Setembro

Setembro na História de Portugal

  • Sep 20, 1276

    Papa João XXI

    Papa João XXI
    Pedro Julião, bispo português mas também médico e matemático, é coroado papa com o nome de João XXI.
  • Sep 12, 1297

    Tratado de Alcanizes

    Tratado de Alcanizes
    O Tratado de Alcanizes define a fronteira entre Portugal e Castela, foi assinado entre os soberanos de Leão e Castela, Fernando IV (1295-1312), e de Portugal, D. Dinis (1279-1325), na povoação leonesa-castelhana de Alcanizes (em língua castelhana Alcañices). Por ele, se restabelecia a paz fixando-se os limites fronteiriços entre os dois reinos, em fins do século XIII.
  • Sep 12, 1309

    Casamento de D. Afonso IV

    Casamento de D. Afonso IV
    Casamento do infante D. Afonso, futuro rei D. Afonso IV de Portugal com Beatriz de Castela
  • Sep 5, 1494

    Tratado de Tordesilhas

    Tratado de Tordesilhas
    Ratificação do Tratado de Tordesilhas por Portugal, assim denominado por ter sido celebrado na povoação castelhana de Tordesillas, definindo a partilha do chamado Novo Mundo entre ambas as Coroas. O Tratado estabelecia a divisão das áreas de influência dos paises ibéricos, cabendo a Portugal as terras "descobertas e por descobrir" situadas antes da linha imaginária que demarcava 370 léguas (1.770 km) a oeste das ilhas de Cabo Verde, e à Espanha as terras que ficassem além dessa linha.
  • Sep 13, 1500

    Pedro Álvares Cabral chega a Calecute

    Pedro Álvares Cabral chega a Calecute
    Expedição de Cabral</a> chega a Calecute, após descobrir o Brasil. Cabral assinou o primeiro acordo comercial entre Portugal e um potentado na Índia.
  • Sep 20, 1519

    Fernão de Magalhães

    Fernão de Magalhães
    Fernão de Magalhães inicia, a partir da Espanha, aquela que seria a primeira viagem de circunavegação do mundo.
  • Filipe III de Espanha e II de Portugal

    Filipe III de Espanha e II de Portugal
    Filipe III toma posse do trono de Portugal e Espanha. Rei de Espanha e Rei de Portugal da dinastia Filipina, como Filipe II, entre 1598 e a sua morte. Chamado O Pio.
  • Tentativa de regicídio de D.José I

    Tentativa de regicídio de D.José I
    D. José I de Portugal escapa a uma tentativa de regicídio da qual resulta o Processo dos Távoras. Os Marqueses de Távora, o Duque de Aveiro e familiares próximos, acusados da sua organização, foram executados ou colocados na prisão, enquanto que a Companhia de Jesus foi declarada ilegal e os jesuítas expulsos de Portugal e das colónias.
  • Expulsão dos jesuítas

    Expulsão dos jesuítas
    Expulsão dos jesuítas dos domínios portugueses.
  • Marquês de Pombal

    Marquês de Pombal
  • Batalha do Buçaco

    Batalha do Buçaco
    Guerra Peninsular: Batalha do Buçaco onde o exército anglo-português impõe pesada derrota aos invasores franceses. A chamada Guerra Peninsular sucedeu no início do século XIX, na Península Ibérica, integrando o evento mais amplo das Guerras Napoleónicas. Envolveu Portugal, Espanha, Grã-Bretanha e França, com repercussões além da Europa, na independência da América Latina.
  • Independência do Brasil

    Independência do Brasil
    É declarada a Independência do Brasil em relação ao domínio de Portugal. O Príncipe Regente é saudado em São Paulo como o primeiro Imperador do Brasil e executa o Hino da Independência. Denomina-se Independência do Brasil ao processo que culminou com a emancipação política desse país do reino de Portugal, quando ocorreu o episódio do chamado "Grito do Ipiranga". Às margens do riacho Ipiranga (atual cidade de São Paulo), D. Pedro bradou perante a sua comitiva: "Independência ou Morte!"
  • Constituição de 1822

    Constituição de 1822
    A Constituição Política da Monarquia Portuguesa, aprovada em 23 de Setembro de 1822 é a primeira lei fundamental portuguesa, o primeiro documento constitucional da História do país, o qual marca uma tentativa de pôr fim ao absolutismo e inaugura em Portugal uma monarquia constitucional.
  • Conde de Lumiares

    Conde de Lumiares
    José da Gama Carneiro e Sousa, Conde de Lumiares, substitui António Severim de Noronha, Duque da Terceira, Marquês e Conde de Vila-Flor, como primeiro-ministro de Portugal.
  • Secretariado de Propaganda Nacional

    Secretariado de Propaganda Nacional
    Foi criado em 1933 pelo governo de Salazar, tendo-lhe sucedido em 1945 o Secretariado Nacional de Informação - SNI. Desempenhou, durante os primeiros doze anos do governo de Salazar, um papel activo na divulgação do ideário nacionalista e na padronização da cultura e das artes do Estado Novo, secundado pela actuação dos serviços de censura. Foi dirigido por António Ferro, um jormalista e escritor simpatizante das soluções autoritárias da Europa de então (sobretudo do Fascismo Mussoliniano).
  • Marcelo Caetano

    Marcelo Caetano
    Marcello José das Neves Alves Caetano (Lisboa, 17 de Agosto de 1906 — Rio de Janeiro, 26 de Outubro de 1980) foi o último Presidente do Conselho do Estado Novo. Em 1968, por motivo de doença de Salazar, o Almirante Américo Thomaz escolheu-o para subir à chefia do governo.
  • Pinheiro de Azevedo primeiro ministro de Portugal

    Pinheiro de Azevedo primeiro ministro de Portugal
    José Baptista Pinheiro de Azevedo substitui Vasco dos Santos Gonçalves no cargo de primeiro-ministro de Portugal.
  • Primeiro Governo Constitucional de Portugal

    Primeiro Governo Constitucional de Portugal
    Início do Primeiro Governo Constitucional de Portugal (1976-1978) sob chefia de Mário Soares.