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Primeiro momento. 1825 a 1840
Se manteve alguns traços clássicos na poesia, principalmente o uso de recursos ligados a forma, como a metrificação, a rima e o tom. Ela ainda apresenta traços do Neoclassicismo. No entanto graças a genialidade de Almeida Garrett e Alexandre Herculano os escritos passam a ser voltados para o gosto popular, atendendo os anseios da burguesia em ascensão. -
Camões
Poema lírico-narrativo, datado do primeiro exílio de Garrett, considerado a primeira obra romântica da literatura portuguesa, que aborda episódios da vida do poeta Luís de Camões relacionados com a composição e a publicação da epopeia Os Lusíadas. -
Segundo momento. 1840 a 1870
Essa geração é marcada como ultrarromântica pelo exagero sentimental. Ela revela uma nova maneira de ver o mundo, nela os traços do Arcadismo ficam para trás, e os poetas sentem-se ainda mais livres para extravasar sua sensibilidade, experimentando uma maneira muito peculiar de fazer a sua poesia
Principais autores:Foram destacados os ultrarromânticos Camilo Castelo Branco e Soares de Passos. -
Soares Passos
Seus poemas são fruto de uma angústia da sensação da proximidade da morte precoce mesclada ao desgosto pela situação em que se encontrava seu país. O incrível é que sabe alternar esses aspectos soturnos a momentos de extrema confiança na mudança das condições sociais. -
João de Deus
João de Deus (Campo de Flores, 1893) desdobra-se em poemas satíricos e líricos, dos quais estes encerram particular interesse. Revelam uma privilegiada sensibilidade poética voltada à fixação dos momentos mais delicados e inefáveis do idílio amoroso. -
Terceiro momento. 1860 a 1870
Esta terceira geração romântica portuguesa simboliza uma passagem da geração romântica (romanticismo) para o Realismo, ou seja ela deixa os traços exagerados da supervalorização do amor, e começa a se encontrar mais com a realidade, por isso os autores dessa fase são chamados pré-realistas. -
Camilo Castelo Branco
Amor de Perdição é um livro escrito em Portugal, no ano de 1862, por Camilo Castelo Branco. É o mais conhecido romance do autor, que é considerado por muitos o mais influente nome do romantismo português.