Etapas da pesquisa:

  • 1 CE

    Escolha da obra literária

    Escolha da obra literária
    A obra escolhida para o experimento foi "Jogador Número 1", escrito por Ernest Cline e publicado em 2011. No livro, a maior parte da humanidade passa o seu tempo dentro do OASIS, uma realidade virtual que funciona como um MMORPG (Massively Multiplayer Online Role-Playing Game).
  • 2

    Análise da obra

    A obra foi analisada de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e trechos do livro foram escolhidos para a próxima fase da pesquisa
  • 3

    Sequência didática

    Nessa parte, o público alvo (alunos do Ensino Médio de uma escola da rede pública no Rio de Janeiro) responderam a um questionário para se ter uma visão geral sobre seus conhecimentos sobre o meio ambiente, o gênero de ficção científica e os seus hábitos de leitura.
  • 4

    Como comparar?

    Uma turma foi selecionada para participar do experimento sem ter qualquer tipo de contato com a obra escolhida durante as atividades.
  • 5

    Desenvolvimento do roteiro

    Para ambas as turmas (com a diferença que uma teria contato com a obra e a outra não):
    1. aplicação do questionário prévio
    2. Aula expositiva sobre Educação Ambiental
    3. Realização de atividade diferenciada – Simulação de um Fórum Ambiental
    4. Elaboração textual pelos alunos sobre as atividades desenvolvidas
    5. Aplicação de questionário pós atividades
  • 6

    Análise do material coletado

    Formação de categorias:
    1. Hábito de leitura
    2. Conceitos prévios dos alunos sobre Meio ambiente e problemas
    ambientais
    3. O livro escolhido e preparação para o Fórum Ambiental
    4. Fórum Ambiental: mudanças e reflexões