Revolução Francesa

  • Guerra dos 7 anos- França contra Inglaterra

    Guerra dos 7 anos- França contra Inglaterra
    Foi um conflito ocorrido entre a Inglaterra e França por terras na América do Norte e no continente asiático.
  • Crise econômica

    Crise econômica
    A crise econômica que se instalou na França impactou diretamente as relações sociais no país, pois a nobreza, tentando reduzir os impactos da crise em seu estilo de vida, aumentou a exploração sobre o povo, Dessa forma, os camponeses e a classe média francesa, principalmente, foram prejudicados.
  • Estados Gerais

    Estados Gerais
    Os Estados Gerais era uma reunião onde se fazia representar os três estados que compunham a sociedade francesa absolutista. Estes estados eram o clero, a nobreza e o terceiro estado formado pelo restante da população.
  • Assembleia Nacional

    Assembleia Nacional
    A Assembleia Nacional, estabelecida entre 1789 e 1792, aboliu o voto por estamento e deu condições para que novas práticas fossem fixadas ao contexto político francês. Contando com a intensa participação da burguesia e dos camponeses, a Revolução ganhava força nas ruas, campos e instituições francesas.
  • Queda da Bastilha

    Queda da Bastilha
    A Queda da Bastilha foi o estopim da Revolução Francesa. A população invadiu a prisão real, libertou os poucos presos que ali estavam, e tomou as armas para lutar contra a guarda que protegia Luís XVI(16). Foi o primeiro sinal de contestação contra os desmandos absolutistas do Antigo Regime.
  • Declaração dos direitos do Homem

    Declaração dos direitos do Homem
    A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão é um documento culminante do Iluminismo, que define os direitos individuais e coletivos dos homens como universais.
  • Fuga do Rei

    Fuga do Rei
    A chamada Fuga de Varennes foi a tentativa frustrada de evasão de Luís XVI de França e sua família, de 20 a 21 de junho de 1791. Tentou então fugir do Palácio das Tulherias para comandar do exterior a contra-revolução, porém foi reconhecido e preso em Varennes. Sua última esperança estava na Áustria, terra natal da rainha Maria Antonieta.
  • Guilhotina

    Guilhotina
    A guilhotina foi utilizada pela primeira vez na França revolucionária, no ano de 1792, durante a Revolução Francesa. O médico inventor defendia o direito dos condenados a uma morte rápida e sem dor – segundo ele, a guilhotina propiciava esse tipo de morte.
  • Guerra contra Áustria

    Guerra contra Áustria
    A França declarou guerra à Áustria a 20 de Abril de 1792 e invadiu os Países Baixos Austríacos (Bélgica) mas as suas forças foram derrotadas em Mons e Tournai. A Prússia, juntou-se à Áustria na guerra contra a França. O Piemonte entrou em seguida na guerra ao lado dos Austríacos e Prussianos.
  • Morte do Marat

    Morte do Marat
    Jean-Paul Marat, pessoal de David, tinha uma doença de pele especialmente dolorosa que o obrigava a permanecer dentro de uma banheira durante o dia enquanto trabalhava. Um dia, Charlotte Corday entrou no aposento, tendo como pretexto a entrega de uma mensagem e assassinou-o, enterrando-lhe uma faca no peito. Logo depois a mesma foi executada na Guilhotina, junto com seu plano de paz.
  • Morte da Maria Antonieta

    Morte da Maria Antonieta
    Casou-se com Luís XVI e manteve um estilo de vida extremamente luxuoso. Era uma rainha impopular, o que levou a ser aprisionada pelos revolucionários, levada a julgamento e condenada à morte por alta traição, sendo guilhotinada em 1793.
  • Terror

    Terror
    O “Terror” ou o “Período do Terror” é popularmente conhecido como o ponto de maior violência na história da Revolução Francesa, ocorrido, mais ou menos, entre 1793 e 1794, quando Robespierre e os jacobinos promoveram assassinatos, prisões e perseguições de opositores.
  • Ataque a Igreja Católica

    Ataque a Igreja Católica
    A Revolução Francesa começou inicialmente com ataques à corrupção da Igreja e à riqueza do alto clero, uma ação com a qual até mesmo muitos cristãos podiam se identificar, já que a Igreja detinha um papel dominante no contexto da França pré-revolucionária.
  • Morte do rei Luís XVI

    Morte do rei Luís XVI
    Luís XVI foi Rei da França e Navarra de 1774 até ser deposto em 1792 durante a Revolução Francesa, sendo executado no ano seguinte.
  • Grande Terror

    Grande Terror
    Considerado o último período do Terror, o Grande Terror foi quando o poder de Robespierre aumenta, as mortes na guilhotina se multiplicam. O Terror somente acabou com a morte de Robespierre.
  • Diretório

    Diretório
    A fase do Diretório dura cinco anos e se caracteriza pela ascensão da alta burguesia, os girondinos, ao poder. Recebe este nome, pois eram cinco diretores que governavam a França. Inimigos dos jacobinos, seu primeiro ato é revogar todas as medidas que eles haviam feito durante sua legislação.