Wm

Personalidades que marcaram o século XX

  • Egas Moniz

    Egas Moniz
    (1874 - 1939) nasceu em Avanca - Ovar. Formou-se em Medicina, foi professor universitário em Coimbra e Lisboa e exerceu cargos políticos durante a presidência de Sidónio Pais. Em 1949, foi-lhe atribuído o Prémio Nobel da Medicina. Foi considerado um pioneiro no campo da Neurologia, tendo desenvolvido uma técnica que tornava visíveis os vasos sanguíneos cerebrais nos raios X.
  • Amadeo de Souza-Cardoso

    Amadeo de Souza-Cardoso
    (1887-1918) Pintor, natural de Manhufe - Amarante, viveu grande parte da sua vida em Paris. Morreu com 30 anos. Foi um pintor inovador para a sua época e a sua arte marca o início do Modernismo no nosso país. Expôs as suas obras em Paris, Berlim, Nova Iorque, Porto e Lisboa.
  • Fernando Pessoa

    Fernando Pessoa
    (1888-1935) Nasceu em Lisboa e começou a escrever desde muito novo. Foi um dos maiores poetas portugueses.
    Usou heterónimos como Álvaro Campos, Alberto Caeiro e Ricardo Reis.
    A sua obra poética, que foi escrita em português e inglês, encontra-se reunida em 11 volumes. É dos autores portugueses mais conhecidos em todo o mundo.
  • António de Oliveira Salazar

    António de Oliveira Salazar
    (1889 - 1970) Nasceu em Vimeiro, Santa Comba Dão. Frequentou o seminário de Viseu e formou-se em Direito pela Universidade de Coimbra, onde foi professor. Em 1926, foi nomeado ministro das Finanças e em 1932 assumiu a Presidência do Conselho de Ministros, cargo que desempenhou durante 36 anos.
    Governou de uma forma autoritária. Manteve Portugal afastado da 2.ª Guerra Mundial, mas em 1961 arrastou o país para uma guerra colonial que durou 13 anos.
  • Vasco Santana

    Vasco Santana
    (1898 - 1958) Ator, atuou em mais de 200 comédias. Quando representava as salas esgotavam. O seu programa de rádio "Zequinha e Lelé" - de parceria com Irene Velez - ficou célebre. Nos filmes A Canção de Lisboa, O Pai Tirano e O Pátio das Cantigas representou papéis que ainda hoje são únicos no cinema português.
  • D. António Ferreira Gomes

    D. António Ferreira Gomes
    (1906 - 1989) Nasceu em Milhundos, Penafiel. Bispo do POrto entre 1952 e 1982, homem culto e determinado, discordou da política social do Estado Novo e em 1959 escreveu uma "carta política" a Salazar criticando o regime e denunciando a miséria dos trabalhadores rurais. Por essa razão foi forçado a viver no exílio entre 1959 e 1969.
  • Manoel de Oliveira

    Manoel de Oliveira
    Nasceu no Porto e foi o cineasta mais idoso em todo o Mundo e o mais internacional cineasta português. Morreu em 2015, com 106 anos, quando ainda realizava 1 filme por ano. A sua obra ocupa um lugar único na história do cinema português. Foi premiado e homenageado em festivais internacionais, nomeadamente no Festival Internacional do Filme de Cannes.
  • Júlio Resende

    Júlio Resende
    (1917 - 2011) Pintor, estudou no Porto e em Paris. Influenciado por Goya, a sua arte acaba por evoluir para a abstração. Entre as distinções que recebeu figuram os prémios Souza-Cardoso, em 1949, e o da Bienal de São Paulo, em 1951.
  • Amália Rodrigues

    Amália Rodrigues
    (1920 - 1999) Começou a cantar em 1939, no Retiro da Severa, em Lisboa. Fez teatro e cinema, mas foi no fado que se notabilizou. Realizou espetáculos em todas as grandes cidades europeias. Considerada a maior fadista portuguesa, foi condecorada com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant'Iago e Espada e em 1991 com a insígnia francesa de "Chevalier" da Legião de Honra.
  • José Saramago

    José Saramago
    (1922-2010) Nasceu na Azinhaga do Ribatejo. Romancista, poeta, cronista, é hoje considerado um dos escritores mais destacados da literatura portuguesa contemporânea. Algumas das suas obras estão traduzidas em mais de 20 línguas. Em 1993 foi galardoado com o Prémio Camões, o mais importante das letras portuguesas, em 1995 com o Prémio Vida Literária de APE e em 1998 com o Prémio italiano "Sacanno". No mesmo ano foi galardoado com o Prémio Nobel da Literatura pela Real Academia Sueca.
  • Mário Soares

    Mário Soares
    (1924 - 2017) Nasceu em Lisboa e formou-se em Direito na mesma cidade. Opositor ao regime de Salazar e Caetano, foi preso por motivos políticos e viveu exilado em França até 1974. Foi primeiro-ministro e desempenhou um papel fundamental na adesão de Portugal à CEE. Foi Presidente da República de 1986 a 1996 e eleito deputado europeu em 1999. É autor de várias obras de carácter político e é uma personagem com prestígio internacional.
  • Júlio Pomar

    Júlio Pomar
    Nasceu em 1926 em Lisboa. Frequentou a Escola de Artes Decorativas António Arroio e as Escolas de Belas-Artes de Lisboa e Porto, tendo participado em 1942 numa primeira mostra de grupo, em Lisboa, e realizado a primeira exposição individual em 1947, no Porto, onde apresentou desenhos.
    https://www.infopedia.pt/$julio-pomar
  • Galopim de Carvalho

    Galopim de Carvalho
    Geólogo e professor da Faculdade de Ciências de Lisboa, é conhecido pela sua luta em defesa da pista de dinossauros.
    Em 1984 reorganizou o Museu Nacional de História Natural em Lisboa, onde em 1993 dinamizou com algum êxito uma exposição de réplicas de dinossauros. Foi galardoado em 1994 com o Prémio Bordalo para a Ciência, da Casa da Imprensa. É, desde 1992, responsável pelo projeto "Fósseis de Dinossauros do Jurássico e do Cretácio Português".
  • Siza Vieira

    Siza Vieira
    Arquiteto, natural de Matosinhos, foi distinguido, em 1988, com a medalha de ouro da Fundação Alvar Aalto. Interessado na integração ambiental dos projetos, foi convidado para orientar a requalificação urbana em Veneza, Berlim, Holanda, além do Chiado lisboeta. Foi autor do Pavilhão de Portugal na Expo 98.
  • João Cutileiro

    João Cutileiro
    Escultor e ceramista, nasceu em Lisboa e vive atualmente em Lagos. É um dos mais ilustres e irreverentes escultores portugueses do século XX. A escultura de D. Sebastião em Lagos é um dos exemplos da sua obra. Mas são especialmente célebres os seus trabalhos em mármore sobre mulheres, árvores e guerreiros. No seu processo de criação recorreu à utilização de novas técnicas com o uso da serra elétrica.
  • António Damásio

    António Damásio
    Médico e cientista, vive atualmente nos Estados Unidos e trabalha na Universidade de Iowa. Tornou-se célebre no estudo que fez de um crânio com 179 anos que lhe permitiu descobrir a zona do cérebro onde são comandados os comportamentos humanos. As suas opiniões são respeitadíssimas em todo o Mundo, tendo recebido várias distinções.
  • Maria João Pires

    Maria João Pires
    Começou a tocar piano aos 4 anos e em 1970 venceu o concurso internacional Beethoven. Mas é com as interpretações de Chopin e Mozart que adquire maior notoriedade. Foi várias vezes premiada em Portugal e no estrangeiro.
  • Carlos Lopes

    Carlos Lopes
    Destacou-se no atletismo, onde venceu muitas competições de nível internacional. Conquistou a primeira medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984, na prova da maratona. Foi tricampeão mundial de atletismo, conquistou 10 vezes o título nacional e em 1985 bateu o recorde do Mundo na prova da maratona.
  • Rosa Mota

    Rosa Mota
    Destacou-se no atletismo, sendo considerada pela revista alemã Leichtatletik a melhor maratonista da História. Em 1990 sagrou-se campeã europeia da maratona e, em 1988, nos Jogos Olímpicos de Seul, conquistou a medalha de ouro na prova da maratona.