-
Period: 1139 to 1185
D. Afonso Henriques - O Conquistador
Iniciou batalhas contra os mouros para alargar o reino. Cidades conquistadas: Santarém, Lisboa, Sintra, Almada, Palmela, Alcácer do Sal, Évora, Beja, Moura, etc. Em 1185 o Alentejo já pertencia ao reino.
Atividades econômicas: agricultura, criação de gado, pesca e caça. O comércio era feito por almocreves que se deslocavam por todo o reino. Feiras: para trocar produtos. Evento social e de divulgaçao cultural. Mercado municipal: dentro das vilas, além das feiras. -
Period: 1185 to 1211
D. Sancho I - O povoador
Dedicou-se ao povoamento do território. Conquistas: Castelo de Alvor, Albufeira, Silves. Avançou para o Norte e para o Sul do Tejo.
Para reforçar a defesa, mandou constroir castelos. Concedeu cartas de foral para organizar a defesa do território a través da fixação de grande população e de atividades econômicas. Permitiu a vinda de colonos estrangeiros e concedeu-lhes terras com a obrigação de as cultivarem e defenderem.
Fez doações de terras e castelos às ordens religosas e militares -
Period: 1211 to 1223
D. Afonso II - O gordo
Dedicou-se à administração do reino.
Reuniu as Cortes de Coímbra para aprovar as primeiras leis gerais para regular a justiça civil e manter a supremacia régia contra os abusos do clero e da nobreza . Participaram o clero e a nobreza.
O rei concedeu os territórios junto das zonas de fronteiras às ordens religiosas e militares para que fosse assegurada a defesa. -
Period: 1223 to 1248
D. Sancho II - O Capelo
Com o rei Afonso IX de Leão iniciou uma nova expansão de terras. Reconquistou terras em poder dos mouros.
Como era muito novo, não foi capaz de reprimir os abusos da nobreza e do clero, o que enfraqueceu a disciplina e o poder real.
Clero: presentou queixas ao Papa pela falta de punição dos nobres. Excomunhão. Interdição.
Foi substituido pelo seu irmão D. Afonso de Bolonha, que foi nomeado Defensor e Procurador do Reino.
Guerra civil entre os apoiantes do rei e os partidários de D. Afonso III. -
Period: 1248 to 1279
D. Afonso III - O Bolonhês
Se realizaram as Cortes de Leiria onde estiveram presentes o povo,clero e nobreza. Os primeiros representantes do povo foram escolhidos entre os diversos administradores dos concelhos.
D. Afonso III e Afonso X (rei de Castela), defrontaram-se para decidirem a posse do Algarve. Interveio o Papa Inocêncio IV. Conquista do Algarve.
Depois do conflito, foi negociado o casamento de D. Beatriz, filha de Afonso X com D. Afonso III
Se começa a utilizar o título de Rei de Portugal e dos Algarves. -
Period: 1279 to 1325
D. Dinis - O Lavrador
Política de fomento nacional: Criou feiras francas, promoveu o comércio com outros reinos.
Deu protecção às letras e à cultura. Assinou os documentos com o seu próprio nome. Tornou obrigatória a língua portuguesa.
1290 - Fundação da Universidade (Coímbra). Estudos Gerais.
1297 - Tratado de Alcanizes. Fixas as fronteiras definitivas. (D. Dinis e D. Fernando).
1319 - Pediu para o Papa João XXII para fundar a Ordem de Cristo (antiga Ordem dos Temprlários), que colaborou nos descobrimentos. -
Period: 1325 to 1357
D. Afonso IV - O Bravo
Publicou leis que beneficiaram o comércio, a agricultura e a Marinha para evitar a mendicidade, regular o trabalho e para fixar populações nos meios rurais. .As más condições de vida das populações provocaram fome e aparecimento de doenças. Peste Negra: grande número de mortes.
Na batalha do Salado ajudou o rei de Castela para derrotar os mouros. -
Period: 1357 to 1367
D. Pedro I - O Justiceiro
Foi um bom administrador do país.
Cortes de Elvas: serviram para atender as reclamações do povo e onde foi instituido o Beneplácito Régio que estabelece que nenhuma ordem vinda do papa poderia ter efeito legal sem o visto e a sanção do rei.
A justiça rigorosa era aplicada para todos por igual.
Casado com D. Inês de Castro, primeira rainha póstuma de Portugal. -
Period: 1367 to 1383
D. Fernando - O Formoso
Casado com Leonor Teles o que gerou efeitos negativos no governo de portugal: guerras com Castela e suas atitudes inconstantes, além do casamento.
Leis das Sesmarias: Obrigava os vadios e desempregados a trabalharem as terras em repouso.
Companhia das Náus: criada com o objetivo de desenvolver a Marinha portuguesa. Promoveu e financiou a construção de navios. Protegeu o comércio livrando de impostos as mercadorias. Tratado de aliança e amizade com Inglaterra.
Surge a burguesia.