Revolução Russa

  • A divisão do Partido: Mencheviques e Bolcheviques

    A divisão do Partido: Mencheviques e Bolcheviques
    Em 1903, divergências quanto à forma de ação levaram os membros do partido POSDR a se dividir em dois grupos básicos.
    Mecheviques - liderados por Martov, defendiam que os trabalhadores podiam conquistar o poder participando normalmente das atividades políticas.
    Bolcheviques - liderados por Lenin, defendiam que os trabalhadores somente chegariam ao poder pela luta revolucionária
  • Guerra Russo-japonesa

    Guerra Russo-japonesa
    A Guerra Russo-Japonesa foi o conflito armado que ocorreu entre o Império do Japão e o Império Russo, que estavam disputando certos territórios da Coreia e da Manchúria, no período datado de 1904 a 1905. Com esse evento o governo russo aumenta a cobrança de impostos.
  • Domingo Sangrento.

    Domingo Sangrento.
    No dia 9 de janeiro de 1905, o czar Nicolau 2º recebeu uma petição em tom desesperado: "Estamos em situação miserável, somos oprimidos, sobrecarregados com excesso de trabalho, insultados, não nos reconhecem como seres humanos, somos tratados como escravos. Para nós, chegou aquele momento terrível em que a morte é melhor do que a continuidade do sofrimento insuportável".
    Esse evento é considerado o ensaio para a Revolução de 1917, pois greves e manifestações se intensificam.
  • Situação dos trabalhadores russos

    Situação dos trabalhadores russos
    As condições de vida da maior parte dos camponeses eram péssimas. Em geral, eles habitavam moradia precária e sem ventilação. Alimentavam-se basicamente de pão preto, batata e torta de farinha de milho. Nas aldeias raramente havia escolas, e a maior parte da população era analfabeta. No plantio e na colheita eram usados instrumentos agrícolas antigos, como o arado de madeira e a foice. Na prática a população pobre sustentava a classe mais abastada.
  • Situação dos trabalhadores russos.

    Situação dos trabalhadores russos.
    Situação de miséria, as melhores terras nas mãos de grandes proprietários. Na cidade, a nascente indústria explorava os operários. O czar Nicolau II não tinha capacidade de governar.
  • Revolução de Fevereiro ou Revolução Branca

    Revolução de Fevereiro ou Revolução Branca
    A primeira fase, conhecida como Revolução de Fevereiro, ocorreu de março a novembro de 1917 e durou 1 semana.
    Tomada de poder pelos Mencheviques.
    A Rússia continua na Primeira Guerra Mundial.
  • Revolução de Outubro ou Revolução Vermelha

    Revolução de Outubro ou Revolução Vermelha
    A segunda fase, conhecida como Revolução de Outubro, teve início em novembro de 1917 e tinha como exigências a saída da guerra, o fim da carestia e a reforma agrária.
    Tomada de poder pelos Bolcheviques.
  • A guerra civil

    A guerra civil
    O novo governo pôs fim à participação da Rússia na I Guerra Mundial, através do acordo de Paz de Brest-Litovsk assinado em 3 de março de 1918. O acordo provocou novas rebeliões internas que terminariam em 1920, quando o Exército Vermelho derrotou o desorganizado e impopular Exército Branco antibolchevique.
  • Criação da Nep

    Criação da Nep
    A Guerra Civil abalou ainda mais a economia russa, impedindo a implantação do socialismo. Lênin, então, adotou a NEP (Nova Política Econômica) que apresentava medidas socialistas e capitalistas.
  • Criação da URSS

    Criação da URSS
    Foi em 1922 que se constituiu oficialmente a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Esta se formou como um grande país de dimensões continentais e reuniu Rússia, Ucrânia, Bielorrússia, Transcaucásia, Estônia, Lituânia, Letônia, Moldávia, Georgia, Armênia, Azerbaijão, Cazaquistão, Uzbequistão, Turcomenistão, Quirguizão e Tadjiquistão.
  • Governo de Stalin

    Governo de Stalin
    Na disputa pela sucessão no governo russo, após a morte de Lênin, Stálin obteve vitória e passou a controlar a União Soviética. Durante seu governo ele tomou medidas que centralizaram diversos papéis nas mãos do Estado. Com esse inchaço de atribuições do governo, os ideais socialistas foram se perdendo com o passar do tempo. Além disso, Stálin foi responsável por exercer forte repressão sobre seus inimigos políticos.