vezes em um mesmo rio"
Arché -> fogo -
530 BCE
Parmênides
Parmênides de Eléia (530 - 460 a.C.) pelo seu interesse na filosofia aproximou-se de Pitágoras, ele nos diz que nossos sentidos nos enganam trazendo a opinião de que tudo muda (doxa), ou seja, por meio dos sentidos os seres vivos percebem a natureza em sua volta e testemunha de que está em constante transformação, e isso nos afasta da verdade.
O ser é verdadeiro e universal(razão; aletheia), é indivisível e idêntico a si mesmo.
“O ser é; o não-ser, não é”
Arché -> ser -
490 BCE
Empédocles
Empédocles de Agrigento (490 - 430 a.C.) seus pensamentos influenciaram Aristóteles e Platão. Para Empédocles, a origem do universo não daria apenas por um elemento, mas a união deles: primordiais e indestrutíveis (fogo, a água, o ar e a terra). Os elementos seriam associado pelo amor (philia) e separado pelo ódio (neikos). Com isso tentou conciliar a oposição entre Heráclito e Parmênides.
"Os iguais se reconhecem"
Arché -> água, fogo, terra e ar. -
469 BCE
Sócrates
Sócrates (469 - 399 a.C.) um dos fundadores da filosofia ocidental, é reconhecido por relatos de obras de alguns de seus alunos. A filosofia nos pré-socráticos buscava explicar o mundo através de seus elementos mas com Sócrates que tentou levar as pessoas à sabedoria trouxe o homem de volta a si mesmo. Para alcançar a verdade era necessário refletir sobre ela mas antes o homem precisava reconhecer a si mesmo.
Sócrates influencia nosso dia com seu método socrático.
"Só sei que nada sei" -
460 BCE
Demócrito
Demócrito De Abdera (460 - 370 a.C.) discípulo do filósofo Leucipo, em seu pensamento o universo é constituído de dois elementos, são eles: o vácuo e os átomos, onde tudo é formado por pequenas partículas indestrutíveis e invisíveis que se move no vácuo.
"Nada existe além de átomos e do vazio"
Arché -> átomos -
442 BCE
Antígona (Sófocles)
Depois de Édipo cair do trono de rei dois de seus filhos iniciam uma guerra civil para decidir quem irá herde-lo e são eles: Etéocles e Polinice. A guerra civil culminou a morte dos dois e quem herdou o trono foi Creonte (cunhado de Édipo) ele permite o enterro de apenas um dos irmãos e o outro tem seu direito negado a sepultura (era necessário para que ele retorne ao mundo dos mortos, Hades e descanse em paz) mas Antígona irmã de Etéocles e Polinice fica sabendo e revolta-se contra o decreto. -
428 BCE
Platão
Platão (428 - 348 a.C.) filósofo racionalista que teve seu mentor Sócrates, e os pensamentos de alguns filósofos pré-socráticos. A maioria de suas obras foi desenvolvida através de diálogos. Algumas dessas podemos citar: A teoria das ideias (ou das formas) que trata sobre dois mundos, o material e o mundo das ideias; Teoria das almas onde a alma é imortal e pertence ao mundo inteligível; Mito da caverna. -
427 BCE
Édipo Rei (Sófocles)
Laio ouve uma profecia: seu filho irá te matar. Para evitar que aconteça ele manda mata-lo pendurado em uma árvore mas Édipo é salvo quando criança. Édipo ouve a profecia: você irá matar seu pai e casar com sua mãe, e para evitar ele abandona Corinto achando que aqueles eram seus pais, e assim segue a história... -
384 BCE
Aristóteles
Aristóteles (384 - 322 a.C.) filósofo discípulo de Platão, desenvolveu obras que falavam sobre ética e moral.
Ao contrário de Platão afirmou que só havia um mundo e ele é captado através dos sentidos e do intelecto. Sua filosofia inclui a Metafísica, a Política e a Ética.
"A dúvida é o princípio da sabedoria" -
218 BCE
Língua Portuguesa
Assim a Língua Portuguesa possui relações com o latim vulgar falada pelo povo no antigo Império Romano, ou seja, pelas classes mais baixas e ao passar do tempo como as invasões e reconquista de território a língua galego-português sofreu uma grande mudança mas ainda continua em constante evolução. -
354
Agostinho
Santo Agostinho (354-430 d.C) filósofo, escritor, bispo, teólogo.
● Patrono da ordem religiosa agostiniana;
● Responsável pelo pensamento filosófico cristão medieval;
● Influenciado pelo maniqueísmo, onde o mundo seria
regido pelas “forças do bem ou mal” -
401
Arte Bizantina
Em 313 o imperador Constantino proíbe a perseguição aos cristãos. Após isso o cristianismo começa a ser aceito a partir de seu reinado nascendo a arte bizantina que se refere ás manifestações artísticas (arquitetura, pintura e escultura, mosaico) de caráter religioso. -
401
Língua Inglesa
O Inglês tem sua origem ligada com diferentes cidades da Bretanha, só a partir do Séc. XVII os ingleses expandiram sua língua pelo mundo, como fator importante o poder do Império Britânico. O inglês se espalhou como a linguagem da superioridade econômica e da liderança política americanas.
Ocorreu uma divisão em sua história, são eles os 3 períodos:
¹Old English
²Middle English
³Modern English
Hoje ela é reconhecida como a língua universal -
476
Idade Média
A Idade Média teve inicio 476 d.C.
O poder da igreja católica fluía e aumentava cada vez mais, juntamente com sua fortuna e por conta disso ela recebeu inúmeros fiéis assim tornando-a Verdade, que nenhuma de suas decisões poderiam ser questionada.
Seu fim foi em 1453 quando os turco-otomanos conquistam a cidade de Constantinopla.
Ficou conhecido como "período negro" -
Period: 476 to 1453
Idade Média
-
1001
Arte Românica
A arte românica desenvolve-se entre o séc. XI e XIII, com a queda do império Romano conquistado pelos povos bárbaros, passou a unificar graças as peregrinações pois muitas de suas construções tinha o intuito de abrigar peregrinos.
Seu estilo destaca-se pela pintura, escultura e arquitetura. -
1198
Trovadorismo
Foi um movimento literário que surgiu na Provença (Sul da França) Idade Média (No tempo do feudal) e se espalhou por toda a Europa. Tem relação da música com a poesia pois a poesia é acompanhada de instrumentos musicais, desde o século XI teve seu público e era cantada em galego-português. É composto por 4 cantigas e é uma temática religiosa. -
1201
Arte Gótica
Surgiu na França no séc. XIII mas apenas no séc. XVI passou a ser reconhecida, batizado gótico por Giorgio Vasari que considerava o período obscuro. O estilo gótico era contraposto ao estilo românico, também houve uma série de inovações em técnicas como a arquitetura e a escultura, já as pinturas continuaram como os afrescos, vitrais, painéis e iluminura de manuscritos para que o analfabeto compreenda a religião.
Giotto um dos principais pintores, suas obras: Beijo de Judas; Fuga para o Egito. -
1225
Tomás de Aquino
São Tomás de Aquino (1225 - 1274) foi o "Príncipe" da Escolástica (filosofia medieval, desenvolvida em alguma doutrina religiosa), por meio do método dialético tentou unir a fé e a razão para o crescimento humano. Seu pensamento e suas idéias tiveram origem influenciadora de Aristóteles. -
1400
Castellano (Español)
Apareceu na Idade Média, a evolução do latim: sua origem vem de um pequeno território no sudeste de Cantabria era falado pelo povo. Essa língua se expandiu por todo o norte espanhol e fundou a Acadêmia Real Espanhola para que a língua não se altere com as gírias dos povos. -
1453
Idade Moderna
A Idade Moderna teve seu início em 1453 e seu fim em 1789 (Revolução Francesa), nesse tempo teve a mudança do feudalismo para o capitalismo, a descoberta da América, a formação de novas igrejas, avanços na ciências, etc. -
Period: 1453 to
Idade moderna
-
1524
Luís de Camões
Luís Vaz de Camões (1524 - 1580) nasceu em Lisboa, foi um dos maiores poetas, escritor do período classicismo, a maioria de seus poemas tratam sobre o amor; trouxe um novo método de soneto para a literatura. Uma de sua obra famosa foi o épico poema "Os Lusíadas" que divide-se em dez cantos oitavo. -
Método Científico
Uma estratégia (usadas por cientista) que facilita no estudo, essa estratégia é um conjunto de regras básicas com passos que leva à uma conclusão sobre determinado assunto. Os principais fundadores: Galileu Galilei e Francis Bacon. -
René Descartes - Racionalismo
René Descartes (1596 - 1650) no dia 10 para o dia 11 de novembro de 1619 Descartes teve sonhos que levou a duvidar do conhecimento e da existência da realidade.
Em 1637 lançou uma obra que serviu de base para o racionalismo, o Discurso sobre o método que consistia em que a única maneira de adquirir conhecimento é usando a razão (os sentidos nos enganam; possuímos ideias inatas).
"Penso, logo existo" -
John Locke - Empirismo
John Locke (1632 - 1704) um dos maiores empirista britânico/fundador do empirismo. Para ele, o ser humano nasce como uma folha em branco ou "tabula rasa" e adquire conhecimento utilizando os cinco sentidos ou seja, as experiencias que o individuo passa pela vida. Para Locke a ideia inata no homem é apenas ter a capacidade de abstrair ideias dos fatos singulares.
"O homem nasce como se fosse uma 'folha em branco" -
Experimento de Redi
Francesco Redi, não aceitava a teoria abiogênese e resolveu montar um experimento para provar que a teoria era falsa (no séc. XVII). O experimento consiste em um pedaço de carne dentro de um frasco de vidro, um frasco fechado, o outro com uma tela e o terceiro aberto, no fim do experimento observou que as larvas surgiram apenas nos frascos que não havia sido fechado e possivelmente visitado por moscas. -
Teoria abiogênese
A primeira teoria tentando explicar o surgimento da vida, ela diz que a vida surgia de matéria inanimada ou sem vida, como a junção de camisa suada com grãos de trigo poderia surgir rato; folha de árvore em lago poderia surgir cisnes.
Mas nesse tempo não havia método científico para levar essa hipótese, então tempo depois fizeram experimentos para provar que esta teoria é falsa, como o experimento de Redi e o experimento de Pasteur -
Immanuel Kant - Criticismo
Immanuel Kant (1724 - 1804) estabeleceu um sistema filosófico, operando uma resolução entre racionalismo de Descartes e empirismo de Locke.
Kant achava que as verdades eram universais e seriam encontrada a priori (antes de qualquer experiência). Por meio de sua obra Crítica da razão pura criou dois termos: a priori, que não precisa dos sentidos; e a posteriori, obtido por meio da experiência sensível.
Tempo e o espaço, a lei da casualidade é a moral em nossa consciência. -
Taxonomia
Taxonomia é a ciência que busca descrever, identificar e classificar os seres vivos. Temos o hábito de classificar e o ser humano se preocupou em classificar os seres vivos, em 1735 o sueco Carl von Linnée (1707 - 1778) publicou um livro que tinha isso em questão principalmente para tornar mais fácil os estudos deles e também regras para que fossem nomeados corretamente. -
Experimento de Needham X Spallanzani
No séc. XVIII, Needham um religioso fez um experimento para comprovar a teoria da geração espontânea (Abiogênese), ele fez diversos frascos contendo um caldo nutritivo foram submetidos à fervura e depois lacrados por alguns dias notando a presença de microorganismo. Tempo depois Spallanzani criticou sobre seu experimento dizendo que devia ferver por mais tempo mas não encontrou nenhum sinal de vida, Needham afirmou que então o oxigênio é essencial ao aparecimento de vida. -
Educação Física Escolar
Jean Jacques Rousseau (1712 - 1778) é um dos principais filósofos iluminista. Para a criação de um novo homem era necessário desenvolver os sentidos e a razão educando a criança com a natureza em sua volta, escreveu e publicou a obra “Emílio ou da Educação” que diz a importância do exercício físico e espírito.
Com isso ele é considerado o pai da educação física escolar. -
Química moderna
Antoine Lavoisier (1743 - 1794) é considerado o pai da química por publicar um livro-texto que foi considerado um marco para a fundação da disciplina. -
Idade Contemporânea
Idade Contemporânea começou em 1789, teve seu inicio com a Revolução Francesa, e ainda não tem um fim, ou seja, está na atualidade mas possui algumas transições como:
¹Máquina à vapor/motor
²Substituição da mão de obra
³Avanço tecnológico -
Period: to
Idade Contemporânea
-
Karl Marx
Karl Marx (1818 - 1883) vê a sociedade e a natureza como uma organização entre o novo e o velho, entre forças contrárias que se cooperam mas também se enfrentam. Assim como Durkheim, creditava em uma possibilidade do conhecimento levar à construção de uma sociedade mais justa.
"Os filósofos limitaram-se a interpretar o mundo de diversas maneiras; o que importa é modifica-lo" -
Teoria Marxista
Foi concebida por Karl Marx -
Émile Durkheim
Émile Durkheim (1858 - 1917) foi alguns dos país da sociologia. Ele defende a ideia que a sociedade deve ter coesão. Conceitos de suicídios: egoísta, altruísta e anômico.
Suicídio egoísta: É resultado de uma grande frustração quando não há mais razão para viver, não vê mais o sentido na vida.
Suicídio altruísta: Quando valoriza-se mais a sociedade do que a si mesmo.
Suicídio anômico: Por mudanças sociais quando se perde seus objetivos (Desconformidade). -
Determinismo
O Determinismo influenciado pelo positivismo e pelo darwinismo surgiu o determinismo geográfico de Friedrich Ratzel na Alemanha, segundo ele a natureza determina a sociedade, ou seja, a sociedade é resultado do lugar onde se está inserido.
O Determinismo foi de grande influência para os benefícios da Alemanha pois ela quem sustentou sua política expansionista. -
Experimento de Pasteur
Séc. XIX, Pasteur realizou experimentos em frascos de vidro e provou que a vida não nasce de matéria inanimada, para concluir ele quebrou o gargalo dos vidros e dias depois começou surgir vida no interior dos frascos por causa do contato com os microorganismos presentes no ar.
Esse experimento atribuiu a lei da biogênese. -
Max Weber
Max Weber (1864 - 1920) acreditou na possibilidade de que para interpretar a sociedade não dependia dos fatos sociais, mas das ações do indivíduo com suas motivações, valores e expectativas.
Ação Social - uma forma de interagir com a sociedade, ela esta dividida em 4 características: Racional: Com relação a um fim - orientada por um fim
Com relação a valores - orientada por um valor Afetiva: O sujeito age de acordo com seus sentimentos Social Tradicional: praticada por costumes ou hábitos -
Possibilismo
Contra o Determinismo, surgiu na França o possibilismo. Por seu meio de estudo ser a região, pode definir a geografia física e humana.
Para o possibilismo a sociedade tinha a capacidade de dominar a natureza modificando o espaço em si ao seu favor (necessidades humanas). -
Teoria dos conjuntos
É uma teoria matemática que busca agrupar objetos ou tópicos em uma mesma propriedade. Ela foi criado por um matemático russo: Georg Cantor (1845 - 1918) que buscava uma definição para os conjuntos. -
Arte Rupestre
Em 1902 pesquisadores aceitaram que esta era a arte na pré-história.
As manifestações artísticas mais antigas de que temos conhecimento hoje, no período da pré-história chamado de Paleolítico Superior. São chamadas de arte rupestre, palavra que faz referencia às rochas, paredes das cavernas onde se encontra grande parte desses registros. -
Crescente Fértil
Crescente Fértil se origina no Oriente Médio por 4 Grandes Civilizações: Mesopotâmia, Egito, Hebreus e Fenícios.
Crescente por que a junção das 4 regiões forma uma lua crescente e por conta do crescimento da população e da fertilização; Fértil pois vem da agricultura quando os rios transbordavam e depositavam materiais orgânicos.
Semelhanças:
¹Os povos dependiam da agricultura
²Viviam próximos a bacias hidrográficas
Diferenças:
¹Localiza-se na Ásia e África
²Politeísta, judeus e monoteísta -
Modelo atômico
Uma teoria de modelo atômico que aprofundou o modelo de Rutherford e a mais aceita atualmente. O Modelo de Bohr consiste em um núcleo carregado positivamente e cercado pela eletrosfera onde fica os elétrons, esse modelo se parece com o sistema solar, assim chamado de modelo atômico sistemático planetário. -
Primeira Guerra Mundial
Primeira Guerra Mundial (1914 - 1918)
A partilha das terras da África e Ásia gerou muitos desentendimentos principalmente entre as nações europeias, e também Inglaterra e França tinha muito território para ser explorado em sua riqueza de matéria prima. As batalhas ocorriam em trincheiras e durante a guerra houve avanços principalmente em armamentos tornando mais poderoso. -
Revolução Vermelha
A Rússia era uma monarquia absoluta e um dos países mais pobres, governada pelo Nicolau II, e seus povos viviam sobre julgo do governo, do clero e do exército. Isso levou a manifestações populares que fizeram o monarca renunciar e no fim deu início ao primeiro país socialista, a União Soviética que durou até 1991.
Em 2017 comemorou 100 anos dessa Grande Revolução Socialista. -
Escola Frankfurt
É uma escola alemã fundada em 1923 por marxistas dissidentes e agregados do Instituto para Pesquisa Social. Ela adotou um sistema que passou a ser conhecido como Teoria Crítica, na qual distingue duas formas de razão:
Razão instrumental X Razão crítica.
A Razão instrumental é quando o indivíduo adquire conhecimento para a dominação, política, científica.
A Razão crítica que questiona os porquês, as utilizações, os interesses, as consequências históricas e os resultados obtidos pela ciência. -
Big Bang
A teoria mais aceita atualmente da origem do universo, reforça a idade de que o universo originalmente muito quente e denso em algum tempo finito no passado. Desde então tem se resfriado pela expansão ao estado diluído atual e continua em expansão atualmente. -
Segunda Guerra Mundial
Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945)
Dividida em dois lados: os Aliados e o Eixo, são duas alianças militares opostas.
Aliados: Inglaterra, Estados Unidos e a União Soviética
Eixo: Alemanha, Itália e Japão As potências capitalista deixou a Alemanha fluir porque acreditavam que ela seria capaz de bloquear o avanço da revolução comunista. Aproveitando-se dessa situação fez um ataque a Polônia, logo após isso a França e a Inglaterra declararam guerra e assim teve o inicio da 2° Guerra Mundial -
Rosa de Hiroshima
Foi um marco para o fim da 2° Guerra Mundial com uma bomba atômica lançada no Japão, em Hiroshima. O Japão entrou na guerra com um ataque no Estados Unidos em 7 de dezembro de 1941, em Pearl Harbor efetuada pela Marinha Imperial Japonesa, após isso o Japão resistiu a vários avanços do norte-americano e então os Estados Unidos buscou a rendição do batalhão japonês e para isso bombardeou Hiroshima e Nagasaki. -
Criação da Timeline
Com a ajuda do professor Alexandre no núcleo articulador teve a criação da timeline As Origens.