Realismo

By _Moreno
  • Momento Pós Revolução Francesa

    Momento Pós Revolução Francesa
    O Realismo surge no momento pós Revolução Francesa e durante a Segunda Revolução Industrial. A Revolução Francesa consolida a burguesia como poder e a Revolução Industrial estabelece o proletariado, o que forma a luta de classes burguesia x proletariado. Além disso, há um grande avanço na ciência e na tecnologia, que foi de grande importância para o surgimento do Realismo.
  • Progresso Científico

    Progresso Científico
    Em meados do século XIX, vários pensadores e pesquisadores passaram a ser motivados pelo campo da ciência que vinha ganhando força pelo mundo, o que favoreceu pensares mais objetivos e racionais, deixando o caráter idealizado e subjetivo do Romantismo, de lado pelos literários. De acordo com os realistas, as teorias científicas não são apenas instrumentos, mas também são descrições do mundo ou de certos aspectos do mundo.
  • Gabinetes de Leitura e Folhetins

    Gabinetes de Leitura e Folhetins
    Na época de ascensão do realismo, a maioria da população era analfabetizada, limitando a leitura apenas as classes mais altas, como a burguesia.
    A criação dos gabinetes de leitura e a disseminação dos folhetins ampliou o público leitor no Brasil e incentivou a leitura.
  • Antero de Quental

    Antero de Quental
    Antero Tarquínio de Quental, nascido em 18 de abril de 1842, foi um escritor e poeta português do século XIX que teve um papel importante no movimento da Geração de 70, também chamada de Geração de Coimbra.
    Essa geração foi um movimento académico de Coimbra do século XIX que veio revolucionar várias dimensões da cultura portuguesa, da política à literatura, cuja renovação se manifestou com a introdução do Realismo.
  • Eça de Queiroz

     Eça de Queiroz
    Eça de Queirós, foi um escritor e diplomata português. É considerado um dos mais importantes escritores portugueses de sempre. Foi autor de romances de reconhecida importância, de "Os Maias" e "O Crime do Padre Amaro". "Os Maias" é considerado por muitos o melhor romance realista português do século XIX.
  • Teoria Positivista

    Teoria Positivista
    Essa teoria foi elaborada pelo filósofo Auguste Comte (1798-1857), que, influenciado pelo iluminismo francês, elaborou uma teoria política, social e científica que apostou em uma marcha progressiva constante da sociedade.
    Essa teoria influenciou o desenvolvimento do Realismo, pois sugeria que o progresso verdadeiro só viria a partir da ciência, tal pensamento cientificista gerou os traços do movimento Realista.
  • Madame Bovary

    Madame Bovary
    Madame Bovary é um romance de Gustave Flaubert. Chamado de "romance dos romances", Madame Bovary é considerado pioneiro dentre os romances realistas, tornando-se famoso por sua originalidade. Posteriormente, levou à cunhagem do termo "bovarismo" na psicologia, em referência às características psicológicas da protagonista.
    O livro faz críticas ao amor idealizado pelo Romantismo e trata-se de temas questionáveis como o suicídio e o adultério.
  • Realismo

    Realismo
    O Realismo foi um movimento literário e artístico que teve início em meados do século XIX, na França. Como o próprio nome sugere, essa manifestação cultural significou um olhar mais realista e objetivo sobre a existência e as relações humanas, surgindo como oposição ao romantismo e sua visão idealizada da vida.
  • Teoria Evolucionista

    Teoria Evolucionista
    A Teoria Evolucionista, proposta por Charles Darwin, ajudou na propagação do pensamento científico, o qual influenciou o Realismo.
    Esse teoria sugere que as espécies procedem umas das outras por evolução. Em virtude da seleção natural sobrevivem os indivíduos e as espécies melhor adaptados.
  • Crime e Castigo

    Crime e Castigo
    "Crime e Castigo", é uma obra escrita por Fiódor Dostoiévski, um dos maiores escritores russos, e marca a literatura realista do país. A obra foi tão marcante que é considerada um clássico até os dias atuais.
  • Middlemarch

    Middlemarch
    Middlemarch: um estudo da vida provinciana, é um romance de George Eliot, pseudônimo de Mary Anne Evans, posteriormente Marian Evans.
    O romance se passa numa cidade fictícia das Midlands, Middlemarch, no período de 1830 a 1832. Tem muitas tramas com grande número de personagens, e, apesar de suas distintas narrativas, busca um número de temas subliminares, como o status das mulheres, a natureza do casamento, o idealismo e o interesse pessoal, religião e hipocrisia, reforma política e educação.
  • Les Rougon-Macquart

    Les Rougon-Macquart
    O título genérico Les Rougon-Macquart reúne um conjunto de 20 romances escritos por Émile Zola entre 1870 e 1893.
    A obra visa em particular estudar a influência do meio no Homem e os defeitos hereditários de uma família, originária de Plassans ao longo de cinco gerações, desde a antepassada, Adélaïde Fouque (nascida em 1768), até um nascituro, fruto do caso incestuoso entre Pascal Rougon e a sobrinha Clotilde (1874).
  • Naturalismo

    Naturalismo
    O naturalismo foi um movimento artístico e cultural que se manifestou na literatura, no teatro e nas artes plásticas, e teve como principais características a objetividade, a impessoalidade e o retrato fiel da realidade, sendo bastante explorado em obras realistas.
    No Brasil, o movimento naturalista começa em 1881 com a publicação da obra "O Mulato", de Aluísio de Azevedo. Já em Portugal, o movimento surge em 1875 com o romance "O crime do padre Amaro", do escritor Eça de Queiroz.
  • O Crime do Padre Amaro

    O Crime do Padre Amaro
    O Crime do Padre Amaro é uma das obras do escritor português Eça de Queirós mais difundidas por todo o mundo. Trata-se de uma obra polêmica, que causou protestos da Igreja Católica, ao ser publicada em 1875, em Portugal.
    Esta obra é mais um documento humano e social do país e da sua época escrito com a maestria de Eça de Queirós. É também a primeira realização artística do realismo português.
  • Memórias Póstumas de Brás Cubas

    Memórias Póstumas de Brás Cubas
    Memórias Póstumas de Brás Cubas é um romance escrito por Machado de Assis, desenvolvido em princípio como folhetim, de março a dezembro de 1880, na Revista Brasileira, para, no ano seguinte, ser publicado como livro, pela então Tipografia Nacional como Memorias Posthumas de Braz Cubas.
    Na obra, o personagem principal, como sugere o título, resolve, depois de morto, contar a história da sua vida através de uma seleção dos episódios mais relevantes, desde o seu nascimento até a sua morte.
  • O Alienista

    O Alienista
    A obra gira em torno da história de Simão Bacamarte, médico psiquiatra respeitado que viajou pela Europa e pelo Brasil. Quando criou um consultório (manicômio) na cidade brasileira de Itaguaí, resolveu se casar com uma viúva: Dona Evarista. A relação não era baseada no amor, e sim na possibilidade de ter filhos.
    A obra propõe discussões acerca da sanidade e da loucura do homem na época, além de tratar com ironia o egoísmo humano.
  • A Cartomante

    A Cartomante
    O conto A cartomante, de Machado de Assis, conta a história do triângulo amoroso composto por Vilela, Rita e Camilo. Originalmente publicado no jornal Gazeta de Notícias do Rio de Janeiro em 28 de novembro de 1884, o conto acabou sendo recolhido mais tarde na coletânea do autor Várias Histórias (1896).
  • Os Comedores de Batatas

    Os Comedores de Batatas
    A obra "Os Comedores de Batatas", de Vincent Van Gogh, pertence à primeira fase da pintura do artista, desenvolvida na Holanda, sob influência do realismo do pintor Jean -François Millet.
    O quadro é de 1885 e encontra-se no Museu Van Gogh em Amsterdã.
  • Abolição da Escravidão no Brasil

    Abolição da Escravidão no Brasil
    A abolição da escravidão no Brasil, gerou a necessidade de contratação de uma nova mão-de-obra. Com isso, muitos imigrantes, que eram a maioria formada por europeus, vieram para o Brasil à procura de melhores condições de vida.
    A vinda desses imigrantes era facilitada pela motivação de tentativa de "embranquecer" a população, gerando influência do realismo europeu na literatura brasileira.
  • Os Maias

    Os Maias
    Os Maias é uma das obras mais conhecidas do escritor português Eça de Queiroz, publicado pela Livraria Lello & Irmão no Porto, em 1888. A obra ocupa-se da história de uma família ao longo de três gerações, centrando-se depois na última com a história de amor entre Carlos da Maia e Maria Eduarda.
  • Proclamação da República

    Proclamação da República
    O Realismo criou ideias positivistas que influenciou grande parte da população, como militares, burgueses e aristocratas.
    A proclamação da república aconteceu em 15 de novembro de 1889 e resultou na derrubada da monarquia e na instauração da república no Brasil. Esse acontecimento foi resultado de um longo enfraquecimento que a monarquia enfrentou no Brasil a partir da década de 1870.
  • Quincas Borba

    Quincas Borba
    Quincas Borba é um romance escrito por Machado de Assis, desenvolvido em princípio como folhetim na revista A Estação, entre os anos de 1886 e 1891 para, em 1892, ser publicado definitivamente pela Livraria Garnier.
    Conta a história de Rubião, um professor de Barbacena que herda os bens de seu amigo Quincas Borba, com a condição de cuidar do cão do falecido, que possui o mesmo nome do dono, ou seja, Quincas Borba.
  • Dom Casmurro

    Dom Casmurro
    Dom Casmurro é um romance escrito por Machado de Assis, publicado em 1899 pela Livraria Garnier.
    O livro pode ser compreendido como a autopsicanálise de Bento Santiago, que viveu uma história de amor com final trágico. Emotivamente, encontra-se mutilado, pois acredita ter sido traído pela esposa, Capitu, e pelo melhor amigo, Escobar.
  • Os Descobridores

    Os Descobridores
    Na obra "Os Descobridores", do pintor brasileiro Belmiro de Almeida, nota-se o retrato dos descobridores do Brasil, mostrados de forma não heroica, onde há dois homens repousando ao pé de uma árvore, estando trajados miseravelmente.
  • Semana de Arte Moderna

    Semana de Arte Moderna
    A Semana de Arte Moderna foi uma manifestação artístico-cultural que ocorreu no Teatro Municipal de São Paulo entre os dias 13 a 18 de fevereiro de 1922.
    O evento reuniu diversas apresentações de dança, música, recital de poesias, exposição de obras - pintura e escultura - e palestras.
    Os artistas envolvidos propunham uma nova visão de arte, a partir de uma estética inovadora inspirada nas vanguardas europeias.