Século XIX

  • Criação do fogão a gás

    Criação do fogão a gás
    No início do século XIX, o inglês George Bodley criou, a partir da idéia de cozinhar seus alimentos de uma maneira mais prática, o fogão a gás. De ferro com quatro queimadores e um pequeno forno, o fogão a gás permitia cozinhar os alimentos de uma forma mais planejada, por que o fogão a lenha não cozinhava os alimentos da mesma forma, porque em alguns lugares ele
    ficava cru e em outros queimados. O fogão a gás é indispensável no nosso dia a dia, porque é o meio mais utilizado para cozinhar.
  • Romantismo

    Romantismo
    Esse movimento artístico, político e filosófico caracterizou-se como uma visão de mundo contrária ao racionalismo, sendo mais centrada no indivíduo. Os autores românticos voltavam-se cada vez mais para si mesmos, retratando o drama humano por exemplo, se o século 18 foi marcado pela objetividade, pelo iluminismo, pela razão, o século 19 seria marcado pela subjetividade, pela emoção, pelo eu.
  • Guerra de Independência da Grécia

    Guerra de Independência da Grécia
    A guerra de Independência da Grécia (1821-1829), também conhecida como Revolução Grega, foi uma guerra promovida pelos gregos com o intuito de conquistar a Independência da Grécia contra o Império Otomano. Após o longo período de conflito e com a ajuda das Grandes potências, a independência foi finalmente garantida por meio do Tratado de Constantinopla em julho de 1832. O povo grego foi o primeiro a adquirir o estatuto de Estado soberano frente ao Império Otomano.
  • Era vitoriana

    Era vitoriana
    A Era Vitoriana no Reino Unido foi o período do reinado da rainha Vitória, em meados do século XIX, de junho de1837 a janeiro de 1901. Este foi um longo período de prosperidade e paz (Pax Britannica) para o povo britânico, com os lucros adquiridos a partir da expansão do Império Britânico no exterior, bem como o auge e consolidação da Revolução Industrial e o surgimento de novas invenções.
  • Criação da teoria da Evolução

    Criação da teoria da Evolução
    demonstra a relação de descendência entre diversas espécies da antiguidade e espécies que encontramos nos dias de hoje por exemplo, que foram se evoluindo e sofrendo adaptações diante da seleção natural.
  • Guerra Austro-prussiana

    Guerra Austro-prussiana
    A Guerra Austro-Pussiana também conhecida como Guerra das Sete Semanas ocorreu em 1866 e opôs o fortalecido reino prussiano contra o Império austríaco pela disputa dos territórios dos ducados de Schleswig e Holstein, que ambos os países haviam conquistado da Dinamarca, em 1864, durante a Guerra dos Ducados
  • Guerra Franco-prussiana

    Guerra Franco-prussiana
    A Guerra Franco-prussiana foi um conflito armado envolvendo a França contra um conjunto de estados germânicos liderados pela Prússia que se desenrolou entre 1870 e 1871. Em sua origem estava a política desenvolvida por Otto Von Bismarck, com a intenção de unificar a Alemanha. Em oposição, o imperador Napoleão III, procurava reconquistar o prestígio interna e externamente. A oposição de altas ambições políticas favoreceu o início do conflito.
  • Construção da Torre Eiffel

    Construção da Torre Eiffel
    A torre Eiffel é uma torre treliça de ferro do século XIX localizada em Paris, que se tornou um ícone mundial da França, e uma das estruturas mais reconhecidas no mundo. É o edifício mais alto de Paris e é o monumento pago mais visitado do mundo. A torre foi construída como o arco de entrada da Exposição Universal de 1887e também para representar o desenvolvimento tecnológico durante a Exposição.
  • Criação da Impressão Digital

    Criação da Impressão Digital
    Foi o francês Alphonse Bertillon que estabeleceu que certas medidas do corpo humano nunca mudam, mesmo com o crescimento, e que são únicas e diferentes em cada ser humano. Assim, a partir de assassinatos e outros crimes a impressão digital começou a ser uma grande aliada para descobrir os autores dos crimes.
  • Criação do Raio X

    Criação do Raio X
    O raio X é um tipo de radiciação eletromagnética com frequências superiores às irradiações ultravioletas. A descoberta do raio X e a primeira radiografia da história ocorreram em 1895 por Wiheelm Conrad Rontgen. O raio X foi e é de extrema importância, tendo se concentrado em suas primeiras décadas em aplicações na medicina e hoje em dia sendo também usado na indústria (aviação, controle da qualidade de materiais e paças) e em pesquisas científicas por exemplo.