-
Partido Operário Social-Democrático Russo (POSDR)
Com o ambiente de pobreza e revolta e as traduções das obras de Marx para o russo, ajudaram o socialismo a penetrar no país.
Intelectuais e operários criaram vários grupos políticos com tendência socialista, esses grupos se juntaram formando o POSDR.
Esse partido foi desmantelado pela política do czar. -
Teses
Os principais líderes do POSDR deixaram a Rússia e voltaram a se organizar no exterior.
Internamente haviam divergências e elas ficaram evidentes em um congresso do POSDR.
Opbjetivo das tese de Lênin era "conquistar o poder por meio da revolução socilista" e os da tese de Martov era " Aliar-se à burguesia para chegar ao poder e evoluir para o socialismo por eio de eleições.
A maioria votaram nas teses de Lênin (Bolcheviques) e os opositores nas de Martov (mencheviques) -
Domingo sangrento
O governo entrou em uma guerra conta o Japão(1904), os efeitos causados por essa guerra foram sobre os mais pobres os baixos salários.
Em um domingo de 1905 eles foram desarmados em direção ao Palácio de Inverno, com um abaixo-assinado para o czar, porém ele mandou os soldados atirar contra a multidão à queima-roupa. Muitas pessoas morreram. -
Entrada na Primeira Guerra Mundial
A Rússia queria controlar o acesso ao Mar Mediterrâneo pelo Mar Negro então ela entrou na guerra.
Os russos lançaram contra os alemães cerca de 13 milhões de soldados, porém eles careciam de mantimento e treinamento e em pouco tempo cerca de 3 milhões de soldados form mortos.
A população também foi atingida pelo desemprego, pela inflação e pela fome. -
Processo revolucionário
O povo culpava o czar pelas derrotas e pela permanência na guerra. Então o povo se juntou e marcharam em direção ao governo, onde soldados também se juntaram.
Eles invadiram o Palácio de Inverno, derrubaram o imperador e proclamaram a república, criando um governo provisório. -
Início da revolução
Os bolcheviques invadiram os prédios públicos e no dia seguinte assumiram o poder. A bandeira comunista foi hasteada no Palácio de Inverno -
Governo de Lênin
O governo bolchevique adotou medidas de grande repercussão social:
Propôs paz aos alemãs, confiscou as terras da família real, da nobreza e da igreja e as distribuiu entre os camponeses, estatizou a economia e estabeleceu a igualdade de direitos entre homens e mulheres. -
A guerra civil
Essas mudanças foram mal recebidas pelos mencheviques, monarquia e liberais e junto com as potências capitalistas formaram o exército branco.
Os bolcheviques organizaram o exército vermelho.
Começou então uma sangrenta guerra civil que durou por 3 anos.
Durante a guerra os bolcheviques confiscaram a produção agrícola dos camponeses, adotou o comunismo de guerra e criou tribunais que condenavam sem julgamento todos considerados inimigos da revolução.
Os bolcheviques ganharam e muitos morreram. -
A NEP: Nova Política Econômica
Diante dessa situação de extrema pobreza, Lênin adotou algumas medidas capitalistas: incentivou o comércio e a formação de pequenas e médias empresas privadas, permitiu os camponeses vender o excedente de suas colheitas no mercado interno, liberou a entrada de capitais estrangeiros na Rússia sob a forma de empréstimos e investimento.
Essas medidas conseguiram fazer com que a agricultura de recuperasse, mas a indústria e o comércio continuaram em uma situação difícil. -
Formação da URSS
A flexibilidade na economia não correspondeu com uma abertura política, isso ocasionou a implantação de uma ditadura do Partido Comunista.
Eles suprimiram a liberdade de pensamento e de imprensa e obrigaram os sindicatos e os sovietes a obedecer a ordens.
Em 1922, um congresso fundo a União das Repúblicas Socialista Soviéticas (URSS).