-
A primeira vez, observada imprensa até agora, de uma proposta de criação de uma organização da classe dos banqueiros parte do próprio Alberto Boavista.
Boavista já participava de reuniões e eventos da classe comercial como representante dos banqueiros, havendo discursado em vários desses eventos sobre a necessidade de criação do "Club dos Banqueiros“, e em todos foi aplaudido por essa explanação. O Club nunca chegou a ser feito, mas, em contraposição, surgiu a Associação Bancária do Rio de Janeiro, hoje conhecida como Aberj, sendo ela a primeira associação destinada aos bancos do país. -
Period: to
Alberto Teixeira Boavista (Primeiro Presidente e co-criador da Associação Bancária do Rio de Janeiro)
Durante seu mandato de 8 anos na Associação, Boavista se comprometeu em discursar acerca de artifícios considerados benéficos à valorização do Sistema Bancário nacional – como a defesa do uso de cheques para pagamentos gerais, por exemplo -, em promover a boa relação da Associação com o Banco do Brasil e com outras associações de classe e em defender a posição de banqueiro como um elo entre a riqueza e o trabalho.