Processual de história - Isabelle e Samara

  • 1 CE

    Primeira Guerra Púnica

    Primeira Guerra Púnica
    A Primeira Guerra Púnica aconteceu em 264a.C. Onde o objetivo de Roma era conquistar as regiões mediterrâneas, porém havia uma cidade de origem fenícia, chamada Cartago, ela era muito importante para o comércio na área onde estava, o que fez com que Roma se interessasse mais ainda.
    Então, Roma ataca e toma os territórios de Cartago, porém, Cartago luta com braveza, o que gera em Roma um sentimento de revanche, criando uma tensão para a Segunda Guerra Púnica.
  • 2

    Segunda Guerra Púnica

    Segunda Guerra Púnica
    Cartago resolveu então, reforçar seu exército colocando Aníbal Barca como general, isso fez com que os Romanos novamente atacassem Cartago, e Roma vence mais uma vez.
  • 3

    Terceira Guerra Púnica

    Terceira Guerra Púnica
    Como a economia de Cartago havia sido destruída com as derrotas, os cartaginenses começaram a dar início a agricultura, o que poderia desenvolver mais uma vez a grande influencia do Cartago em relação ao comércio. Então, Roma decidiu destruiu Cartago.
  • 4

    Crise da Republica (Parte 1)

    Crise da Republica (Parte 1)
    A Crise da Republica veio por meio das consequências que foram geradas com o expansionismo.
    Essas consequências começaram com a consolidação do poder romano, isso trouxe novas conquistas territoriais para Roma, com isso, mestres grego vão para a Roma por conta do seu poder, e começam a surgir a arte, o teatro e a filosofia.
    As elites conquistadas adquiriram os costumes romanos , e isso enriqueceu também os latifúndios, trazendo luxo e sofisticação.
  • 5

    Crise da Republica (parte 2)

    Crise da Republica (parte 2)
    Todo esse poder enriquecimento e aumentou o número de escravos, já que a cada conquista se conquistavam também mais escravos.
    Os escravos produziam o artesanato, eram criados domésticos, trabalhavam na mineração e na agricultura.
    Como houve um grande aumento dos escravos, os plebeus começaram a perder seus empregos e isso gerou desemprego e fome, causando o êxodo rural dos plebeus.
  • 6

    O Primeiro Triunvirato

    O Primeiro Triunvirato
    O Primeiro Trunvirato foi uma aliança política feita por três generais do exército (que tinham bastante influência falando da população), Júlio César, Pompeu e Crasso. O objetivo dessa aliança era enfraquecer a atuação dos senadores sobre a Roma, para que assim, eles pudessem ter mais poder político sobre o lugar. Esse acordo não aconteceu legalmente.
  • 7

    Guerra Civil

    Guerra Civil
    A Guerra Civil foi causada pela morte do general Casso (53 a.C.). Houve uma crise política entre os dois outros generais, Pompeu e Júlio César. Após o Senado romano apoiar e entregar a liderança para Pompeo, Júlio César foi obrigado a entregar todo o seu poder ao mesmo. Não ficando contente com tal ação, ele acabou ficando à frente da Guerra, obrigando os senadores e Pompeo a saírem da Roma e irem para Grécia, garantindo seu poder sobre a roma novamente.
  • 8

    O Segundo Triunvirato

    O Segundo Triunvirato
    O Segundo Triunvirato aconteceu após a morte de Júlio César. Nele, foi feito novamente uma aliança entre Otávio, Emílio Lépido e Marco Antônio. O principal objetivo da aliança era punir os culpados pela morte de César, Roma fi dividida em partes. Após alguns anos, a aliança foi se enfraquecendo, e os participantes do acordo passaram a disputar por um cargo solo, dividindo Roma em duas partes, uma para Otávio e outra para Antônio.
  • 9

    Otávio se torna o 1º imperador

    Otávio se torna o 1º imperador
    Otávio, que era sobrinho de Júlio César que foi assassinado, ganhou o poder após disputar com Antônio e Emílio no Segundo Triunvirato, gerando uma disputa muito aclamada. Após isso, recebeu sua coroa, sendo o primeiro imperador de Roma.
  • 10

    Pax Romana

    Pax Romana
    A Pax Romana foi estabelecida durante a transição entre o período republicano para o período imperial. A Pax Romana foi marcada por um longo período de paz e prosperidade.