Período Regencial

  • Inicio das Revoltas Regenciais

    Inicio das Revoltas Regenciais
    As Revoltas Regenciais foram rebeliões que ocorreram no Brasil durante o Período Regencial (de 1831 a 1840)
  • Cabanagem

    Cabanagem
    Foi uma revolta popular que ocorreu na província do Grão-Pará (atual estado do Pará). Os cabanos, uma mistura de índios, negros e mestiços, se levantaram contra as elites locais e o governo imperial. A revolta resultou em grande violência e instabilidade na região, e só foi controlada com a intervenção das forças imperiais.
  • Revolta dos Malês

    Revolta dos Malês
    É conhecida por ter sido a maior revolta de escravos da história brasileira, mobilizando 600 africanos escravizados que lutaram pela sua liberdade.
  • Farroupilha

    Farroupilha
    Também conhecida como Guerra dos Farrapos, ocorreu no sul do Brasil, na província do Rio Grande do Sul. Os farroupilhas eram rebeldes que buscavam a independência da província em relação ao Império. A guerra foi marcada por conflitos prolongados e divisões internas, mas eventualmente foi encerrada com a concessão de anistia aos rebeldes.
  • Revolta Sabinada

    Revolta Sabinada
    Foi uma revolta que ocorreu na Bahia, liderada pelo médico Francisco Sabino. Os rebeldes buscavam a independência da província da Bahia e a instauração de um governo republicano. A revolta foi sufocada pelas forças imperiais e seus líderes foram presos e executados.
  • Balaiada

    Balaiada
    Foi uma revolta que ocorreu na província do Maranhão, envolvendo diversas camadas sociais, incluindo escravos, índios, mestiços e brancos. As causas da revolta eram variadas, incluindo questões sociais e econômicas. A revolta foi finalmente debelada pelo governo imperial.
  • Fim do Período Regencial

    Fim do Período Regencial
    O Período Regencial no Brasil ocorreu de 1831 a 1840, marcado pela instabilidade política e social. Durante esse período, o país enfrentou várias revoltas e conflitos, culminando na abdicação de Dom Pedro I e na maior centralização do poder nas mãos do governo imperial. O fim do Período Regencial marcou a volta de um monarca ao trono, com a coroação de Dom Pedro II como imperador do Brasil em 1840.